Seleção A

Hilário: “Os golos bem regados de Matateu”

Seleção A

11 de novembro 1959. França-Portugal, 5-3. Estádio Colombes, Paris.

Hilário da Conceição tinha 19 anos quando foi chamado pela dupla José Maria Antunes/Béla Guttmann para integrar a Seleção Nacional para um jogo particular com a França no mítico Estádio Colombes, palco dos Jogos Olímpicos de 1924 e do Mundial de 1938.

Os franceses tinham nas suas fileiras dois dos melhores jogadores da sua história: Kopa e Fontaine. Foram eles que catapultaram os “bleus” para a vitória, sobretudo o segundo que marcou 4 golos nesse jogo para gáudio dos 70 mil espectadores que lotaram o estádio de Paris.

Hilário recorda “arrepiado” o momento em que “o senhor Guttmann deu o 11 no balneário e no qual eu estava incluído” mas para a memória eterna fica o ‘desafio’ que Matateu lançou ao próprio treinador. Conta Hilário: “O Matateu virou-se para Guttmann e perguntou-lhe se podia beber duas cervejas. Uma antes do jogo e outra ao intervalo. E disse-lhe: “se autorizar, eu marco dois golos”. O senhor Guttmann respondeu: “bebes as cervejas quando for o Belenenses-Benfica”. Julgava ele que o efeito seria mau para o Matateu. A verdade é que ele fez dois golos… E bem regados, pois bebeu mesmo as cervejas. Tivesse ele pedido mais…”

A estreia na capital francesa Paris não foi auspiciosa para Hilário que só voltaria a jogar pela seleção em maio de 1961. Então, num jogo de qualificação para o Mundial, frente a Inglaterra (1-1), o lateral leonino iniciou a jogada para o golo de José Águas. “A partir daí, nunca mais saí e até ao fim da minha carreira fui titular na Seleção”.

Algumas das camisolas históricas da Seleção Nacional estão aqui 


;
;
21 de Fevereiro 2020
Foto

FPF

Notícias