FPF no debate sobre a ‘zona vermelha’ na Soccerex

Institucional

Quais são os limites de um jogador? Desafio lançado no painel onde esteve o fisiologista João Brito

Quais os limites físicos de um jogador de futebol? Como se pode definir a zona vermelha? Foi à volta destas duas questões que o painel da Soccerex, que contou com a participação do fisiologista da FPF, João Brito, debateu uma das maiores preocupações provocadas por um calendário competitivo cada vez mais apertado e intenso.

João Brito referiu ser “difícil estabelecer uma métrica única” e que a “investigação tem andado à procura desse limite” sem, no entanto, ser possível defini-lo com exatidão. Neste momento, “tentamos identificar sinais de alerta”, partindo do princípio que “parece existir de facto um risco acrescido de lesão sempre que há menos de cinco dias a separar dois jogos”.

Essa é um dos grandes desafios para quem trabalha com Seleções Nacionais. João Brito sublinhou que “o foco deve estar na recuperação e preparação do jogo seguinte. Por vezes, só temos dois ou três dias de treino e depois temos dois ou três jogos. Por isso, a atenção está concentrada na recuperação”. O fisiologista da FPF salientou ainda a importância de “disponibilizar serviços de fisioterapia, que acreditamos ser uma prioridade nestes ciclos”.

Outro fator essencial no processo é a comunicação. João Brito observou: “a comunicação entre clubes e Seleções Nacionais é muito importante. No nosso caso, o nível com que interagimos com os clubes é excelente, ao ponto de ser for necessário ter 25 jogadores com 25 programas individualizados no ginásio faremos isso sem problemas”.

Na conversa com João Brito, no painel da Soccerex, estiveram David Cosgrave, diretor clínico do FC Copenhaga, Jason Black, da Statsports, e Alexander Bielefeld, da FifPro.

O Soccerex Connected 2021, evento anual que reúne diversas personalidades nacionais e internacionais para debater temas sobre a indústria do futebol, prolonga-se até sexta-feira.

Clique aqui para consultar a brochura do Soccerex Connected 2021


;

Notícias