Seleção Sub-21

Demonstração de classe a fechar apuramento

Seleção Sub-21

Sub-21 bateram a congénere dos Países Baixos por 2-1. VÍDEO

FOTOGALERIA

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO MEDIA

RELATÓRIO TÉCNICO

A Seleção Nacional sub-21 bateu esta quarta-feira, em Portimão, os Países Baixos por 2-1, numa partida referente ao grupo 7 de qualificação para o Campeonato da Europa Eslovénia/Hungria 2021.

À semelhança do que se tinha passado no jogo da primeira volta, Portugal dominou e controlou na maior parte do tempo. No entanto, houve uma diferença fundamental que condicionou o desenrolar dos acontecimentos: o golo madrugador de Fábio Vieira, aos 2’, que colocou a Equipa das Quinas na frente do marcador e deu ainda mais confiança aos jogadores portugueses na fase inicial da partida.

A equipa nacional conseguiu criar jogadas enleantes, que punham em sentido a linha defensiva do adversário, sustendo ao mesmo tempo a reação da formação visitante à desvantagem – através de uma mistura feliz entre atitude competitiva e grande organização coletiva. O golo de Gakpo, mesmo no final da primeira parte (42’), surgiu contra a corrente do jogo e o empate ao intervalo (1-1) era lisonjeiro para os Países Baixos.

O resumo da 2.ª parte poderia ser tirado quase a papel químico do que foi escrito em relação à primeira, com a diferença essencial de Portugal ter exercido um domínio territorial ainda maior e criado mais oportunidades flagrantes de golo. A formação orientada por Rui Jorge marcou mais um a vez, novamente por Fábio Vieira (53’), mas teve oportunidades suficientes em número e em qualidade para sair do Estádio Municipal de Portimão com um resultado mais desnivelado, que lhe permitiria ascender ao primeiro lugar do grupo 7.

O 2-1 final premeia a criatividade e a coesão de uma equipa portuguesa que terminou a qualificação para o Europeu sub-21 com 9 vitórias em 10 jogos (29 golos marcados e 9 sofridos) e o essencial garantido: a presença na fase final, agendada para março de 2021.

Clique aqui para consultar todos os resultados e a classificação geral de todos os grupos da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Eslovénia/Hungria 2021. 

Rui Jorge em discurso direto:

"Os Países Baixos têm, de facto, uma excelente equipa. Os jogadores foram muito organizados, estiveram muito concentrados e agressivos no momento defensivo e dificultaram bastante a tarefa à seleção holandesa.

Em momento algum do jogo houve descontrolo defensivo. Quando se sofre um golo e se está à procura de uma vantagem de dois golos, a equipa pode abanar um bocadinho, mas o nosso problema hoje, se é que existiu e podemos chamar-lhe problema, foi o aspeto ofensivo.

No aspeto defensivo não tenho muito a dizer, atendendo à qualidade da equipa adversária e também ao losango em que jogámos hoje - poucas vezes o utilizámos -, mas defensivamente acho que estivemos bastante bem. Sabíamos que o poderio do adversário nos ia colocar mais tempo sem bola, mas também sabíamos que quando a tivéssemos podíamos ser perigosos. Foi isso que falhou um bocadinho, não fomos tão perigosos quanto podemos ser.

Acabámos este percurso com nove vitórias e uma derrota lá [nos Países Baixos]. É muito bom. Temos a obrigação de perceber melhor que, neste ambiente próprio de sub-21, é bastante difícil de acontecer ao nível europeu. Olhamos para os outros grupos e percebemos isso, é difícil fazer percursos tão longos sem tropeçar, sem um erro. Recordo que sofremos o 4-2 nos Países Baixos já depois dos 90 minutos e falei no balneário da situação de descontrolo que existiu nesse momento, mas isso faz-nos crescer, faz crescer os jogadores. É destes momentos que se alimenta a carreira deles.

