Seleção A Feminina

Joana Marchão: "Queremos ser fiéis à nossa identidade"

Futebol Fem. - Seleção A

Lateral dá a receita para jogo de terça-feira com a Albânia.

A Seleção Nacional Feminina A prossegue a preparação para o jogo com a Albânia, de qualificação para o Campeonato da Europa Inglaterra 2022. Na tarde deste domingo, a Equipa das Quinas realizou mais um treino na Cidade do Futebol, no qual participaram todas as jogadoras convocadas por Francisco Neto.

Durante a manhã, Joana Marchão partilhou com o Canal 11 a sua visão da vitória sobre a Escócia (1-0), na qual foi titular. "Este jogo foi mais coração que outra coisa. O cansaço era muito e já nos pesava tudo, mas agarrámo-nos umas às outras e contámos com a ajuda do 'mister. Isso levou-nos a cumprir o nosso objetivo", descreveu.

Para a lateral do Sporting, "foi importante conquistar os três pontos", porque Portugal passou a ter a mesma pontuação que a líder Finlândia. Mais do que isso, salientou, "foi gratificante fazer história". "Nunca tínhamos ganho a uma equipa do Pote 1", explicou a internacional portuguesa, lembrando que a Escócia é 21.ª na hierarquia mundial de seleções femininas e disputou o último Campeonato do Mundo, para o qual Portugal não se qualificou.

A meta da armada lusa no apuramento para o Euro2022 está bem traçada e passa por vencer a Albânia, terça-feira (17h45), no Estádio do Restelo. "Não podemos menosprezar a Albânia. É uma seleção boa, sentimos dificuldades no jogo em casa delas, onde vencemos pela margem mínima. O facto de estarem numa posição abaixo no ranking (75.º) não conta para nada. O jogo que fizemos na sexta-feira foi a prova disso", alertou, defendendo que Portugal "tem de esquecer a Escócia e pensar só na Albânia". "Temos que nos focar completamente neste jogo e queremos ser fieís à nossa identidade competitiva. Vamos para jogar à Portugal e ganhar outra vez", reforçou.

Feliz por ter somado no último jogo a sua nona internacionalização pela Seleção A, Joana Marchão contou que tem "o sonho de chegar a uma fase final de um Europeu e até de um Mundial".  "Vou continuar a trabalhar para justificar a confiança que o professor [Francisco Neto] tem depositado em mim. Promessas? Só prometo sentido de compromisso a cem por cento. Vou dar sempre tudo o que tenho para fazer felizes as pessoas à minha volta e a mim própria", afirmou.

Francisco Neto antevê Portugal-Albânia esta segunda-feira

A Seleção Nacional treina segunda-feira na Cidade do Futebol, a partir das 10h45, abdicando do habitual treino de adaptação ao palco do jogo, que será o mesmo do encontro com a Escócia: o Estádio do Restelo. O Selecionador Francisco Neto fará a antevisão do jogo depois dos preparos, que serão abertos aos órgãos de comunicação social nos primeiros 15 minutos.

Árbitra checa

A checa Olga Zadinová foi a árbitra escolhida pela UEFA para dirigir o sexto jogo de Portugal na qualificação para o Europeu de 2022. Será auxiliada pelas compatriotas Lucie Ratajová e Nikol Šafránková. Da República Checa vem também Jana Adámková, que desempenhará funções de quarto árbitro.

CONFIRA AQUI O HISTÓRICO ENTRE PORTUGAL E ALBÂNIA

Programa de atividades da Seleção Nacional:

29.11.2020 | domingo
17h30
 Treino na CdF

30.11.2020 | segunda-feira
10h45 
Treino oficial na CdF

01.12.2020 | terça-feira
17h45 
Jogo Portugal x Albânia (Estádio do Restelo)

**Programa sujeito a alterações, pelo que deverá ser consultado diariamente em fpf.pt.

Nestas partidas, as jogadoras da Seleção Nacional vestirão uma vez mais os novos equipamentos oficiais, disponíveis na Loja Oficial da Seleção


;
;
29 de Novembro 2020
Foto

FPF/André Sanano