Seleção A Futsal Feminino

Portugal impõe-se à Campeã da Europa

Futsal Fem. - Seleção A

Vitória portuguesa (4-3) no segundo jogo de preparação com a seleção de Espanha.

A Seleção Nacional Feminina A venceu, esta quarta-feira, por 4-3, a sua congénere espanhola, naquele que foi o segundo jogo de preparação disputado pelas duas equipas nesta semana, no Pavilhão Desportivo dos Lombos. Um 'bis' de Janice e golos de Raquel Santos e Ana Azevedo garantiram o triunfo da Equipa das Quinas, que tinha empatado na véspera com a Espanha, por 3-3.

FOTOGALERIA

A cumprirem um estágio de três dias em Oeiras, após paragem de oito meses forçada pela pandemia de Covid-19, as internacionais portuguesas tiveram a oportunidade de ganhar ritmo competitivo frente à atual Campeã da Europa de futsal feminino e deixaram excelentes indicações para o futuro.

Na primeira parte, o equilíbrio foi a nota dominante, com Portugal a marcar primeiro e a Espanha a responder sempre com jogadas de alto nível. Janice marcou logo no primeiro minuto e Irene Samper restabeleceu a igualdade dez minutos. Depois foi Anita Luján que desfez a vantagem portuguesa, conseguida num remate forte de Raquel Santos.

Na etapa complementar, as jogadoras portuguesas foram superiores às espanholas, impondo o seu jogo em todas as zonas da quadra e 'cavando', por isso, uma diferença maior no marcador. Já depois de Irene Córdona deixar a Espanha em vantagem, Janice fez o segundo golo na partida e a capitã Ana Azavedo confirmou com mais um golo a reviravolta que se adivinhava no marcador.

Estes jogos de preparação, recorde-se, servem para Luís Conceição ensaiar a Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato da Europa, que irá decorrer entre 19 e 24 de outubro de 2021. Nessa qualificação, a Seleção portuguesa, vice-campeã da Europa e segunda classificada no ranking da UEFA, vai defrontar a  Croácia, a Polónia e a Eslovénia no Grupo 2. 

Recorde-se que a segunda edição do Europeu feminino de futsal avançou um ano no calendário, após o adiamento de várias competições por parte da UEFA, forçado pela pandemia de Covid-19. Assim, a fase final do próximo Campeonato da Europa, ainda com local por definir, irá realizar-se em março de 2022. 

FICHA DE JOGO:
Pavilhão Desportivo dos Lombos
Jogo de Preparação

Árbitros: Filipe Duarte, Ricardo Fernandes, Miguel Guerra, Pedro Fragoso (cronometrista)

PORTUGAL 4-3 ESPANHA (2-2 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): Sara Wallace, Inês Fernandes, Fifó, Janice e Jenny.
Jogaram ainda: Ana Catarina, Kika, Carla Vanessa, Cátia Morgado, Ana Azevedo (Cap.), Pisko, Sara Ferreira, Lídia Moreira e Raquel Santos.
Treinador: Luís Conceição
Golos: 1-0 Janice (1'), 2-1 Raquel Santos (16'); 3-3 Janice (32'); 4-3 Ana Azevedo (38')
Disciplina: nada a assinalar

Espanha (cinco inicial): Ana Etayo, Pepa, Ale de Paz, Mayte e Irene Samper.
Suplentes: Marta Balbuena, Noelia Montoro, Nere Moldes, Vane Sotelo, Ame, Cari, Anita Luján (Cap.), Consu, Irene Córdoba. 
Treinadora: Cláudia Pons
Golos: 1-1 Irene Samper (11'); 2-2 Anita Luján (19'); 3-2 Irene Córdoba (31')
Disciplina: nada a assinalar


;

Notícias