Euro 2020 mantém nomenclatura

FPF

Europeu mantém a mesma designação. Reagendamento ou adiamento do Europeu de sub-21 analisados a 11 de maio. Forte recomendação para a conclusão das primeiras divisões nacionais.

UEFA pretende manter a visão original para assinalar o 60.º aniversário da competição. Opções para o reagendamento ou adiamento do Europeu de sub-21 serão apresentadas e analisadas a 11 de maio. Reinício dos campeonatos discutido.

O Comité Executivo da UEFA que se reuniu esta quinta-feira, através de videoconferência, recebeu atualizações sobre os Grupos de Trabalho criados em parceria com a Associação Europeia de Clubes (ECA), Ligas Europeias (EL) e FIFPRO Europa. Das duas hipóteses a serem examinadas pelo Grupo de Trabalho de Calendarização, ambas preconizam o reinício dos campeonatos nacionais antes das competições europeias, com uma das hipóteses a preconizar a realização de ambos em paralelo e a outra a estabelecer o fim dos campeonatos antes do reinício das competições europeias, em agosto.

Como resultado de apresentações efetuadas pelas autoridades futebolísticas de Bélgica e Escócia, o Comité reconhece os assuntos identificados e aprovou as Diretrizes sobre os princípios de elegibilidade para as competições europeias de 2020/21. As Diretrizes refletem o princípio de que a admissão às competições de clubes da UEFA deve ser sempre baseada no mérito desportivo.

Assim, a UEFA apela às federações e ligas que explorem todas as opções possíveis para concluir todas as competições nacionais que deem acesso às competições de clubes da UEFA. No entanto, a UEFA sublinha que a saúde de jogadores, espectadores e todos os envolvidos no futebol, bem como o publico em geral, deve continuar a ser a preocupação principal neste momento.

O cenário ideal, caso a situação de pandemia o permita, é terminar as competições nacionais atualmente suspensas, permitindo aos clubes apurarem-se para as competições de clubes da UEFA com base no mérito desportivo, tal como no formato original. Caso isso não seja possível, em particular devido a problemas de calendarização, seria preferível que as competições suspensas fossem reatadas, mas com um formato diferente, por forma a facilitar que os clubes se qualificassem com base no mérito desportivo.

Ao mesmo tempo que envidam os esforços possíveis para concluir as competições nacionais, as Federações e/ou Ligas podem ter motivos legítimos para as dar por concluídas, em particular nos seguintes casos:
- existência de uma ordem oficial a proibir eventos desportivos, de forma a que as competições nacionais não possam ser completadas até uma data que tornasse possível o fim da época atual em tempo oportuno antes do início da próxima.
- inultrapassáveis problemas económicos que levem a que seja impossível terminar a temporada porque colocaria em risco a estabilidade financeira a longo prazo da competição nacional e/ou clubes.

Se uma competição nacional terminar de forma prematura por motivos legítimos de acordo com as condições enumeradas antes, a UEFA pedirá à federação em causa, encarregue de escolher os clubes para as competições europeias de 2020/21 com base no mérito desportivo em 2019/20, o seguinte:
- o procedimento para a escolha de clubes deve basear-se em princípios objetivos, transparentes e não-discriminatórios. Em última instância, as Federações e Ligas devem ter a capacidade para decidir a classificação final das suas competições nacionais, sempre tendo em conta as circunstâncias específicas de cada competição;- a determinação final sobre vagas elegíveis para as competições de clubes da UEFA deve ser confirmadas pelos órgãos competentes relevantes a nível nacional.

A UEFA reserva-se o direito de recusar ou avaliar qualquer clube proposto por uma Federação cuja competição nacional tiver terminado de forma prematura nos seguintes casos:
- as competições nacionais não terem terminado prematuramente com base nos motivos enumerados nestas diretrizes da UEFA ou com base em qualquer outro motivo legítimo de saúde pública;
- os clubes terem sido escolhidos após um procedimento que não tenha sido objetivo, transparente e não-discriminatório, dessa forma não se considerando que os clubes escolhidos se qualificaram com base no mérito desportivo;
- exista a perceção pública de injustiça na qualificação do clube.

UEFA EURO 2020
Na sequência do adiamento do  EURO 2020 para o Verão de 2021, e após uma ponderada análise interna, bem como várias conversas com parceiros, o Comité Executivo da UEFA decidiu que o torneio vai continuar a ser designado como UEFA EURO 2020. Esta decisão permite à UEFA manter a visão original do torneio para assinalar o 60.º aniversário do Campeonato da Europa da UEFA (1960–2020).

Para além disso, servirá para recordar como toda a família do futebol se uniu para responder às circunstâncias extraordinárias da pandemia do COVID-19 e o período difícil que a Europa e o Mundo viveram em 2020.

Esta escolha está em linha com o compromisso da UEFA para tornar o UEFA EURO 2020 sustentável e não gerar quantidades adicionais de desperdício. Aquando do anúncio do adiamento do torneio, já tinha sido produzido muito material com grafismo específico. Uma mudança do nome do evento significaria a destruição desse material e a produção de outro.

Campeonato da Europa Sub-21
O Comité ficou a saber que opções para o reagendamento ou adiamento do torneio serão apresentadas e analisadas pelo Comité de Competições de Seleções a 11 de maio, com uma decisão final a ser tomada no Comité Executivo, a 27 de maio de 2020, data da próxima reunião.


;
;
23 de Abril 2020
Redigido por

C/UEFA

Foto

FPF

Notícias