Fernando Santos em filme contra a discriminação

Responsabilidade Social

FPF e Amnistia Internacional voltam a juntar-se para educar para os Direitos Humanos, dentro e fora das quatro linhas.

Fernando Santos é o protagonista de um filme inspirador lançado este sábado pela  Amnistia Internacional, em estreita parceria com a Federação Portuguesa de Futebol. Em pleno Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas, as duas organizações voltam a unir forças para educar para os Direitos Humanos, passando a mensagem de que o racismo, a xenofobia e a discriminação não têm lugar no futebol.

A ação começa com uma palestra do Selecionador Nacional na Cidade do Futebol, que se torna viral depois de cair em aplicações de mensagens e redes sociais. Numa rara oportunidade de ouvir as palavras que Fernando Santos transmite aos jogadores da Equipa das Quinas, percebemos que não é só a vitória que importa. Os craques, lembra o Selecionador Nacional, também devem dar o exemplo à sociedade, a partir da educação, do respeito pela liberdade, a igualdade e a inclusão.

“O que fazem no campo influencia quem joga à bola no bairro, na escola, em todo o lado. Lembrem-se que somos todos seres humanos, somos todos iguais, não interessa a cor da pele, a raça, o género ou a orientação sexual. Não entrem na onda das ofensas, não deem espaço ao racismo. A educação vem muito antes da rivalidade. Está na hora de dar o nosso melhor, sem esquecer o mais importante que podemos dar: o exemplo”, refere, no filme, Fernando Santos.

O projeto “Eu Jogo Pelos Direitos Humanos” é uma iniciativa inédita de consciencialização para os direitos humanos através do desporto, centrada numa primeira fase no futebol. Lançado em setembro de 2020 na Cidade do Futebol, o projeto junta, além da Amnistia Internacional e da FPF, a Liga Portugal, o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, várias entidades governamentais, operadoras como a Altice e a NOS, a SportTV, entre outras instituições e empresas ligadas ao futebol nacional. Fernando Santos é uma das personalidades que dá a cara à iniciativa desde o seu início, assim como jogadores da Seleção A, masculina e feminina, internacionais de futsal, feminino e masculino, árbitros e outras figuras do mundo do desporto. 

O lançamento do filme protagonizado por Fernando Santos coincide com o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas, que se comemora este sábado, 30 de janeiro. Esta data foi instituída em 1964 para alunos e toda a sociedade para valores como o respeito, a tolerância e a solidariedade.

 


;

Notícias