Seleção A Futsal Feminino

Kika quer mostrar qualidade

Futsal Fem. - Seleção A

Jogadora espreita a estreia pela principal Seleção Nacional, no pavilhão onde treina todos os dias.

A Seleção Nacional Feminina A de futsal realizou, esta segunda-feira, duas sessões de treino, com os olhos postos nos encontros de preparação que vai realizar frente à Espanha. O primeiro embate com as espanholas está marcado para esta terça-feira, às 16h00, no Pavilhão Desportivo dos Lombos. O segundo decorrerá na quarta, pelas 12h00, no mesmo local.

Ana Catarina Ribeiro, mais conhecida como Kika no universo do futsal, foi chamada pela primeira vez aos trabalhos da Seleção A feminina de futsal e não esconde a sua satisfação por poder estrear-se no pavilhão que a lançou para a modalidade. 

FOTOGALERIA

“Fiquei contente e até emocionada quando soube que estava convocada. Liguei logo, quase aos gritos, ao meu pai e à minha mãe. Sonhava com esta chamada há algum tempo", começou por contar Kika, que vestiu as cores de Portugal nos escalões de sub-19 e sub-17.

"Poder estrear-me no pavilhão onde comecei a sério, e onde tenho treinado, desde que troquei o Sporting pelo Quinta dos Lombos, é obviamente especial. Ainda por cima em jogos super exigentes contra a Campeã da Europa", continuou a jogadora, de 20 anos, confessando-se "preparada para dar tudo frente à Espanha", porque o seu objetivo principal "é ajudar a Seleção e mostrar qualidade".

"Vou tentar adaptar-me bem ao estilo de jogo da equipa e vou tentar fazer o que melhor sei, que é marcar golos. Quero muito voltar a este espaço", avisou a jovem, que brilhou com 39 golos em três épocas no escalão principal do Sporting CP.

Os bons conselhos de Jenny

Questionada sobre o modo como foi recebida pelo grupo de trabalho de Luís Conceição, Kika foi rápida a responder que "não podia ter corrido melhor". "Já conhecia algumas jogadoras. Fiz uma qualificação com a Fifó [para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018], joguei com a Cátia Morgado e conheço a Jenny, que foi minha treinadora nas camadas jovens dos Lombos e, também, minha colega no Sporting CP", explicou, acrescentando que os conselhos dados por Jenny "continuam a ser úteis" na sua carreira e na sua vida. 

No trilho de Inês Fernandes

Ainda assim, é na garra de Inês Fernandes se revê mais como jogadora. "Nunca tive a oportunidade de lhe dizer, mas admiro a raça e a atitude com que ela joga. Nunca se inibe de assumir influência seja em que posição for. É algo que me inspira", disse, definindo-se como uma jogadora "com remate forte e certeiro" e com "muita vontade de evoluir".

Preparação para a Ronda de Elite

Os encontros frente à seleção espanhola servirão para Portugal ensaiar a Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato da Europa, que irá decorrer entre 19 e 24 de outubro de 2021. Nessa qualificação, a Equipa das Quinas, vice-campeã da Europa e segunda classificada no ranking da UEFA, vai defrontar as equipas de Croácia, Polónia e Eslovénia no Grupo 2. 

Recorde-se que a segunda edição do Europeu feminino de futsal avançou um ano no calendário, após o adiamento de várias competições por parte da UEFA, forçado pela pandemia de Covid-19. Assim, a fase final do próximo Campeonato da Europa, ainda com local por definir, irá realizar-se em março de 2022. 

História pautada pelo equilíbrio

A armada lusa tem uma história de confrontos com a Espanha com 29 capítulos, sendo que os ultimos foram pautados pelo equilíbrio. Depois de ter perdido por 0-4 na final do Campeonato da Europa de 2019, em Gondomar, Portugal venceu por 4-2 no Torneio da Vitória, em Moscovo, foi a Huelva perder por 1-0 e empatar a duas bolas, e voltou a perder (1-4) e a vencer (5-1) em janeiro, em jogos disputados em Trás os Montes. 

Veja aqui os resultados de todos os jogos entre Portugal e Espanha

Recorde os nomes das convocadas para os jogos frente à Espanha:

Burela Pescados - Jenny
FC Vermoim - Ana Azevedo
GCR Nun'Alvares - Cátia Morgado
Novasemente Cavalinho - Lídia Moreira
Quinta dos Lombos - Kika
Santa Luzia - Sara Wallace (GR), Carla Vanessa, Pisko
SL Benfica - Ana Catarina (GR), Janice Silva, Inês Fernandes, Fifó, Raquel Santos, Sara Ferreira

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa da Equipa das Quinas:

13.10.2020 | terça-feira
10h00
- Treino  no Pavilhão Desportivo dos Lombos
16h00 - Jogo Portugal x Espanha (Pavilhão  Desportivo dos Lombos)   

14.10.2020 | quarta-feira
12h00 - Jogo Portugal-Espanha (Pavilhão Desportivo dos Lombos)    
15h30 - Regresso aos clubes

 


;

Notícias