Técnicos revelaram ambições

Futsal - II Divisão

As oito equipa ainda em competição na Prova de Acesso à Liga Placard treinam esta quinta-feira no Palácio dos Desportos de Torres Novas.

O Palácio dos Desportos de Torres Novas acolheu esta quinta-feira os treinos das oito equipas que vão jogar, na sexta-feira, o acesso aos derradeiros encontros em que estarão em disputa as duas vagas de acesso à Liga Placard.

OS GOLOS

FOTOGALERIA (ATUALIZADA)

Os técnicos das equipas revelaram as ambições para as suas equipas.

GRC Dínamo Sanjoanense - ACD Ladoeiro
A formação do GRC Dínamo Sanjoanense entra em ação na competição na sexta-feira diante da ACD Ladoeiro que venceu, na quarta-feira, o GDC Fonsecas e Calçada, por 2-1.

As duas equipas jogam, pelas 12h00, o e os técnicos das equipas falaram das ambições para esse primeiro encontro da segunda eliminatória.

Luís Almeida (GRC Dínamo Sanjoanense): “ O Dínamo tem um objetivo muito bem delineado”

“Pelo que tive oportunidade de ver até agora, acho que as equipas acabaram por acusar muito a responsabilidade de estar num evento destes. Estamos a falar de um evento novo, numa situação nova e parece-me que houve uma dose de nervosismo que, de alguma forma, tem prejudicado o melhor desempenho das equipas. É esta a ideia com que fiquei da competição até agora. Em relação à nossa equipa, o Dínamo Sanjoanense tem um objetivo muito bem delineado. Amanhã nós queremos lutar pelo jogo, chegar ao fim e ganhá-lo, para estarmos aqui no domingo com a consciência de que possamos fazer alguma coisa de inédito para o clube. Sabemos também que amanhã vamos ter um encontro muito difícil. O Ladoeiro tem uma equipa boa e com capacidade. Nós sentimos que temos de ser muto fortes e com um rendimento bastante substancial para podermos levar de vencido o jogo com o Ladoeiro. É com essa esperança que aqui estamos – queremos fazer um bom jogo e estar conscientes, no fim do jogo, que o nosso o desempenho tenha sido positivo. Queremos que quando chegue ao fim, nós tenhamos ganho o jogo”.

Hugo Silveira (ACD Ladoeiro): “Temos que pensar num objetivo de cada vez”

“Para esta competição partimos com os mesmos objetivos de sempre. Temos o direito de ambicionar, pois estamos aqui. Acho que todos os jogos vão ser muito equilibrados, porque acho que todas as equipas que chegaram a esta fase têm muita qualidade e isso já foi possível observar nos primeiros jogos de ontem. Trata-se de jogos a eliminar e, muito por isso, os jogos vão ser ainda mais equilibrados. Ninguém vai subir linhas só por subir. Os jogos vão ser equilibrados e isso tem-se vindo a comprovar. O nosso objetivo é o mesmo desde a época passada – que passa por pensar jogo a jogo e não dar um passo maior que a perna. Temos que pensar num objetivo de cada vez, pois será dessa forma que podemos chegar onde realmente queremos. O nosso objetivo era fazer um campeonato tranquilo. Conseguimos o bónus de chegar a esta fase por direito próprio. Estando aqui temos o direito de sonhar como todas as outras equipas o têm. Nós não somos favoritos, nem nunca nos assumimos como tal. Sabemos que há três ou quatro equipas que se assumiram como tal - pela estrutura, pela história, etc. Somos um clube que praticamente ninguém conhecia - começaram a conhecer-nos quando disputámos a final eight da Taça de Portugal diante do SC Braga/AAUM. Até aí ninguém nos conhecia e as pessoas puderam começar a ver a qualidade das equipas que estão na Segunda Divisão. Éramos uma equipa desse escalão a representá-lo e acho que o fizemos muito bem. Estamos a pensar no próximo jogo e só depois, se tivermos a sorte e a competência de ultrapassar o Dínamo, poderemos pensar no próximo. O Dínamo Sanjoanense é um dos grandes candidatos à subida e enquadra-se dentro daquele lote de favoritos de que falei. O clube sempre o assumiu nas redes sociais – sempre foram candidatos à subida. Pela estrutura, pelo treinador que têm e pela estabilidade que têm tido no plantel – mantiveram 90 a 95 por cento dos jogadores - é um dos grandes candidatos. Amanhã vamos ter uma prova de fogo e vamos ter de ser competentes em tudo o que fizermos se queremos seguir em frente. “

GCR Nun’Álvares - CD Santa Clara
O GCR Nun’Álvares e o CD Santa Clara entram na competição na sexta-feira, pelas 14h30. Os treinadores das formações de Fafe e de São Miguel (Açores) abordaram o encontro.

