Seleção A

Miguel: “Joguei com as botas do Lúcio”

Seleção A

23 de setembro de 1987. Suécia, 0 Portugal, 1. Estádio de Rasunda, Estocolmo.

Quando chegou à Seleção Nacional, em setembro de 1987, os problemas de Saltillo estavam mais do que resolvidos, o mesmo é dizer que todos os jogadores já estavam disponíveis. Miguel regista esse facto para, assim, dar mais ênfase à sua primeira chamada por indicação de Juca/Oliveira. “A minha estreia foi contra a Suécia, joguei no centro da defesa, tendo Venâncio ao meu lado. Ganhámos 1-0, golo do Fernando Gomes, num jogo de apuramento para o Campeonato da Europa de 1988”.

Miguel jogava então no Vitória SC, então treinado pelo brasileiro Marinho Peres, numa época em que o clube vitoriano fez “um excelente campeonato”, acabando no terceiro lugar. “Quando a equipa está bem, como era o caso, a nossa evolução é superior. Estava confiante e a fazer uma boa época”, regista o antigo defesa central, que, por essa razão, considerou normal a sua chamada.

Sobre o jogo de estreia, Miguel olha para trás e conclui. “Fiz um jogo espetacular. A equipa esteve muito consistente, ganhámos bem, mas infelizmente serviu-nos de pouco porque não conseguimos qualificar-nos para o Europeu’88”.

Ainda sobre a estreia, Miguel nunca esquecerá um episódio mesmo em cima da hora do jogo. “Tive um problema com as minhas chuteiras, e joguei com as do Lúcio, guarda-redes suplente, que, na altura, jogava no Varzim. Eram um pouco apertadas, mas tudo se resolveu. No fim do jogo, o Lúcio deu-me os parabéns pela boa exibição e justificou essa boa exibição por ter usado as botas dele”.

Miguel ainda foi chamado por mais quatro vezes à principal seleção portuguesa, num trajeto que o deixou “orgulhoso, como é óbvio”, embora reconheça que deveria ter jogado um pouco mais.


;

Notícias