Seleção A Feminina

Francisco Neto: "Jogo importante mas não decisivo"

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional projeta o encontro de sexta-feira frente à Escócia, a contar para a qualificação do Euro2022.

Francisco Neto recusa-se a colocar o rótulo de decisivo no encontro desta sexta-feira com a Escócia, de quailficação para o Europeu, mas considera que a partida é "extremamente importante" para as contas de Portugal no Grupo E.

“É um jogo extremamente importante, não é decisivo. Aconteça o que acontecer na sexta-feira, o apuramento não fica fechado. Sabemos que, ultrapassando a Escócia neste jogo, damos um passo importante. Estamos a meio da nossa qualificação e temos de conquistar todos os pontos possíveis para, em fevereiro, podermos festejar”, afirmou o Selecionador Nacional.

A comitiva portuguesa, que realizou esta quinta-feira um treino de adaptação ao Estádio do Restelo, palco do jogo com a Escócia, nesta sexta-feira (19h00), e com a Albânia, na próxima terça-feira, 1 de dzeembro (17h45), lembrou que a armada lusa está a preparar “dois jogos completamente diferentes”, um mais equilibrado e outro diante de uma adversária que “vai baixar muito as linhas, estar mais compacta e à espera do erro”.

FOTOGALERIA

“Acima de tudo, não pode faltar a nossa identidade. Vamos tentar, nos dois jogos, ser aquilo que temos sido contra equipas de topo na Europa. Conseguir impor o nosso jogo, ser Portugal, com as jogadoras altamente concentradas", defendeu Francisco Neto.

Sobre o facto de Portugal ter vencido a Escócia (2-1) na fase de grupos do Europeu de 2017, o técnico faz notar que o adversário “mudou a liderança, alterou jogadoras e promoveu algumas modificações”, com “grandes valores individuais” a emigrarem para “clubes altamente profissionais”, como os ingleses do Manchester United, Manchester City ou Chelsea, o que contribuiu para o crescimento da equipa.

“Depois do Euro da Holanda, a Escócia conseguiu apurar-se para o Mundial e teve a oportunidade de evoluir com essa experiência. Nós não conseguimos ir ao Mundial, mas também ganhámos maturidade. Nos últimos tempos, temos colocado as nossas jogadoras a jogarem contra as melhores do mundo, para estarem mais preparadas e disponíveis para estes jogos de grande importância nas qualificações", analisou. Em suma, Francisco Neto espera ver no Restelo "duas equipas mais experientes e com outro tipo de vivências, que em 2017 não tinham”.

Com algumas alterações na convocatória, promovendo a primeira chamada de Catarina Amado e os regressos de Vanessa Marques e Carolina Mendes, para além das alterações forçadas que colocaram Francisca Nazareth e Francisca Cardoso entre as eleitas, Francisco Neto contou que pediu às atletas “empenho máximo, concentração e disponibilidade para ajudar”.

Nos últimos dois jogos de qualificação, frente ao Chipre (3-0 fora e 1-0 em casa), a Seleção Nacional revelou alguns problemas na finalização, algo que Francisco Neto admitiu ser “uma preocupação”, mas lembrou que “o jogo é sempre visto como um todo”.

“É preciso criar oportunidades para lá chegar. É preciso estar equilibrado para não sofrer. É preciso estar concentrado e muito bem organizado para contrariar os ataques da Escócia. Temos sempre pouco tempo de trabalho em espaço de seleção e procuramos tocar em todos os aspetos do jogo”, realçou.

No grupo 3 da qualificação, Portugal ocupa o segundo lugar, com 10 pontos, menos três do que a líder Finlândia, que tem mais um jogo disputado, e mais um que a Escócia, que é terceira, com nove pontos. A Albânia ocupa o quarto lugar (três pontos) e o Chipre, sem qualquer ponto, está no quinto. Na hierarquia mundial de seleções, a Escócia está num posição mais favorável, ocupando a 21.ª posição, enquanto Portugal está na 32.ª.

Apuram-se para a fase final, em Inglaterra, os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um ‘play-off’, em data a definir.

Minuto de silêncio no Portugal-Escócia

A UEFA decretou um minuto de silêncio nos jogos de qualificação para o Europeu feminino que se realizam esta semana, incluindo o encontro entre Portugal e Escócia, marcado para sexta-feira, às 19h00, no Estádio do Restelo. O objetivo é homenagear Diego Armando Maradona, que faleceu esta quarta-feira, aos 60 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.

Árbitra croata

A croata Ivana Martinčić vai dirigir o encontro entre portuguesas e escocesas, com a ajuda das compatriotas Sanja Rodjak-Karšić e Maja Petravić. Da Bélgica, vem Lois Otte, que desempenhará funções de quarto árbitro.

12.º encontro com escocesas

A Escócia (a seleção menos cotada do pote 1 de cabeças de série do sorteio do Europeu), e 21.ª no ranking FIFA de seleções, vai defrontar Portugal pela 12.ª vez. O último confronto entre as duas equipas aconteceu no Europeu de 2017, realizado na Holanda, para o qual as duas seleções se qualificaram pela primeira vez.

No dia 23 de julho de 2017, em Roterdão, na fase de grupos do Campeonato da Europa, a formação comandada por Francisco Neto conseguiu vencer as escocesas por 2-1, com golos de Carolina Mendes e Ana Leite, no único triunfo luso na competição, em três partidas.

Para trás, ficou um registo favorável às britânicas. Antes do Europeu, Portugal tinha somado apenas duas vitórias em dez jogos frente à Escócia. Uma em 1994, quando as portuguesas golearam no Barreiro, por 8-2, num jogo em que Carla Couto ‘bisou’; e outra na qualificação para o Europeu de 1995 (2-1), no Forthbank Stadium, em Stirling.

Depois, portuguesas e escocesas empataram em três jogos, em 2001, 2007 e 2014, na qualificação para o Mundial de 2015, em Viana do Castelo, com Dolores Silva a fazer o 1-1, aos 89 minutos, de grande penalidade. 

Os confrontos entre os dois conjuntos contabilizam ainda cinco vitórias para a Escócia, duas vezes em 2002, em 2003, 2004 e 2008, uma dos quais também com pesada diferença no marcador, um 8-1 sobre as lusas, em Nelas.

CONFIRA AQUI O HISTÓRICO ENTRE PORTUGAL E ESCÓCIA

Programa de atividades da Seleção Nacional**:

27.11.2020 | sexta-feira
19h00 Jogo Portugal x Escócia (Estádio do Restelo)

28.11.2020 | sábado
17h30 Treino na CdF

29.11.2020 | domingo
17h30 Treino na CdF

30.11.2020 | segunda-feira
10h45 Treino oficial na CdF

01.12.2020 | terça-feira
17h45 Jogo Portugal x Albânia (Estádio do Restelo)

**Programa sujeito a alterações, pelo que deverá ser consultado diariamente em fpf.pt.

Nestas partidas, as jogadoras da Seleção Nacional vestirão uma vez mais os novos equipamentos oficiais, disponíveis na Loja Oficial da Seleção

 


;

Notícias