Seleção Sub-17 Futsal Feminino

Sofia Castro: "Temos de suplantar as adversidades"

Futsal Fem. - Sub-17

No dia em que assinala o seu 16.º aniversário, a ala/pivô não esconde o nervosismo inerente à competição e ao facto de se poder estrear com a Camisola das Quinas.

A Seleção Nacional de futsal feminino sub-17 concentrou-se esta segunda-feira em Oeiras e cumpre o seu primeiro treino no Pavilhão da Quinas dos Lombos, pelas 16h00.

A Equipa das Quinas viaja na terça-feira para os Açores, onde jogará nos dias 11 e 12 de março diante da sua congénere russa, na Praia da Vitória e em Angra do Heroísmo,  respetivamente.

Neste primeiro dia de estágio, Sofia Castro festeja o seu 16.º aniversário.

“Trata-se de uma experiência diferente festejar o aniversário com a Seleção. Está a ser uma experiência positiva. O trabalho é rigoroso e exigente. Trata-se de um aniversário com mais pressão, mas é sempre bom estar neste grupo.”


Apesar de já ter sido chamada à Seleção por duas vezes, poderá cumprir a sua primeira internacionalização e não esconde que pode existir algum nervosismo.

“Já estive na Seleção, mas este é o meu primeiro estágio competitivo. É natural que exista alguma pressão inerente ao facto de me poder estrear, mas isso faz parte. Se queremos ser atletas de alta competição, temos de saber viver com isso e de suplantar as adversidades. A equipa está calma. Hoje temos o primeiro dia de trabalhos e vamos dar o nosso máximo para podermos chegar bem aos jogos com a Rússia.”

A formação russa é uma das mais fortes no futsal feminino e ala/pivô lusa não espera facilidades, apesar de apontar à vitória.

“Esperamos dois jogos muito competitivos e bem disputados. Esperamos fazer um bom trabalho, demonstrando espírito de equipa e tentando que o nervosismo inerente à competição não se faça sentir. Os jogos deverão ser pautados pelo equilíbrio e tudo faremos para sair vitoriosas. Nestes jogos também há o fator sorte, mas tudo faremos para que não dependamos dela. Estamos confiantes num bom resultado já neste primeiro jogo, pois é nele que temos de nos focar.”

Sofia Castro começou a jogar futsal aos sete anos na Sportfut e aos 13 anos rumou ao FC Vermom, clube que representa desde então.

“Comecei com sete anos, a jogar com rapazes, numa equipa de Braga, que na altura era a Sportfut. Aos 13 anos passei a jogar apenas com raparigas num campeonato só para raparigas, ao serviço do FC Vermoim.”

Eis as 14 convocadas por Ricardo Azevedo:

Acad, Alves Roçadas: Rita Mourão
AD Jorge Antunes: Maria Costa
FC Vermoim: Sofia Castro
Feijó / Metaseguros: Inês Padinha
GD Gafanha: Ana Oliveira
Novasemente Cavalinho: Ana Cardoso
SL Benfica: Inês Maia; Mariana Teixeira
Sport Lagos Benfica: Leonor Nande
Sporting CP: Inês Lopes, Matilde Cristo, Sara Galhardo e Sofia Rosendo
União 1919: Beatriz Matos

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Eis o programa completo:
09.04.2020 | segunda-feira
16h00 Treino (Pavilhão Quinta dos Lombos)

10. 04. 2020 | terça-feira
09h25: partida para a ilha Terceira
16h30: treino (Pavilhão Municipal de Angra)

11.04.2020 | quarta-feira
10h30: treino (Pavilhão Municipal de Angra)
19h00: jogo PORTUGAL x RÚSSIA (Pavilhão Complexo Desportivo Vitorino Nemésio)

12.03.2020 | quinta-feira
19h00 PORTUGAL x RÚSSIA (Pavilhão Municipal de Angra)

13.03.2020 | sexta-feira
19h40 Partida para Lisboa
22h55 Chegada a Lisboa


;

Notícias