Seleções com coração

Responsabilidade Social

FPF assinala esta terça-feira o Dia Mundial do Coração, associando-se a um movimento que conta com o apoio da UEFA e de 35 das suas federações-membro.

O órgão mais vital do corpo humano tem um dia especial. Falamos do Dia Mundial do Coração, que se celebra esta terça-feira, 29 de setembro, e surge em destaque na agenda da Federação Portuguesa de Futebol.  

Como surgiu esta data especial?

Criada em 1999 pela Federação Mundial do Coração (WHF), em conjunto com a OMS, esta data pretende, desde a primeira hora, sensibilizar a população para a importância de se cuidar do coração e adotar um estilo de vida saudável, assente numa alimentação equilibrada e na prática de atividade física.

O Dia Mundial do Coração já se tornou num movimento global, agregando organizações importantes como a UEFA e 35 das suas federações-membro, nas quais se inclui a FPF. 

Porque nos devemos preocupar?

Segundo a WHF, as doenças cardiovasculares matam 17,9 milhões de pessoas por ano, o que corresponde a uma percentagem de 31 por cento das mortes totais. Em Portugal, os dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) indicam que a mortalidade cardiovascular continua a dominar as causas de morte, sendo que, dentro dela, o AVC é a primeira causa, seguido pelo enfarte do miocárdio.

No ano de 2020, o Dia Mundial do Coração assume importância acrescida devido aos esforços contínuos para enfrentar, em todo o mundo, a pandemia da COVID-19. Estudos científicos identificam uma relação estreita entre doenças do coração e a probabilidade de se contrair o coronavírus. O mesmo acontece com o risco de desenvolvimento de infeção grave, superior em doentes com problemas cardiovasculares.

Internacionais portugueses recomendam escolhas saudáveis

A boa notícia é que, através de mudanças simples no estilo de vida, é possível proteger o coração. Essa é a mensagem mais importante que a FPF sublinha esta terça-feira, com a ajuda de internacionais das Seleções Nacionais AA feminina e masculina. 

Em imagens personalizadas para a ocasião, jogadoras e jogadores pedem que todos "usem o coração" para fazer escolhas saudáveis para si próprios, para os seus familares e para a sociedade em geral. 

VEJA AQUI A FOTOGALERIA

Destaque especial no Canal 11 e nas redes sociais da FPF

O Dia Mundial do Coração está em destaque no Canal 11 esta terça-feira. Às 10h10 e às 20h05, o programa 'Amor à Camisola' vai ser inteiramente dedicado a essa temática, contando com a participação de especialistas do coração que trabalham com desportistas de alta competição, e com a população em geral. 

Luís Negrão, médido de saúde pública e assessor médico da FPC, e Pedro Rio, cardiologista do Centro do Coração dos Hospitais CUF, deixam dicas importantes sobre a 'bomba vital' de todos nós, explicando, entre outras coisas, que uma grande maioria das mortes e patologias cardiovasculares graves poderia ser evitada se controlássemos fatores de risco como o tabagismo, o colesterol elevado, a hipertensão arterial, a diabetes, a obesidade e o sedentarismo.

Nas redes sociais da FPF, a data será assinalada com imagens de momentos que fizeram vibrar o coração dos fãs da Equipa das Quinas.


 


;

Notícias