Euro-2023: adversários do apuramento conhecidos

Seleção Sub-21

Grécia, Islândia, Bielorrússia, Chipre e Liechtenstein são as equipas que os sub-21 vão enfrentar no grupo D. Reação de Rui Jorge em áudio.

O sorteio da fase de qualificação para o Campeonato da Europa sub-21 Geórgia/Roménia 2023 realizou-se esta quinta-feira na sede da UEFA, em Nyon (Suíça). 

Portugal, que estava incluído no Pote 1 (cabeça de série), integra o grupo D, juntamente com as seleções da Grécia, da Islândia, da Bielorrússia, do Chipre e do Liechtenstein.

Apuram-se diretamente para a fase final os vencedores de todos os grupos e o melhor segundo classificado entre todos, sendo que os restantes segundos se vão defrontar num play-off para decidir as equipas que ocupam as últimas vagas no torneio. 

Foram constituídos 9 agrupamentos no total, 8 com 6 seleções e 1 com 5.

Tendo em conta que as seleções anfitriãs estão automaticamente qualificadas, apenas 14 entre as 53 equipas participantes vão ter a oportunidade de estar entre a elite europeia sub-21. 

Esta fase de qualificação vai jogar-se entre março de 2021 e junho de 2022.

Reação do Selecionador Nacional sub-21, Rui Jorge, em discurso direto:

"Não adianta muito falar das seleções sem as conhecer. É verdade que a tradição que as equipas têm no futebol está normalmente associada à qualidade dos jogadores que as compõem, mas essa não é uma verdade absoluta. Nem sempre funciona dessa maneira. Há gerações em países de menor dimensão futebolística que, por vezes, são agradáveis surpresas. Também acontece que seleções com maior tradição não tenham gerações tão fortes. Vamos observá-los e tentar preparar-nos o melhor possível. Agora é o mais importante."

"Numa fase de qualificação como esta a equipa tem de ser regular 'por cima'. Temos margem para errar de uma forma mínima, atendendo ao número de jogos que existe. Convém estar sempre muito atento a qualquer uma das equipas. Claro que temos o Liechtenstein, uma equipa que não está ao nível das outras, mas os outros jogos poderão ser sempre complicados se nós não estivermos ao nosso melhor nível."

"Haver jogadores que podem fazer esta qualificação e já participaram na anterior é muito importante para a equipa. Convocamo-los precisamente com esse intuito, para terem alguma vivência do escalão e das dificuldades que acarreta. Isso é relevante quando estamos a iniciar um novo apuramento."

 

Eis a constituição de todos os grupos:

GRUPO A
Croácia
Áustria
Noruega
Finlândia
Azerbaijão
Estónia

GRUPO B
Alemanha
Polónia
Israel
Hungria
Letónia
San marino

GRUPO C
Espanha
Rússia
Eslováquia
Irlanda do Norte
Lituânia
Malta

GRUPO D
PORTUGAL
Grécia
Islândia
Bielorrússia
Chipre
Liechtenstein

GRUPO E
Países Baixos
Suíça
Bulgária
País de Gales
República da Moldávia
Gibraltar

GRUPO F
Itália
Suécia
República da Irlanda
Bósnia e Herzegovina
Montengro
Luxemburgo

GRUPO G
Inglaterra
República Checa
Eslovénia
Albânia
Kosovo
Andorra

GRUPO H
França
Sérvia
Ucrânia
Macedónia do Norte
Ilhas Faroé
Arménia

GRUPO I
Dinamarca
Bélgica
Turquia
Escócia
Cazaquistão


;
;
27 de Janeiro 2021
Foto

UEFA

Notícias