Hugo Oliveira (GCR Nun’Álvares): “O jogo de amanhã é o jogo das nossas vidas”

“Os jogos de ontem foram extremamente equilibrados. As equipas que teoricamente, e á partida, seriam as favoritas encontraram muitas dificuldades. Quem se apresenta nesta competição foi por mérito desportivo e qualquer um poderia discutir o resultado até ao final e houve realmente muito equilíbrio. Em relação ao nosso jogo de amanhã, estamos com expetativas altas em termos de confiança. Estamos confiantes, mas sabendo, antemão, que vamos ter de fazer um jogo de cautelas porque o quadro competitivo a isso nos obriga. Vamos precisar de ter uma estabilidade emocional enorme porque a derrota é sinónimo de abandono da prova e nós temos o objetivo de subida na nossa ambição. Em relação à equipa do Santa Clara, o nosso conhecimento é nulo. Em condições normais é muito difícil saber ou ter informações das equipas das ilhas. Única e simplesmente sabemos das entradas e das saídas, assim como da mudança de treinador. Nada mais do que isso. Vamos ter de nos preocupar, e muito, com o nosso jogo. Temos de ser muito cautelosos nas abordagens e diminuir ao máximo a margem de erro para passarmos à eliminatória seguinte. O jogo de amanhã é o jogo das nossas vidas. Não adianta pensar no jogo seguinte, sem pensar em vencer o Santa Clara em primeiro lugar.”

Hernâni dos Santos (Santa Clara): “Esta equipa vale o peso do nome de uma região”

“Tive oportunidade de ver um pouco dos jogos de ontem. Pareceu-me que as equipas já apresentaram uma qualidade interessante para ao momento que estamos a viver com a questão da pandemia e a longa paragem que tivemos. As equipas apareceram já com dinâmicas interessantes. Esta competição veio fazer justiça ao trabalho desenvolvido na época passada. Penso que a Federação Portuguesa de Futebol esteve muito bem neste capítulo. Tratou-se de uma solução diferente e não estávamos a prever entrar na competição desta maneira, mas penso que nos trará grandes dividendos no futuro. As nossas expetativas são claras – vamos tentar passar o Nun’Álvares que é o nosso primeiro adversário e, depois, tudo o que vier a seguir será um bónus. Obviamente que temos o sonho de levar a primeira divisão para os Açores. O desconhecimento que o adversário pode ter da nossa equipa pode ser uma arma a nosso favor, mas penso que terão capacidade para se adaptar. Nós também não temos um conhecimento muito aprofundado sobre o nosso adversário, pois não tivemos muitas oportunidades de ver a equipa do Nun’Álvares, nem de fazer análises, mas penso que o fator da adaptabilidade ao jogo é que vai fazer a diferença, assim como a capacidade das equipas, obviamente. Esta equipa vale o peso do nome de uma região. Temos em nós um grande espírito e uma responsabilidade muito grande de representar os Açores e de demonstrar que temos muitos treinadores e atletas que fazem muito em prol do futsal. O Santa Clara e todo o futsal dos Açores merece ser mais respeitado e valorizado no contexto nacional.”

Rio Ave FC - SC Ferreira do Zêzere
O Rio Ave FC, que bateu o Sassoeiros, por 3-2, na primeira eliminatória, vai encontrar pelo caminho o SC Ferreira do Zêzere que vai jogar o seu primeiro encontro nesta Prova de Acesso à Liga Placard. O encontro entre as duas equipas está agendado para as 17h00. Os responsáveis técnicos das equipas fizeram o lançamento das partidas

André Crud (Rio Ave FC): “Sair daqui no domingo e, se possível, com o passaporte para a Liga Placard “

“A competição tem sido ao nível organizativo perfeita. Estamos aqui em Torres Noves com condições fantásticas para desenvolver o nosso trabalho. O primeiro jogo neste tipo de competições é sempre muito complicado - existem questões emocionais, a obrigação de passar pois trata-se de jogos a eliminar, mas estou muito satisfeito com o resultado. Acho que foi um jogo muito equilibrado, mas fizemos por merecer esta passagem à segunda eliminatória. Estar num clube como o Rio Ave implica querer sempre muito e querer sempre mais. A nossa ideia é sair daqui no domingo e, se possível, com o passaporte para a Liga Placard. Acho que o jogo de amanhã vai ser dividido, com 50 por cento de hipóteses para cada equipa. As séries não têm todas o mesmo equilíbrio. Penso que o Rio Ave esteve numa das séries mais complicadas na última época – numa série com os vários candidatos aos dois lugares que valiam a presença na segunda fase. Não quero, com esta afirmação, tirar mérito à equipa do Ferreira do Zêzere. Antes pelo contrário – já tivemos oportunidade de treinar juntos e têm uma excelente equipa que se reforçou muito bem. Acho que num jogo e numa eliminatória tudo é possível. De qualquer maneira, penso que nós temos valor e elementos capazes para ganhar e passar à terceira eliminatória.”

