Seleção A Futsal

Tiago Brito: “Mostrar em campo a nossa qualidade”

Futsal - Seleção A

O ala da Equipa das Quinas defende que é preciso mostrar sempre no terreno do jogo o porquê de se ser favorito.

A Seleção Nacional de futsal cumpriu, esta quarta-feira, o seu quinto treino no âmbito da preparação para o arranque da qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.

A Equipa das Quinas concentrou-se no domingo e depois de dois treinos no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo e outros dois em Mafra, treinou novamente no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra, o palco dos jogos de qualificação em solo luso.

FOTOGALERIA

O primeiro jogo é diante da Polónia e Tiago Brito, em declarações ao fpf.pt, não quer desviar o foco desse jogo.

“Temos estado a treinar bem. Estamos a preparar-nos ainda mais. O foco está agora no jogo de sexta-feira e no nosso principal objetivo que é conseguir a vitória no arranque desta qualificação e neste regresso aos jogos da Seleção, que tanto ansiávamos. Só depois deste jogo, pensaremos no próximo encontro. Neste momento o foco está todo em conquistar os primeiros três pontos na sexta-feira.”

Depois de um último jogo pela Seleção, a 3 de fevereiro de 2020, diante de Itália, na qualificação para o Campeonato do Mundo, o ala que conta com 79 internacionalizações não esconde que existe alguma ansiedade no grupo por este regresso.

“Estamos quase um ano sem jogar na Seleção e é sempre bom podermos voltar a jogar em representação do nosso país. Para nós é sempre melhor ter jogos, do que apenas estágios. Os estágios são muito importantes, como é óbvio, mas o que gostamos mais é de jogar. É isso que nós queremos e estamos preparados para a competição. Apesar desse último jogo já estar longe, os estágios têm sido importantes para estarmos juntos. Estamos habituados a jogar juntos em estágios anteriores e por isso não vai ser uma novidade e julgo que estamos muito bem preparados para estes jogos. É verdade que já existe um pouco de ansiedade, mas a e experiência diz-nos que ela desaparece ao fim de uns minutos em campo - quando a bola começa a rolar e com o decorrer do jogo.”



Tiago Brito vê com bons olhos a alteração dos moldes competitivos, com jogos em casa e fora, quando anteriormente as qualificações do futsal eram efetuadas de uma forma concentrada em apenas três jogos para cada seleção,  num único país.

“Estou de acordo com essa alteração e parece-me justo que todas as seleções tenham a oportunidade de jogar em casa, ao contrário do que acontecia numa concentração concentrada, num só local. Considero esta alteração um avanço para a competição e para a modalidade. Acho positivo e saudável, pois estamos a profissionalizar mais a nossa modalidade. Vejo com bons olhos esta alteração.”



Em relação às vantagens ou desvantagens que as seleções ditas mais fortes podem ter, Tiago Brito garante que cabe a cada uma das seleções, mostrarem dentro de campo essa força.

“Se existe uma Seleção teoricamente mais forte, vai ter sempre de o provar em campo – seja em casa ou fora. Esse favoritismo teórico tem de ser depois comprovado. Vamos ter de provar em campo o porquê de sermos considerados favoritos. Se o não o provarmos de nada serve dizer-se que somos favoritos. Julgo que é bom para nós podermos ser considerados favoritos como campeões da Europa, porque gostamos dessa pressão positiva de ter de mostrar, em campo, a nossa qualidade.”

A Equipa das Quinas joga diante da Polónia no dia 29 de janeiro, pelas 20h15, no Pavilhão do Parque Desportivo de Mafra e tem nova partida diante dos polacos agendada para o dia 3 de fevereiro, pelas 15h00 (16h00 locais), em Lodz, na Atlas Arena.

Jogo pode ser acompahado no Canal 11
O Canal 11 irá transmtir em direto a partida de arranque da qualificação lusa rumo ao Euro-2022.

Eis a lista atualizada de convocados:
Guarda-redes: Edu (Vina Albali Valdepeñas) e Vítor Hugo (SC Braga/AAUM);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona) e João Matos (Sporting CP);

Alas: Miguel Ângelo (SC Braga/AAUM), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Pedro Cary (Leões Porto Salvo), Ricardinho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve) e Tiago Brito (SL Benfica);

Universais: Afonso (SL Benfica), Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SL Benfica);

Pivô: Cardinal (Sporting CP).

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui mais informações sobre os convocados, o programa geral e outras informações.

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022., juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso inicia e termina a qualificação em casa, jogando as suas três partidas no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra. Depois de dois encontros diante dos polacos, seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 9 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.


;
;
27 de Janeiro 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF