Seleção A Feminina

Objetivo cumprido

Futebol Fem. - Seleção A

Segundo triunfo frente ao Chipre deixa Portugal no segundo lugar do Grupo E de qualificação para o Europeu.

Depois do triunfo por 3-0 em Lárnaca, a Seleção Nacional Feminina A voltou a vencer, esta terça-feira, a sua congénere cipriota, por 1-0, naquele que foi o seu quarto jogo no Grupo E de qualificação para o Campeonato da Europa Inglaterra 2022.

Com este resultado, alcançado no Estoril, a Equipa das Quinas garantiu a subida ao segundo lugar, com dez pontos, mais um que a Escócia, que perdeu por 1-0 em casa da Finlândia. As finlandesas continuam a liderar o agrupamento, com 13 pontos, mas mais um encontro realizado.

A Albânia, com três, segue no quarto lugar, enquanto o Chipre, em último, ainda não somou qualquer ponto.

Duas vezes nos ferros

Com alterações no onze inicial – entraram na equipa Tatiana Pinto, Andreia Jacinto e Telma Encarnação, para os lugares de Andreia Norton, Andreia Faria e Mélissa Gomes -, Portugal não mudou o estilo de jogo com que derrubara o Chipre na sexta-feira passada, assumindo sem problemas as coordenadas ditadas em 4x4x2 por Francisco Neto.

Antes do intervalo, a equipa portuguesa tinha ameaçado a baliza cipriota em várias ocasiões e enviado a bola aos ferros duas vezes, em remates de Cláudia Neto (15 minutos) e de Andreia Jacinto (45'). No segundo tempo, depois de várias jogadas de insistência, Portugal conseguiu chegar ao golo, quando a capitã Cláudia Neto cruzou com perigo e Chara Charalambous desviou para o fundo da própria baliza.

Encontro com Escócia em novembro

A Equipa das Quinas prossegue a sua caminhada de qualificação em novembro, com a receção à seleção da Escócia, no dia 27. Quatro dias depois, a 1 de dezembro, as internacionais portuguesas medem forças com a Albânia. Para fevereiro de 2021, estão reservados os últimos compromissos de Portugal no Grupo E: as visitas a Escócia e Finlândia.

Recorde-se que se apuram para a fase final os vencedores de cada grupo de qualificação, mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um 'play-off' em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

FICHA DE JOGO:
Jogo de Qualificação para o EURO Feminino Inglaterra 2022
Estádio António Coimbrada Mota - Estoril

Árbitra: Henrikke Nervik (Noruega)
Árbitras assistentes: Monica Lokkeberg e Elisabeth Thoresen (Noruega)
4.ª Árbitra: Ingvild Langnes (Noruega)

PORTUGAL 1-0 CHIPRE (0-0)

Portugal: Patrícia Morais, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Joana Marchão, Tatiana Pinto (Fátima Pinto, 81'), Dolores Silva, Andreia Jacinto (Andreia Norton, 66'), Cláudia Neto - Cap. (Andreia Faria, 81'), Telma Encarnação (Mélissa Gomes, 65') e Diana Silva. 
Suplentes: Inês Pereira, Rute Costa, Alícia Correia, Ana Capeta, Ana Leite, Mónica Mendes, Matilde Fidalgo e Diana Gomes.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-0 Charalambous na p.b. (61 minutos)
Disciplina: Amarelos - 

Chipre: Eleni Ttakka, Chara Charalmbous, Eleni Giannou (Chaliou, 83'), Antri Violari (Adamou, 74'), Christiana Solomou - Cap., Stavriana Antoniou, Sara Papadopoulo, Elena Aristodimou, Filippa Savva, Krystyna Freda, Efthalia Siakalli.
Suplentes: Maria Matthaiou, Constantina Kouzali, Ivana Taneva, Victoria Zampa, Georgia Xenofontos, Georgia Antoniou, Loucretia Chrysostomou, Kyriaki Vasiliou, Marilena Georgiou..
Treinador: Angelos Tsolakis
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Amarelos - Giannou (3'); Efthalia Siakalli (18'); Savva (69'); Chaliou (90'+2)


;

Notícias