PLACARD vai colorir a final da Taça de Portugal com 17 mil camisolas

Taça de Portugal Placard

Mesmo sem adeptos no estádio, todos os intervenientes poderão sentir as suas cores refletidas nas bancadas.

A festa da Taça de Portugal Placard sempre foi um evento marcante no que diz respeito à vivacidade, cor e emoção dos ambientes vividos. Nesta 80.ª edição da Prova Rainha - apesar das condicionantes em vigor devido à covid-19 e que impossibilitam a presença de público - a envolvência no Estádio Cidade de Coimbra, palco da final, vai ser igualmente apaixonante dentro e fora das quatro linhas.

A marca PLACARD, que desde a edição de 2015/2016 dá o naming à competição, vai este ano proporcionar um colorido especial nas bancadas ao qual ninguém ficará indiferente. Neste encontro, que coloca frente a frente o SL Benfica e o FC Porto, serão 17 mil camisolas personalizadas que vão estar nas cadeiras do recinto desportivo. Metade serão azuis e a outra metade vermelhas. Todas com a alusão à imagem gráfica da Taça de Portugal Placard, assim como, da 80ª edição da prova.

Mesmo sem adeptos no estádio, todos os intervenientes poderão sentir, com a mesma paixão, a emoção do futebol ao ver as suas cores refletidas nas bancadas. Esta iniciativa vem no seguimento da política de responsabilidade social da FPF e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, materializada através da marca Placard, que irá prolongar-se após o final do encontro: todas as camisolas serão distribuídas entre as casas dos respetivos clubes e instituições de cariz social.

Declarações da Dr.ª Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa:

1 Sem público nas bancadas do Estádio Cidade de Coimbra, o Placard vai colorir a final com milhares de camisolas. Como surgiu esta ideia e qual é o objetivo desta iniciativa? Considera que esta ação vai ter impacto tanto nos intervenientes (equipas), como nas pessoas que estarão a acompanhar pela transmissão televisiva?
"Nada substitui a paixão pelo futebol ao vivo e a cores! Mas acreditamos que com esta iniciativa seja possível atenuar visual e simbolicamente a ausência dos adeptos no Final da Taça, uma das maiores festas do desporto nacional e que este ano, pelas circunstâncias que todos vivemos, será disputada num estádio vazio. E, por isso, cada camisola representará um adepto, toda a sua paixão e entusiasmo, numa ação que também pretende ser motivadora para os jogadores e equipas técnicas do Benfica e do FC Porto que estarão no Estádio Cidade de Coimbra e que são quem mais “sofre” com a falta de público".

2 Estas camisolas vão, posteriormente, ser doadas a instituições de responsabilidade social à escolha dos clubes finalistas. É, novamente, o futebol a dar o exemplo por causas solidárias, certo?
"Pela importância que tem na sociedade, pelo seu sentido mobilizador, e pelas emoções que gera junto de milhões de pessoas de todas as idades e condição social em todo o mundo, o futebol tem que dar o exemplo na promoção das causas solidárias e deve sensibilizar os seus adeptos para adoção de comportamentos sociais e ambientalmente responsáveis. Este é um pequeno exemplo simbólico do que é possível fazer".

3 – A FPF e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa caminham, lado a lado, desde 2012, com forte associação às Seleções Nacionais e Taça de Portugal. Que balanço faz destes oito anos de ligação?
"É um caminho com um balanço muito positivo, no qual a FPF e a Santa Casa têm potenciado a promoção de valores e causas sociais através das sinergias criadas entre as duas entidades. Destaco o trabalho muito profícuo, em termos de projetos de responsabilidade social, por exemplo, que tem sido desenvolvido conjuntamente com as Seleções Nacionais e no âmbito da Taça de Portugal".

4 – A Taça de Portugal é Placard desde 2015. Quão importante foi este passo para a consolidação da estratégia no que diz respeito ao desporto, neste caso o futebol?  
"Com o lançamento do jogo Placard, a associação da marca à Taça de Portugal acabou por ser uma evolução natural na consolidação desta parceria, com o objetivo de aprofundar o trabalho conjunto que já vinha sendo desenvolvido entre as duas instituições. Além disso, a Taça de Portugal materializa na perfeição o espírito de universalidade e simplicidade do futebol, tornando este desporto um importante instrumento de comunicação para se fazer chegar a cada vez mais pessoas uma mensagem solidária e de sensibilização social".

Dr.ª Maria João Matos, Diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Dr.ª Maria João Matos, Diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa


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31 de Julho 2020
Foto

Diogo Pinto/FPF

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