André Guimarães (SC Ferreira do Zêzere): “A subida de divisão é o nosso principal e único objetivo”  

“É a mais pura das verdades [que o Ferreira do Zêzere chega a esta competição com grandes ambições]. Sem dúvida que o nosso objetivo é a subida de divisão. Esse é o nosso principal e único objetivo. Tenho gostado da competição. Acredito que o equilíbrio possa voltar a acontecer nos jogos de amanhã, mas não é esse o desejo que tenho [disse entre risos referindo-se ao seu jogo]. Acredito que essa seja uma forte possibilidade. O Ferreira do Zêzere tem de ser igual a si próprio e a perceber que tem argumentos suficientes para ultrapassar este valoroso adversário. Temos de entrar desde o início do jogo confiantes e fazer em campo tudo aquilo que nós trabalhamos, pois só assim é que conseguiremos sair daqui vitoriosos, que é o que eu acho que vai acontecer. Tenho passado uma mensagem de confiança. Somos o primeiro do ranking e não é por acaso. No ano passado, em 24 jogos oficiais vencemos 21 e os três que perdemos foram pela margem mínima – tendo sido um deles contra uma equipa da Liga Placard para a Taça de Portugal. Penso que jogamos muito bem, temos jogadores com grande qualidade e não vejo o porquê de estarmos com pensamentos que não sejam de confiança e otimismo. Os possíveis adversários que nós temos aqui – agora o Rio Ave e acredito mais que o Caxinas também possa passar a próxima eliminatória [diante do Barreirense] – são equipas que, muito sinceramente, se estivessem na Série D [a Série do Ferreira do Zêzere] nos trariam muito mais complicações do que aquelas que tivemos. Agora estamos focados no jogo de amanhã, pois não existe domingo sem sexta-feira. Por isso não estou a pensar no jogo de domingo e obviamente que vamos dar tudo já amanhã.”

ADCR Caxinas Poça Barca - FC Barreirense
O ADCR Caxinas Poça Barca será a última equipa a entrar em ação na Prova de Acesso à Liga Placard e pelo caminho terá o FC Barreirense que, na quinta-feira, deixou pelo caminho o ABC Nelas, ao vencer por 5-4.

Os treinadores revelaram as expetativas das duas equipas que têm encontro marcado para as 20h30 de sexta-feira.

Nuno Silva (ADCR Caxinas Poça Barca): “A nossa ambição é subir de divisão”

“A ambição com que partimos para esta competição penso que é semelhante àquela que todas as equipas têm. Todas sabem que estão à distância de dois ou três jogos de subir de divisão. Quando a época parou, sabíamos que iriamos iniciar uma competição em que teríamos 10 jogos pela frente e cujo objetivo era subir de divisão. Neste momento estamos a dois jogos - ou melhor, a um mais um - de o conseguir. O nosso objetivo é terminar aquilo que começamos na época passada, que é lutar para subir de divisão. Sabemos que temos um jogo muito difícil pela frente manhã. Vamos defrontar uma equipa que no jogo anterior uma capacidade de superação muito forte, revelou uma entreajuda muito grande, que se mostrou sempre capaz de estar dentro do jogo e com capacidade para lidar com momentos de alguma superioridade do adversário. Esteve sempre muito bem, com uma capacidade competitiva e com uma organização simples, mas ao mesmo tempo que faz com que o jogo ande a favor daquilo que eles pretendem. Nesse sentido, sabemos que vamos ter um adversário muito complicado. Se queremos estar no segundo jogo, que é uma final, para podermos atingir o nosso objetivo, sabemos que passa muito por aquilo que podemos fazer amanhã. A nossa ambição é subir de divisão, sabendo que para isso vamos ter dois que, de certeza absoluta, nos vão obrigar a estar a um nível altíssimo. Estávamos a contar com o facto de todos os jogos serem equilibrados. Estamos a falar de equipas que conseguiram, com mérito, apurar-se para esta fase da competição. Mudaram-se os moldes e um pouco as equipas, mas a qualidade está lá e o trabalho, na grande maioria das equipas, é de vários anos. Assumimos que temos todas as condições para vencer o jogo de amanhã, sabendo que temos de ser fiéis áquilo que fazemos sempre, temos feito e que os jogadores têm interpretado muito bem. Favoritismo num jogo disputado em campo neutro, jogado em 40 minutos, vale muito pouco. O Barreirense jogou ontem e em termos físicos podem sentir esse efeito, mas, por outro lado, em termos de motivação de certeza absoluta que estão mais confiantes do que o que estavam antes do início da competição. Já se consolidaram mais e se calhar já estão melhores do que o que estavam. Se nós conseguirmos impor um ritmo alto, podem vir ao de cima outras dificuldades que possa ter, mas no momento em que começar a partida não consigo dizer se é uma vantagem ou uma desvantagem [terem jogado ontem].

