Menina portuguesa decora bola da Supertaça Europeia

Supertaça Europeia

Desenhos de 18 crianças, procedentes de dez projetos da Fundação das Crianças da UEFA, serão incluídos na bola do jogo que oporá o Bayern ao Sevilha. Luís Figo aplaude a iniciativa.

A 24 de setembro, Bayern Munique e Sevilha FC defrontam-se na edição 2020 da Supertaça Europeia da UEFA, no Estádio Puskás, em Budapeste. Este embate, que vai testar o regresso parcial dos adeptos aos estádios, ficará marcado por uma iniciativa inédita: a bola de jogo será coberta por 18 desenhos infantis diferentes.

Crianças de todo o continente foram encorajadas a enviar desenhos que demonstrassem o significado que o futebol tem nas suas vidas, num concurso organizado pela Fundação das Crianças da UEFA (UEFA Foundation For Children) juntamente com dez organizações parceiras. Os desenhos representam as obras de 18 crianças de diferentes proveniências e de dez organizações europeias que colaboram com a Fundação das Crianças da UEFA. 

Os trabalhos vencedores foram selecionados a partir de mais de 200 propostas apresentadas ao presidente do conselho de curadores da fundação, Aleksander Čeferin, que é também o presidente da UEFA. Crianças de nove países europeus (República Checa, Alemanha, Hungria, Lituânia, Países Baixos, Portugal, Eslovénia, Espanha e Suíça) verão os seus desenhos incluídos na bola, que refletirá como o futebol é representado na imaginação e sonhos dos mais novos.

O desenho de Sara

A portuguesa Sara é uma das crianças que ajudou a decorar a bola da Supertaça europeia. A menina foi membro do programa Brincar de Rua da ONG Ludotempo, que nasceu em Leiria e foi recentemente premiado pela UEFA, por proporcionar às crianças a prática desportiva num ambiente seguro. 

Em declarações ao site da UEFA e a fpf.pt, Sara explicou o processo criativo que a levou a fazer um desenho vencedor. “A minha atividade favorita é jogar futebol com as minhas amigas. Para mim, o futebol é amizade e união. Tentei demonstrar isso com o meu desenho. É um campo de futebol com corações e raparigas de mãos dadas", afirmou a menina.

Luís Figo aplaude iniciativa

O antigo internacional português Luís Figo aplaudiu a iniciativa da UEFA Foundation for Children: "É uma iniciativa fantástica que permite que crianças tenham um impacto num dos mais importantes jogos do calendário da UEFA", disse o antigo jogador da Seleção Nacional, que é um dos apoiantes de relevo da organização, que apoia mais de 250 projetos que ajudam crianças em todo o planeta.
 
"Estou entusiasmado por ver a bola que será usada na Super Taça da UEFA no dia 24 de Setembro. Estarei certamente com o meu pensamento na Sara e nas restantes 17 crianças envolvidas no projeto cujos desenhos estarão visíveis na bola de jogo", acrescentou Figo.

Aleksander Čeferin encantado

O presidente da UEFA, e líder do conselho de curadores da Fundação da UEFA para as Crianças, considerou "motivador ver tantos desenhos excelentes e ouvir as histórias das criaças",

“Tenho a certeza de que as crianças ficarão muito felizes por verem os seus desenhos na bola do jogo da Supertaça Europeia e por saberem que as estrelas do jogo marcarão golos com ela. Espero que a alegria que sentem por ver a sua arte na bola, e numa partida tão importante, as motive não só para jogar futebol, mas também para seguir os seus sonhos”, referiu.


;
;
10 de Setembro 2020
Foto

UEFA

Notícias