Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal

Decisões à vista

Futsal - II Divisão

GRC Dínamo Sanjoanense, GCR Nun’Álvares, ADCR Caxinas Poça Barca e SC Ferreira do Zêzere discutem, no domingo, o acesso à Liga Placard. Capitães de equipa falaram das suas ambições.

As quatro equipas que irão disputar o acesso à Liga Placard no domingo - GRC Dínamo Sanjoanense, GCR Nun’Álvares, ADCR Caxinas Poça Barca e SC Ferreira do Zêzere - preparam os derradeiros jogos da Prova de Acesso à Liga Placard com otimismo, depois de, na sexta-feira, terem carimbado o passaporte para os jogos decisivos.

GRC Dínamo Sanjoanense, GCR Nun’Álvares e ADCR Caxinas Poça Barca voltaram a treinar no Palácio dos Desportos que acolhe a competição desde o dia 16 de setembro.

Os capitães de equipa das quatro formações falaram ao fpf.pt e fizeram a antevisão dos dois encontros agendados paras as 18h00 (Dínamo Sanjoanense - Nun’Álvares) e 20h30 (Caxinas Poça Barca - Ferreira do Zêzere).

Os vencedores dos derradeiros encontros da competição ascendem à Liga Placard.

As duas partidas podem ser acompanhadas no Canal 11.

FOTOGALERIA ATUALIZADA 

Leitão (GRC Dínamo Sanjoanense): “ter a serenidade e o discernimento para conseguir controlar as emoções”
O capitão do Dínamo Sanjoanenses, Francisco Leitão, explicou ao fpf.pt porque é que aos 24 anos já capitaneia a equipa. O fixo que já ajudou uma equipa a subir de divisão explicou quais os segredos do sucesso e falou da sua grande ambição de se estrear na Liga Placard.

“É uma responsabilidade ser o capitão deste grupo. Apesar da idade sou dos elementos que está há mais tempo no clube. Talvez devido às minhas características, de jogar mais atrás como fixo - isso permite-me estar sempre a observar os meus colegas -, ajudando o mais possível, o treinador escolheu-me como capitão. Ainda não joguei na Liga Placard, apesar de já ter conseguido uma subida de divisão ao serviço do Futsal Azeméis. O segredo para subir de divisão passa por, essencialmente, muito trabalho e nos momentos certos, como é o jogo de amanhã, ter a serenidade e o discernimento para conseguir controlar as emoções de forma a conseguirmos dar expressão ao que é o nosso futsal e a nossa qualidade. Apesar de termos uma equipa jovem, não sentimos muito o peso da responsabilidade que está muito divido pela equipa. Temos um grupo muito compacto e a responsabilidade está muito dividida por todos. Os jogos têm sido muito equilibrados e, na minha opinião com muita qualidade. Apesar de tudo, ultrapassamos uma fase difícil - com confinamentos e muito tempo sem competir - e uma realidade com a qual nem sempre é fácil lidar. Estamos em início de época e ter o peso da responsabilidade, tão cedo, de decidir onde vamos estar na próxima época tem levado a que exista algum nervosismo e ansiedade nos jogos. No entanto, penso que a qualidade tem sido visível. No domingo vamos ter, com certeza, dois grandes jogos com quatro grandes equipas. Quem tiver oportunidade de ver os jogos no Canal 11 vão ficar muito satisfeito porque, de facto, a Segunda Divisão também tem muita qualidade  e estará muito bem representada por estas quatro equipas.”

Bruno Maia (GCR Nun’Álvares): “Compromisso coletivo é essencial”
O capitão do GCR Nun’Álvares, Bruno Maia, tem o sonho de estar presente na Liga Placard e, aos 30 anos, considera que esta é uma oportunidade de ouro. O universal proveniente da cidade de Braga joga há cinco temporadas no emblema de Fafe e destaca o ambiente vivido na equipa.


“Nunca joguei na Liga Placard e é um sonho para qualquer atleta poder disputar a principal divisão da modalidade. Quando partimos para esta prova só pensamos num desfecho possível, que é vencer. Foi com esse compromisso que iniciámos a época – de vencer e conseguir o objetivo que é subir à Liga Placard. Conheço muito bem o grupo. Fui muito bem recebido desde o primeiro dia e sei que todos os atletas são assim recebidos, pois existe uma estrutura muito bem organizada e forte. Não se trata apenas de uma estrutura do futsal, pois acaba por ser uma espécie de família, em que as pessoas se vão identificando com a cultura e a filosofia do clube. É mais uma família do que um grupo de atletas que vai competir para alguma coisa. As pessoas sentem-se muito bem no clube que tem, como disse, uma estrutura muito forte e organizada para almejar a Liga Placard. Como capitão tento passar, neste momento, uma mensagem de tranquilidade, foco e, acima de tudo, de compromisso. Esta palavra [compromisso] é uma palavra que referenciámos muito, pois é necessário um compromisso coletivo e todos temos que estar focados nessa missão. Só dessa forma podemos levar de vencido o Dínamo amanhã.”