[10 anos como selecionador dos sub-21 assinalados em 27 de novembro] Há momentos muito bonitos e enriquecedores. São cerca de 250 jogadores que estiveram connosco. Cerca de 50 que já se estrearam pela seleção principal e nós sentimo-nos muito satisfeitos com isso, com o facto de a relação com os miúdos ter sido extraordinária ao longo dos anos. Não há um caso que possa apontar como negativo.

Há jogadores que já têm 28 ou 29 anos, e posso confidenciar que recebi mensagens de jogadores da primeira geração, da geração de 1990, que estiveram connosco. São estes momentos que nos marcam, recebermos mensagens de jogadores que hoje em dia nós já não vamos ser ajuda para eles, o que nos faz dizer que estamos a fazer a coisa bem.

São esses momentos, mais do que os momentos de jogo, que eu posso nomear. São momentos de alegria e de tristeza, também. Custou-me enormemente, por exemplo, não termos ido, na geração passada, a uma fase final, o que ajudaria muitos jogadores de enorme qualidade que ficam sem um pouco de palco, como o Pepê ou o Stephen Eustáquio, cuja carreira podia ser diferente. São momentos tristes, quando os deixamos fora de alguma montra, mas [um percurso] também recheado de momentos de alegria como este que acabámos de viver."

Diogo Costa em discurso direto:

"Acho que estamos a ganhar confiança [para a fase final do Euro2021]. Acho que, defensivamente, foi muito bom. Mas somos capazes de mais. A confiança está lá, o coletivo está lá, a atitude está lá e, hoje em dia, isso é o mais importante.

[Nove vitórias consecutivas] Ao longo destes jogos, tem sido sempre uma aprendizagem, mesmo quando perdemos, como nos Países Baixos. A confiança existe. Vai ser um longo período sem estar no espaço de seleção, mas a atitude da equipa está muito boa e é isso que nos vai dar frutos no futuro."

Ficha de jogo
Fase de apuramento para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021
Grupo 7 - 10.ª jornada
Estádio Municipal de Portimão

Árbitro: Nicholas Walsh (Escócia)
Árbitros assistentes: Douglas Potter (Escócia) e Ross Macleod (Escócia)
Quarto árbitro: David Munro (Escócia)

Portugal 2-1 Países Baixos (1-1 ao intervalo)

Portugal: Diogo Costa; Thierry Correia, Diogo Queirós (cap.), Diogo Leite, Tomás Tavares, Florentino, Gedson Fernandes (Pedro Gonçalves, 56'), Vítor Ferreira, Fábio Vieira (Daniel Bragança, 82'), Jota (Rafael Leão, 46') (Joelson Fernandes, 83') e Dany Mota (Gonçalo Ramos, 66')
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Pedro Pereira, Diogo Dalot e João Mário
Treinador: Rui Jorge
Golos: Fábio Vieira (2' e 53')
Disciplina: cartão amarelo a Diogo Leite (10'), Thierry Correia (36'), Daniel Bragança(87'), Joelson Fernandes (89')

Países Baixos: Kjell Scherpen; Deyovaisio Zeefuik (cap.), Perr Schurrs, Justin Hoogma (Jordan Teze, 82'), Mitchel Bakker, Ludovit Reis (Jurgen Ekkelenkamp, 69'), Azor Matusiwa, Cody Gakpo, Javairo Dilrosun, Myron Boadu (Kaj Sierhuis, 76') e Justin Kluivert
Suplentes não utilizados: Maarten Paes, Danilho Doekhi, Mats Knoester, Sherel Floranus, Che Nunnely e Joshua Zirkzee
Treinador: Erwin van de Looi
Golos: Cody Gakpo (42')
Disciplina: cartão amarelo a Ludovit Reis (22'), Kjell Scherpen (66'), Mitchel Bakker (87') e Justin Kluivert (89')


;
;
19 de Novembro 2020
Foto

FPF

Notícias