Projeto Europeu IFlipp avança

Responsabilidade Social

FPF acolhe reunião da FARE Network para refletir sobre a participação de mulheres e minorias étnicas em posições de liderança no futebol.

A Federação Portuguesa de Futebol acolheu, esta sexta-feira, uma 'mesa redonda' online da FARE Network, para refletir sobre a representatividade de mulheres e minorias étnicas em posições de liderança no futebol.

Esta reunião surge no âmbito do projeto europeu iFlipp, financiado pelo programa ERASMUS+, da União Europeia, e que conta com a participação da FPF. O objetivo foi juntar vozes de várias áreas do futebol nacional - clubes, Sindicato de Jogadores Profissionais, FPF, Comité Olímpico de Portugal, associações, entre outras organizações -, numa discussão importante sobre o papel que o futebol pode desempenhar (ou está a desempenhar, em alguns casos) no apoio ao desenvolvimento social e à capacitação pessoal de mulheres e minorias étnicas.  

Com a duração de três anos, e coordenado pela FARE Network, o projeto iFlipp tem entre os seus parceiros, além da FPF, a Universidade Erasmus de Roterdão, a Federação de Futebol de Malta, e as ONGs DiscoverFootball, Integrated Dreams, e EUSA.

Estão previstas mais ações de desenvolvimento da iniciativa, tais como a criação de um Curso Online (MOOC), de uma plataforma online para a comunidade, da produção de um manifesto com recomendações de políticas e ações, e ainda a realização de mais reuniões, workshops e conferências, até que o propósito maior do projeto seja atingido: apoiar práticas inclusivas de liderança, e promover a igualdade de oportunidades e boa governança no futebol.

Mais sobre a FARE

A FARE Network é uma organização britânica, parceira da UEFA e da FIFA, com o compromisso de combater todas as formas de discriminação, incluindo o racismo, o nacionalismo de extrema-direita, o sexismo, a trans e a homofobia e a discriminação contra pessoas com deficiência e imigrantes.


;
;
4 de Dezembro 2020
Foto

D.R.

Notícias