Joel Silva (ADCR Caxinas Poça Barca): “Chegou a altura de atingir o patamar mais alto”
O guarda-redes do Caxinas Poça Barca tem 24 anos e assume o papel de capitão de equipa. Nascido na terra do clube que representa desde os oito anos, acredita que o lugar do Caxinas Poça Barca é na Liga Placard.


“Fui formado neste clube que represento desde os oito anos. Sou um elemento da casa e desta família. É muito gratificante para mim ser capitão desta equipa. Sou da terra e capitanear estes rapazes todos é um orgulho muito grande. Este é o meu clube - o clube da minha vida. Estamos a trabalhar há muito tempo com um objetivo e, sem pressão, temos de encarar jogo a jogo. Procuramos um objetivo e sabemos que mais cedo ou mais tarde iremos atingir esse grande objetivo do clube. Esperamos um jogo muito complicado amanhã, diante de uma equipa muito forte, fisicamente dura e com jogadores muito experientes. Mas nós também aqui estamos para mostrar o nosso valor. Temos bons escalões de formação e lutamos pelas competições nos escalões de formação. Penso que chegou a altura de atingir o patamar mais alto nos seniores Sem dúvida que chegou à altura de o clube dar o salto para a Liga Placard. Penso que será um prémio merecido, fruto do trabalho que o clube tem desenvolvido e merece há muito tempo. Penso que no momento em que chegarmos a esse patamar mais alto, teremos capacidade para nos manter por lá pois existe muita qualidade na nossa formação. O clube tem como objetivo atingir esse patamar e tem a vantagem de contar com muitos miúdos com imensa qualidade que nos irá ajudar certamente, juntamente com jogadores com alguma experiência.”

Tukinha (SC Ferreira do Zêzere): “Voltar a jogar na Liga Placard ao serviço do Ferreira do Zêzere”
Rodrigo Laureano, mais conhecido como Tukinha no mundo do futsal, capitaneia o SC Ferreira do Zêzere e tem o sonho de levar a sua equipa à Liga Placard. Aos 30 anos, o ala brasileiro já teve algumas passagens pelo principal campeonato (ao serviço do Mogadouro, Instituto D. João V, Fundão, Académica, Operário, Olivais, Pinheirense e Burinhosa) e não esconde ambição de regressar ao palco principal do futsal português, mas ao serviço do Ferreira do Zêzere.

“Estou na minha quarta época a jogar no SC Ferreira do Zêzere e sou esta época o capitão de equipa. Já estive várias épocas a jogar no principal escalão e tenho o sonho de voltar a jogar na Liga Placard, mas apenas ao serviço do Ferreira do Zêzere. Para isso vamos ter de estar concentrados todo o jogo. A decisão será feita em 40 minutos e é preciso estar no máximo em todos eles. Vamos ter de fazer o que temos vindo a treinar e acredito que com o nosso trabalho vamos conseguir vencer. Nós não vemos a nossa Série como menos complicada que outras – fomos nós que tornámos as coisas mais fáceis. Ganhámos o jogo de ontem e vamos para o jogo decisivo e sabemos que nestas partidas tudo se decide no detalhe. Vamos tentar errar pouco e penso que as coisas vão correr bem-. Temos uma equipa muito completa e competente. A subida de divisão é um sonho da equipa, do clube e da terra. Esse é o nosso objetivo e onde já queríamos estar. Ainda não conseguimos e amanhã é o grande dia.”

VEJA TODOS OS GOLOS

 

Eis os resultados e o calendário de jogos da prova:
Primeira Eliminatória | 16 de setembro de 2020 (quarta-feira)
Rio Ave FC 3-2 CF Sassoeiros
FC Barreirense 5-4 ABC Nelas
GDC Fonsecas Calçada 1-2 ACD Ladoeiro

Segunda Eliminatória | 18 de setembro de 2020 (sexta-feira)
GRC Dínamo Sanjoanense 3-0 ACD Ladoeiro
GCR Nun’Álvares 5-4 CD Santa Clara
Rio Ave 2-7 SC Ferreira do Zêzere
ADCR Caxinas Poça Barca 5-1 FC Barreirense

Terceira Eliminatória | 20 de setembro de 2020 (domingo)
18h00: Jogo 8 - GRC Dínamo Sanjoanense - GCR Nun’Álvares 
20h30: Jogo 9 - ADCR Caxinas Poça Barca - SC Ferreira do Zêzere


;
;
19 de Setembro 2020
Foto

André Sanano/FPF

Notícias