Regresso vitorioso

Seleção Sub-21

Sub-21 bateram o Chipre por 4-0, em Larnaca, no primeiro jogo após o interregno competitivo.

RELATÓRIO MEDIA

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO TÉCNICO

A Seleção Nacional sub-21 bateu esta sexta-feira, em Larnaca, a congénere do Chipre por 4-0, num encontro referente ao grupo 7 da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021.

Rui Jorge, tinha dito na antevisão ao Chipre-Portugal que os seus jogadores teriam de circular a bola rapidamente para encontrar espaços junto à baliza cipriota e foi isso que os internacionais portugueses tentaram fazer desde o primeiro minuto, com resultados animadores.

Quando Diogo Leite inaugurou o marcador aos 7’, com um excelente remate de pé esquerdo à entrada da área adversária, já Jota (2’) tinha “obrigado” Paraskevas a uma boa defesa.

As tentativas de saída do Chipre para o ataque eram muitas vezes “cortadas pela raiz” através da pressão asfixiante imposta pela Equipa das Quinas, que tinha frequentemente todos elementos da linha defensiva instalados no meio-campo adversário.

Apesar do calor (estavam 37 graus à hora do jogo), Portugal controlava, dominava e criava perigo – Gedson, por exemplo, esteve perto de aumentar a vantagem com remates perigosos, aos 10’ e 17’ –, mas ao mesmo tempo desgastava os jogadores do Chipre, que se viam numa missão de esforço difícil de suportar durante 90 minutos.

Foi, por isso, com naturalidade que a Equipa das Quinas chegou ao 2-0 no final da primeira parte: Diogo Leite marcou novamente, desta vez de cabeça, aos 27’, após cruzamento bem medido de Nuno Mendes.

O segundo tempo teve a mesma toada, mas mais virilidade por parte do Chipre – precisamente pelo cansaço acumulado no primeiro tempo. Sem passar por grandes calafrios, Portugal foi sempre tentando encontrar os melhores caminhos para o golo e conseguiu marcar mais 2 vezes, por Jota (53’) e João Mário (85’).

Destaque, nesta partida, para as estreias de Nuno Mendes, Pedro Gonçalves, Joelson Fernandes e João Mário como internacionais sub-21.

Com este resultado, Portugal soma 12 pontos e continua na segunda posição do grupo 7 de qualificação para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021.

Clique aqui para consultar todos os resultados desta fase de apuramento

Rui Jorge em discurso direto:

"Foi um jogo dentro do que esperávamos, tivemos domínio territorial sobre a equipa do Chipre. Pela aglomeração de jogadores poderia ser difícil chegar ao golo, mas tivemos a felicidade de marcar cedo. Depois, acho que fizemos um jogo seguro na sua globalidade, a jogar muitas vezes simples, sem deixar a bola parar, sem deixar o jogo morrer. Portanto, satisfeito. É sempre importante vencer, assim como olharmos para o jogo e sentirmos que a equipa teve alguns dos princípios que nós pretendemos. Vi hoje isso aqui."

"Os jogadores responderam bem, atendendo até ao calor que se fez sentir. Claro que nós notamos que eles não estão no seu melhor ponto, na sua melhor forma, mas é perfeitamente natural. Não somos só nós, acredito que outras seleções estão na mesma situação. É para todos, mas temos a vantagem de termos jogadores - tanto os que jogam como o que estão de fora - com um nível muito alto."

"Quando chamo jogadores não tenho muitas dúvidas que se vão integrar bem na equipa. Eles sabem que vão entrar num grupo bom, são, em que todos se respeitam. Brincando um pouco, é pena que o grupo não possa ser maior porque há mais elementos que mereciam estar constantemente neste apuramento. A nossa tarefa é escolher só 23 e os que cá têm estado têm-se portado bem."

Diogo Leite em discurso direto:

"Estou feliz por ter feito os dois golos, não escondo que é sempre especial marcar pela seleção, mas o mais importante é a vitória. Acho que a equipa fez um jogo bem conseguido. Tivemos a bola na maior parte do tempo, criámos oportunidades, fizemos golos e estamos todos contentes pelo resultado. Agora é continuar a trabalhar e pensar no próximo jogo."

Nuno Mendes em discurso direto:

"Foi uma boa estreia, senti-me à vontade. Toda a gente me acolheu muito bem e acho que isso foi importante para estar confortável em campo. Não é fácil integrar-me logo na dinâmica da equipa, mas estou a perceber as ideias do treinador e é muito importante ouvir o que ele quer, estar atento nos treinos, para me adaptar rapidamente."

"Uma vitória é sempre importante, dá à equipa ainda mais vontade de continuar a ganhar e agora temos de nos focar na Bielorrússia."

João Mário em discurso direto:

"Claro que foi especial fazer a minha estreia, ainda para mais com um golo. No entanto, o mais importante é sempre o triunfo da equipa e o passo que demos na nossa caminhada neste apuramento. A exibição foi boa, controlámos sempre o jogo, tivemos muito mais ocasiões flagrantes e o Chipre raramente chegou à nossa baliza. Queremos novamente três pontos no próximo jogo para continuarmos a perseguir o nosso objetivo."

 

Ficha de jogo
Fase de apuramento para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021
Grupo 7 - 5.ª jornada
AEK Arena, Larnaca (Chipre)

Árbitro: Urs Schnyder (Suíça)
Árbitros assistentes: Marco Zürcher (Suóça) e Jan Köbeli (Suíça)
Quarto árbitro: Luca Cibelli (Suíça)

Chipre 0-4 Portugal (0-2 ao intervalo)

Chipre: Antreas Paraskevas; Konstantinos Sergiou, Pavlos Korrea, Christos Shelis, Kostas Pileas (Thomas Nikolaou, 47'); Nikolas Panayiotou, Danilo Spoljaric (Petros Ioannou, 47'), Michalis Charalampous (Konstantinos Konstantinou, 57'), Costas Anastasiou, Marios Peratikos (Andreas Neophytou, 88') e Andreas Katsantonis (Iasonas Pikis, 76')
Suplentes não utilizados: Demetris Demetriou, Kyriakos Antoniou, Petros Psychas, Thomas Nikolaou e Daniil Paroutis
Treinador: Savvas Damianou
Golos:.-
Disciplina: cartão amrelo a Kostas Pileas (45'+4) e Konstantinos Konstantinou (85')

Portugal: Diogo Costa; Tomás Tavares, Diogo Leite, Tiago Djaló, Nuno Mendes; Florentino (Miguel Luís, 77'), Gedson Fernandes (Pedro Gonçalves, 59'), Vítor Ferreira (Daniel Bragança, 77'), Pedro Neto (Joelson Fernandes, 59'), Jota (João Mário, 77') e Dany Mota
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Pedro Pereira, Rúben Vinagre e Pedro Mendes
Treinador: Rui Jorge
Golos: Diogo Leite (8' e 28'), Jota (54') e João Mário (86')
Disciplina: cartão amarelo a Nuno Mendes (65') e Miguel Luís (83')


;

Notícias