Portugal vence Chipre e está no Europeu sub-21!!

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas bateu os cipriotas por 2-1 no Parchal. VÍDEO

PRESIDENTE DA FPF FELICITA SUB-21

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO MEDIA

RELATÓRIO TÉCNICO

A Seleção Nacional sub-21 bateu, este domingo, o Chipre por 2-1 no Estádio Municipal da Bela Vista (Parchal) e qualificou-se para o Campeonato da Europa Eslovénia/Hungria 2021.

A equipa nacional começou a perder aos 2’, em consequência de um cabeceamento bem medido de Panagiotis Artymatas, mas a reação dos jogadores portugueses à madrugadora adversidade foi boa.

A desvantagem não fez a Equipa das Quinas ir à procura do golo de formas menos habituais, pelo contrário: misturando vivacidade, serenidade e determinação, Portugal agarrou-se à sua forma de jogar para contrariar os problemas com que se ia debatendo e teve a felicidade merecida pouco antes do final da primeira parte, através da cobrança bem-sucedida de um pontapé de penálti por Gedson Fernandes (45'+1).

Portugal queria mais e entrou no segundo tempo com a firme disposição de obter o triunfo que lhe garantiria sem margem para dúvidas o passaporte para a tão almejada fase final. Depois de muita posse e circulação de bola, algumas oportunidades flagrantes desperdiçadas e muita persistência no ataque à baliza adversária, o capitão Diogo Queirós (68') selou o golo que garantiu não apenas a vitória nesta partida, como também a presença dos sub-21 portugueses no 9.º Europeu do seu historial - Portugal já discutiu fases finais de Europeus sub-21 nos anos de 1994, 1996, 2002, 2004, 2006, 2007, 2015 e 2017.

A Equipa das Quinas termina a participação no apuramento para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021 esta quarta-feira, em Portimão, diante dos Países Baixos (19h30, com transmissão no Canal 11).

Clique aqui para consultar todos os resultados, a classificação geral o calendário da fase de qualificação para o Europeu sub-21.

Rui Jorge em discurso direto:

"Nunca esperamos sofrer golos - e sofrer golos logo no início, o que dificulta mais a tarefa. Em termos mentais, não é fácil sofrer quando se tem a ambição de ganhar um jogo para disputar o primeiro lugar do grupo, mas acho que acabámos por conseguir dar a volta.

Não tendo sido um jogo tão seguro quanto o último que fizemos contra a Bielorrússia (vitória por 3-0), foi um jogo em que dominámos o adversário. É claro que, contra estas equipas, podemos estar sempre sujeitos a contra-ataques perigosos, mas não aconteceu muito. Voltámos a falhar algumas ocasiões de golo e quando o resultado anda ali próximo fica sempre um pouco mais difícil. Não tendo feito um jogo brilhante, acho que estivemos bem.

Não faltou agressividade. O resultado apertado pode dar a sensação de que o jogo foi equilibrado. O jogo não foi equilibrado. Nós dominámos o jogo completamente, mas não fomos eficazes. O resultado é inteiramente justo e até peca por escasso.

Estamos há uma série de jogos sem poder perder qualquer ponto se queremos disputar esse primeiro lugar [do grupo], porque o nosso adversário [Países Baixos] tem feito um apuramento absolutamente extraordinário, mas nós queríamos muito ir para este último jogo com a possibilidade de ser primeiros no grupo.

Têm feito um percurso brilhante. Ofensivamente, estão num nível tremendo, ganharam 2-0 à Noruega e têm pelo menos quatro golos marcados nos outros jogos, incluindo connosco. Portanto, têm feito muito para merecer o primeiro lugar e nós vamos tentar fazer muito para os tirar de lá.

[Sobre a fase de grupos do Euro2021, em março] É uma incógnita para todos nós. Será uma situação atípica para os sub-21, mas teremos tempo de pensar nisso. Sabemos que não vai ser como nos anos anteriores, vai ser chegar, concentrar no domingo e, eventualmente, jogar um jogo de apuramento contra uma das melhores equipas europeias numa quinta-feira, a meio dos campeonatos, mas é a hipótese que temos para disputar e vamos fazê-lo com orgulho."

Jota em discurso direto:

"Acho que, antes de mais, temos de estar orgulhosos por aquilo que conseguimos hoje. Campeões europeus? Isso é pensar muito à frente. Nós fazemos tudo passo a passo e temos feito a nossa caminhada assim, nunca pensamos nos jogos lá para a frente. Temos de desfrutar ao máximo, ainda temos mais um jogo para terminarmos em primeiro, que é o nosso objetivo, e o Europeu chegará na altura certa.

Não foi o melhor começo da nossa parte, termos sofrido logo no princípio, mas conseguimos ter serenidade. Mentalmente, estávamos preparados e continuámos a fazer o nosso, de forma organizada. Os golos chegaram por causa disso. Não foi o nosso melhor jogo, mas conseguimos a vitória e acho que isso era mais do que justo."

Ficha de jogo
Fase de apuramento para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021
Grupo 7 - 8.ª jornada

Árbitro: Barbeno Luca (São Marino)
Árbitros assistentes: Francesco Lunardon (São Marino) e Gian Marco Ercolani (São Marino)
Quarto árbitro: Raffaele Delvecchio (São Marino)

Portugal 2-1 Chipre (1-1 ao intervalo)

Portugal: Diogo Costa; Thierry Correia, Diogo Queirós (cap.), Diogo Leite, Nuno Mendes (Fábio Vieira, 81'), Florentino, Gedson Fernandes, Vítor Ferreira, Jota (Pedro Gonçalves, 69'), Rafael Leão (João Mário, 46') e Dany Mota (Gonçalo Ramos, 46')
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Daniel Bragança, Diogo Dalot, Joelson Fernandes
Treinador: Rui Jorge
Golos: Gedson Fernandes (45'+1 p.) e Diogo Queirós (68')
Disciplina: cartão amarelo a Gedson Fernandes (36')

Chipre: Andreas Paraskevas (cap.); Marios Peratikos (Konstantinos Sergiou, 79'), Panagiotis Artymatas (Zacharias Adoni, 71'), Stelios Andreou, Kostas Pileas, Rafail Mamas (Andreas Noephytou, 86'), Stavros Gavriel (Danil Paroutis, 71') Giannis Stasias, Nikolas Panayiotou, Jack Roles (Stefanos Charalambous, 46') e Andreas Katsantonis
Suplentes: Michalis Papastylianou, Kyriakos Antoniou, Charalampos Charalampous, Theodosis Siathas 
Treinador: Sasa Jovanovic
Golos: Panagiotis Artymatas (2')
Disciplina: cartão amarelo a Marios Peratikos (19'), Andreas Katsantonis (30'), Jack Roles (45')


;
;
15 de Novembro 2020
Foto

FPF

Notícias