Investigadores da PFS participam em estudo sobre futsal

Portugal Football School

Analisados os períodos de aquecimento de seis finalistas da Taça de Portugal 2018/2019.

Foi publicado esta quinta-feira no jornal científico "Frontiers in Psychology" um artigo assinado por cinco cientistas portugueses, três deles com filiação na Portugal Football School, resultante da análise dos exercícios de aquecimento de seis das oito equipas finalistas da Taça de Portugal de futsal da época 2018/2019.  

No artigo, entre outras pistas de estudo futuro, os autores concluem, por exemplo, que o tempo médio de aquecimento nas equipas analisadas foi superior ao que investigações anteriores provaram ser o mais eficaz para uma boa prestação no jogo subsequente. É aconselhado, igualmente, que os treinadores garantam que os exercícios de maior intensidade sejam realizados na parte final do aquecimento, com aumento progressivo das cargas, a bem de uma melhor preparação para a competição.

Bruno Travassos, Bruno Gonçalves e João Brito são os referidos investigadores da Portugal Football School (PFS), que funciona desde 2017 sob a égide da Unidade de Investigação e Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol e se dedica à formação, à investigação e à transmissão de conhecimento na área do futebol e do desporto em geral. Os outros autores do estudo são Nuno Silva e Eduardo Abade, numa colaboração da PFS com o CIDESD-ISMAI, a Universidade da Beira Interior e a Universidade de Évora.

LEIA O ARTIGO

CLIQUE AQUI para consultar a oferta formativa da Portugal Football School


;
;
26 de Novembro 2020
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias