Algarve Cup

Francisco Neto dá o mote para a Suécia

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional quer Portugal competitivo os 90 minutos frente às nórdicas.

A Seleção Nacional Feminina A realizou, esta segunda-feira, o último treino em Almancil, tendo em vista a preparação do jogo com a Suécia, próxima adversária da Equipa das Quinas na Algarve Cup. Em causa está a atribuição do sétimo lugar do torneio.

Na antevisão da partida, Francisco Neto teceu grandes elogios à Suécia, terceira classificada no último Mundial, e mostrou vontade de diminuir em campo as diferenças que separam as portuguesas das nórdicas. Ainda assim, fez saber que Portugal só conseguirá travar a Suécia se for mais competitivo do que tem sido na presente edição da Algarve Cup.

"Temos de ser mais competitivos. Frente à Itália e à Bélgica, não conseguimos apresentar o nível desejado durante os 90 minutos, só em determinadas fases do jogo. Temos que dar um passo em frente nesse sentido. Ser mais competitivos, mostrar foco e organização durante os 90 minutos. Isso é que nos permitirá estar mais próximos das vitórias", avisou Francisco Neto.

Lembrando que a Suécia "fez um Campeonato do Mundo brilhante", o Selecionador Nacional traçou o perfil da adversária da armada lusa na terceira ronda da Algarve Cup: "A Suécia tem jogadoras com um potencial individual enorme, mas valem muito pelo coletivo. No que respeita ao estilo de jogo, apresenta uma dinâmica ofensiva muito interessante, com capacidade para jogar tanto por dentro como por fora. Além disso, são capazes de jogar bem pelo chão e pelo ar, por isso fizeram um Mundial tão bom". 

Apesar dos elogios às suecas, Francisco Neto defendeu que a seleção portuguesa deve preocupar-se acima de tudo com o seu jogo. "A nossa grande preocupação é com o nosso jogo e a forma como encaramos um adversário tão poderoso. Temos de nos focar naquilo que somos como equipa para estarmos ao melhor nível possível", explicou, revelando que haverá alterações no onze "em função das lesões e de alguma fadiga acumulada no grupo".

"Iremos apresentar o onze mais fresco possível frente à Suécia", prometeu. O jogo está agendado para terça-feira, pelas 20h00, no Estádio Algarve, e passará em direto no Canal 11.

13.º encontro entre portuguesas e suecas

O Portugal-Suécia de terça-feira vai ter lugar no Estádio Algarve (20h00) e será o 13.º encontro entre as duas seleções, com o saldo claramente favorável à formação nórdica, apesar de ter perdido na sua última presença na Algarve Cup. São onze vitórias suecas contra apenas duas portuguesas.

Diana Silva e Cláudia Neto marcaram no útimo triunfo luso, tem março de 2019, endo o golo da centrocampista do Wolfsburg chegado já em cima do tempo de compensação. Nathalie Björn fez o golo sueco nessa partida, que teve lugar no Estádio Municipal de Albufeira. A vitória anterior da formação portuguesa aconteceu em 1997.

Em busca da primeira vitória no torneio

A armada de Francisco Neto ainda não pontuou na edição 2020 da Algarve Cup depois de ter perdido por 2-1 frente à Itália, e 1-0 com a Bélgica. O mesmo acontece com a Suécia, derrubada, primeiro, pela Alemanha (1-0) e, depois, pela vizinha Dinamarca (2-1).

Árbitra vem da República Checa

A checa Olga Zadinova vai dirigir o encontro de terça-feira entre Portugal e Suécia, com a ajuda da francesa Elodie Coppola e da italiana Francesca Di Monte. A portuguesa Sílvia Domingos voltará a desempenhar funções de quarto árbitro em jogos da Seleção Nacional na Algarve Cup. 

PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL:

10.03.2020 | terça-feira
20h00 - Jogo Portugal x Suécia - Estádio Algarve 


;
;
9 de Março 2020
Foto

FPF/Diogo Pinto