Paulo Mendes (FC Barreirense): “Ainda não sei quais os limites de superação desta equipa.”

“Ontem jogámos uma partida com uma primeira parte equilibrada, até pelo número de oportunidades. Foi um jogo com poucas oportunidades em que a nossa equipa, se calhar, nas primeiras vezes em que chegámos à baliza adversária conseguimos finalizar. Depois acabámos por ser penalizados ao sofrer dois golos – que depois de veros e revermos – achamos que, para quem quer estar a este nível, não os pode sofrer. Na segunda parte estivemos melhor e fomos ligeiramente superiores. Depois do ABC de Nelas ter algumas oportunidades de golos, nós também a tivemos. Soubemos sofrer nos últimos minutos e acabámos por ter a estrelinha no cinco para quatro, com um livre de dez metros a acabar o jogo. No computo geral não nos assenta mal a derrota. [Termos jogado na quarta-feira] teve ligeiras vantagens e ligeiras desvantagens. Para nós era importante jogar. Só fizemos um jogo de preparação esta época e estivemos muito tempo parados. Tínhamos alguma apreensão em relação a forma de como iríamos reagir. Sentimos um ligeiro cansaço, mas adaptámo-nos ao piso e em 48 horas conseguimos descansar. Portanto, não vejo o jogo de quarta-feira como uma dificuldade acrescida. Se calhar até foi bom termos jogado, porque aquela ansiedade do início da competição já passou. Nesse aspeto, pode ser que nos ajude a libertar um pouco mais e consigamos superar-nos ainda mais. Penso que a mais valia que a nossa equipa tem é, nitidamente, agressividade essa agressividade defensiva, no bom sentido. Continuo a achar que, em termos de superação, ainda não sei qual o limite desta equipa. Estamos preparados, independentemente do adversário, para discutirmos os jogos do princípio até ao fim. Penso que não há favoritos para amanhã. Se falarmos em questões históricas, o Caxinas Poça Barca é uma das grandes potências da formação do país. O Barreirense tem futsal há dois anos e teve uma subida muito rápida, o que leva a alguns problemas estruturais por resolver. Mas não vejo a questão por aí, pois acho que estamos preparados. Essa questão histórica, de eles estarem habituados nos escalões de formação a pisarem estes palcos… Nós vamos tentar diluir essa inferioridade ao longo do jogo. Preparámo-nos para isso. Podem contar com o Barreirense a dar luta até ao fim. Nós percebemos que carregamos com uma cidade às costas, pois o Futebol Clube Barreirense é um clube que, apesar de ter o futsal recentemente, tem 109 anos de existência. Carregamos com o peso de um clube histórico em Portugal e de uma cidade - o Barreiro - que está a torcer pela nossa equipa de futsal, de certeza absoluta.

Eis os resultados completos e o calendário de jogos da prova:
Primeira Eliminatória | 16 de setembro de 2020 (quarta-feira)
Jogo 1 - Rio Ave FC 3-2 CF Sassoeiros
Jogo 2 - FC Barreirense 5-4 ABC Nelas
Jogo 3 - GDC Fonsecas Calçada 1-2 ACD Ladoeiro

Segunda Eliminatória | 18 de setembro de 2020 (sexta-feira)
12h00; Jogo 4 - GRC Dínamo Sanjoanense - ACD Ladoeiro
14h30: Jogo 5 - GCR Nun’Álvares - CD Santa Clara
17h00: Jogo 6 - Rio Ave - SC Ferreira do Zêzere
20h30: Jogo 7: ADCR Caxinas Poça Barca - FC Barreirense

Terceira Eliminatória | 20 de setembro de 2020 (domingo)
18:00: Jogo 8 - Vencedor Jogo 4  (GRC Dínamo Sanjoanense - ACD Ladoeiro) - Vencedor Jogo 5 (GCR Nun’Álvares - CD Santa Clara)
20:30 :Jogo 9 - Vencedor Jogo 7 (ADCR Caxinas Poça Barca - FC Barreirense) - Vencedor Jogo 6 (Rio Ave - SC Ferreira do Zêzere)


;
;
17 de Setembro 2020
Foto

André Sanano/FPF

Notícias