Dia Internacional dos Direitos Humanos

FPF

Esta quinta-feira assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Motivo para revisitarmos o que a FPF tem feito para os fazer cumprir.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro, desde 1948, altura em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração foi assinada por 58 países e teve como objetivo promover a paz e preservar a humanidade após a 2ª Guerra Mundial, que vitimou cerca de 85 milhões de pessoas.

Em 2020, o tema escolhido pelas Nações Unidas para assinalar esta efeméride é "Recover Better - Stand Up for Human Rights" [em português: "Recupera melhor  - Luta pelos direitos humanos"]. É um tema diretamente ligado à pandemia de COVID-19 e à necessidade de reafirmarmos a importância dos direitos humanos na reconstrução do mundo que queremos.

É necessário que se criem, em Portugal e em todo o mundo, oportunidades iguais para todos, que se combatam as desigualdades, a exclusão e a discriminação existentes nas sociedades e agravadas pela pandemia. 

A Federação Portuguesa de Futebol, no cumprimento total das suas responsabilidades sociais, tem trabalhado na defesa dos Direitos Humanos, dentro e fora do futebol. E durante a pandemia, esteve particularmente ativa no combate às desigualdades e na promoção de várias iniciativas que encorajam a solidariedade e um desenvolvimento mais sustentável da comunidade.

Recorde algumas iniciativas FPF:

1. Parceria com a Amnistia Internacional no projeto 'Eu Jogo pelos Direitos Humanos'

O objetivo desta iniciativa, que envolve igualmente a Liga Portugal, entidades governamentais, a Altice, a NOS, várias instituições e associações de classe ligadas ao futebol, é sensibilizar e educar para os Direitos Humanos através do desporto. E prevê uma intervenção firme sobre os fenómenos de violência nos recintos desportivos e o combate a todas as manifestações de racismo, xenofobia e intolerância.

A dar a cara por este projeto estão os Selecionadores Nacionais Fernando Santos e Francisco Neto, bem como internacionais das seleções masculinas e femininas de futebol e jogadores da Liga NOS e LigaPro. A lista completa inclui, também, internacionais de futsal, feminino e masculino, os árbitros Vanessa Gomes e Artur Soares Dias e outras personalidades do mundo do futebol.

A federação dispõe-se, entre outras ações de consciencialização para os Direitos Humanos, a formar equipa com a Amnistia Internacional na Portugal Football School, para aí desenvolver formação específica em Direitos Humanos para jogadores, adeptos, dirigentes, treinadores, árbitros, jornalistas e outros membros do futebol e sociedade interessados. A primeira ação de formação está agendada para esta sexta-feira, 11 de dezembro.

2. Movimento #DeixaJogar

Com o claro propósito de fomentar o fair-play, quer dentro das quatro linhas, quer fora delas, a FPF lançou o movimento #DeixaJogar na Gala Quinas de Ouro 2019. O principal objetivo é combater os episódios de mau comportamento nas bancadas e consciencializar os encarregados de educação e público em geral para os efeitos nocivos dos mesmos e, ao mesmo tempo, promover as boas práticas e os bons exemplos de fairplay.

O movimento é acompanhado por um filme que tem como pano de fundo uma experiência social, em que se pediu aos pais que lessem em voz alta aquilo que mais marcou os seus filhos na última época e a surpresa desagradável dos mesmos face àquilo que estava retido na memória dos pequenos atletas.

3. Prémio Futebol para Todos

Este prémio criada em 2018 pela área de Responsabilidade Social da FPFl, no âmbito do programa da UEFA HatTrick FSR, tem como objetivo apoiar projetos que considerem a prática do futebol o veículo promotor para o combate à discriminação e à promoção da integração social de crianças, jovens, adultos e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência. Na edição de 2020, foram premiadas três instituições com projetos de futebol inclusivo.

4. Várias campanhas solidárias

Participação em várias campanhas solidárias, com o objetivo de ajudar as famílias mais carenciadas e afetadas pela pandemia de COVID-19 e também os profissionais de saúde e as IPSS. Exemplos: a Campanha Emergência Alimentar, a campanha Unidos por Portugal, o movimento Energia do Natal, a campanha Nunca Desistir e, ainda a decorrer, a campanha Todos por Todos.

5. Máscaras sociais

A FPF transformou cachecóis da Seleção Nacional em máscaras sociais, disponíveis na FPF Portugal Store. As receitas angariadas com a venda destas máscaras ajudam na luta contra as desigualdades sociais, pois revertem para a Rede de Emergência do Banco Alimentar contra a Fome

6. Internacionais portugueses dão a cara pelo daltonismo

A FPF associou-se ao projeto europeu #TACBIS, que promove a inclusão de pessoas com daltonismo no futebol. Os internacionais portugueses Bruno Fernandes e Jéssica Silva são os embaixadores desta iniciativa.

8 Futsal Solidário

A FPF entregou a receita de bilheteira conseguida durante a Taça da Liga de futsal Placard 2020 a duas instituições de Matosinhos: a AAJUDE - Associação de Apoio à Juventude Deficiente e a Associação Rumo à Vida.

ENCONTRE AQUI A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

 


;

Notícias