Portugal defronta Inglaterra, Croácia e Suíça no Europeu sub-21

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas integra o grupo D da competição que vai ter lugar na Hungria e na Eslovénia.

A Seleção Nacional sub-21 vai enfrentar as congéneres da Inglaterra, Croácia e Suíça na fase de grupos do Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021.

Portugal, que estava incluído no pote 2 do sorteio realizado esta quinta-feira na sede da UEFA, em Nyon, foi uma das equipas a “cair” no grupo D da competição que vai ter lugar entre os próximos dias 24 e 31 de março.

Passam à próxima fase os dois primeiros classificados dos quatro agrupamentos constituídos, sendo que as eliminatórias serão realizadas posteriormente, entre os dias 31 de maio e 6 de junho.

Clique aqui para consultar o resultado completo do sorteio.

Os adversários de Portugal no grupo D

INGLATERRA

A formação inglesa chega à Eslovénia e à Hungria depois de terminar a fase de qualificação como líder destacada do grupo 3. Os 10 pontos de avanço sobre a Áustria (28-18) traduzem o domínio britânico, que se torna ainda mais evidente também nos números: 9 triunfos e apenas 1 empate, em Andorra (3-3). A equipa liderada por Aidy Boothroyd foi o 3.º melhor ataque do apuramento, com 34 golos (apenas superada pelos 46 dos Países Baixos e pelos 37 da Croácia).

No histórico em Campeonatos da Europa sub-21, a Inglaterra conta com duas vitórias (1982 e 1984).

Em 20 jogos entre a Equipa das Quinas sub-21 e os "Three Lions", o equiíbrio é claro: 9 vitórias para a Inglaterra, 7 para Portugal, com 4 empates pelo meio.

FICHAS DE JOGO DO HISTÓRICO COM A INGLATERRA

CROÁCIA

A equipa balcânica carimbou o passaporte para o Europeu sub-21 com uma participação meritória no grupo 4, terminando no segundo posto e a apenas um ponto da líder República Checa (20-21). Quando se recorre aos números para analisar o apuramento da equipa comandada por Igor Bišćan, é impossível não olhar para os 37 golos apontados em 10 partidas, nada menos que o segundo melhor ataque da fase de qualificação (melhor só o dos Países Baixos, com 46). A somar a isso, os 7 golos sofridos conferem-lhe o estatuto de melhor defesa entre os segundos classificados de todos os grupos - só a Roménia conseguiu igual registo. Os croatas conseguiram 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Nas 3 participações em Campeonatos da Europa sub-21, foram sempre eliminados na fase de grupos (2000, 2004 e 2019).

Em 3 jogos entre as seleções sub-21 da Croácia e de Portugal, balanço é favorável à Equipa das Quinas: 2 vitórias e 1 derrota.

FICHAS DE JOGO DO HISTÓRICO COM A CROÁCIA

SUÍÇA

O único segundo classificado com os mesmos pontos conseguidos por Portugal (27) obteve números muito interessantes no grupo 2 da fase de qualifcação: 9 vitórias e apenas 1 derrota, precisamente em solo gaulês (1-3). Orientados por Mauro Lustrinelli, os helvéticos deram luta até ao fim pelo primeiro posto e só não o conseguiram apenas pelo critério da diferença de golos (22-18).

No histórico em Campeonatos da Europa, o melhor resultado conseguido pela Suíça foi um 2.º lugar em 2011.

Em 15 jogos entre os sub-21 portugueses e suíços, há clara vantagem para a Equipa das Quinas: 10 vitórias, contra apenas 2 triunfos dos helvéticos e 3 empates.

FICHAS DE JOGO DO HISTÓRICO COM A SUÍÇA


;
;
10 de Dezembro 2020
Foto

UEFA

Notícias