FPF integra projeto europeu iFLipp

Responsabilidade Social

Iniciativa tem como objetivo principal fomentar a inclusão no futebol.

O início do projeto europeu iFLipp (Innovating Football Leadership: Inclusion through Policy and Practice) que procura a inclusão no futebol, apoiado pelo programa ERASMUS+ e que conta com a participação da FPF arrancou, esta terça-feira, em Amesterdão.

O projeto terá a duração de três anos e será liderado pela Fare Network, organização que reúne indivíduos, grupos informais e organizações no combate à desigualdade no futebol e utilização do desporto como meio de mudança social.

A Federação Portuguesa de Futebol, numa ótica de continuidade do seu plano de ações de responsabilidade social, formará equipa com os restantes parceiros – Integrated Dreams, Federação de Futebol de Malta, EUSA, DiscoverFootball e Erasmus University Rotterdam, no desenvolvimento de um programa apoiado por fundos do programa de desenvolvimento europeu ERASMUS+.

A ideia passa por se investigar qual o estado atual da representatividade das mulheres, em geral, e muito em particular das minorias étnicas, nas posições de liderança no futebol. Será, ainda, desenvolvido um plano de ação concertado e, posteriormente, implementado a nível nacional e europeu.

Estão previstas ações de desenvolvimento da iniciativa, tais como a criação de um Curso Online (MOOC), de uma plataforma online para a comunidade, da produção de um manifesto com recomendações de políticas e ações e ainda a realização de várias reuniões, workshops e conferências, de forma a que o propósito do projeto seja atingido: apoiar práticas inclusivas de liderança, promoção da igualdade de oportunidades e boa governança no futebol.

Fare Network - Principal organização europeia na luta contra o racismo e a discriminação no futebol

A Fare Network é a parceira da UEFA na área da inclusão e procura combater todas as formas de discriminação, incluindo o racismo, o nacionalismo de extrema-direita, o sexismo, a trans e a homofobia e a discriminação contra pessoas com deficiência.

Clique aqui para saber mais sobre a organização.


;
;
19 de Fevereiro 2020
Foto

FPF

Notícias