Seleção A Futsal Feminina

Croácia, Polónia e Eslovénia no caminho

Futsal Fem. - Seleção A

Portugal vai disputar a qualificação para o Euro 2021 de Futsal Feminino entre os dias 1 e 6 de setembro.

A Seleção Nacional A de futsal feminino conheceu esta quinta-feira, no sorteio da UEFA, em Nyon, os seus adversários na Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa de 2021.

A Equipa das Quinas, vice-campeã da Europa e segunda classificada no ranking da UEFA, ficou integrada no Grupo 2, juntamente com as seleções de Croácia, Polónia e Eslovénia. As partidas serão disputadas na cidade de Karlovac, na Croácia, entre 1 e 6 de setembro.

Avançam para a fase final, a decorrer de 11 a 14 de fevereiro de 2021, os quatro vencedores de cada grupo. 

Em declarações ao fpf.pt, o Selecionador Nacional de futsal feminino, Luís Conceição, disse que uma Ronda de Elite "encerra sempre grandes dificuldades" e traçou o perfil dos adversários de Portugal, fazendo notar que a armada lusa só admite marcar presença na sua segunda fase final.

"Tivemos a oportunidade de defrontar a Eslovénia em dois jogos que fizemos no Funchal, em 2018. Ganhámos as duas partidas, mas constatámos que é uma equipa em crescimento e que nos pode criar problemas em contra-ataque. Ainda vamos estudar bem os outros dois adversários. Sobre a Polónia, sabemos que é um conjunto rotinado e um bom entrosamento, pois trabalha há algum tempo. A Croácia também nunca surgiu no nosso caminho, mas é uma equipa capaz de surpreender. Provou-o na qualificação para o último Europeu de Futsal Feminino, pois esteve na luta para se qualificar até ao fim. Uma jogadora da Croácia [Tomislava Matijević] terminou a qualificação na lista das marcadoras, com seis golos. Jogar na Croácia? Pode ser uma vantagem para a seleção da casa. Mas Portugal é vice-campeão e só pensa em marcar presença em mais uma fase final. É com essa ambição que vamos iniciar a Ronda de Elite".

Jorge Braz no sorteio

Portugal esteve representado no sorteio, em Nyon, pelo Coordenador Técnico das seleções nacionais de futsal, Jorge Braz, e o Team Manager Mário Pereira.

O apuramento para o Euro 2021 de Futsal Feminino conta com a participação de 24 seleções, incluindo as estreantes Bósnia e Gibraltar. Antes da Ronda de Elite, que Portugal vai disputar em setembro, as 11 seleções com o ranking mais baixo disputarão uma ronda preliminar em maio.

 Avançam para a fase final, a decorrer de 11 a 14 de fevereiro de 2021, os quatro vencedores de cada grupo.

Eis o resultado do sorteio: 

RONDA DE ELITE (1-6 SETEMBRO)
Grupo 1 [Jogos na Bielorrússia]: 
Rússia (3.ª no ranking UEFA)
Hungria (5.ª)
Bielorrússia (12.ª)
Vencedor do Grupo B da ronda preliminar

Grupo 2 [Jogos na Croácia]
PORTUGAL (2.ª no ranking UEFA; vice-campeã da UEFA)
Croácia (8.ª)
Polónia  (11.ª)
Eslovénia (13.ª)

Grupo 3 [Jogos na Ucrânia]
Ucrânia (4.ª)
Finlândia (6.ª)
República Checa (10.ª)
Vencedor do Grupo C da Ronda Preliminar

Grupo 4 [Jogos na Suécia]
Espanha (1.ª no ranking; campeã da Europa)
Itália (7.ª)
Suécia (9.ª)
Vencedor do Grupo A da Ronda Preliminar

CAMINHADA RUMO AO EURO 2021 DE FUTSAL FEMININO
Ronda preliminar: 5–10 Maio de 2020
Ronda de elite: 1–6 Setembro de 2020
Fase Final: 11/12 e 13/14 de Fevereiro de 2021


;
;
13 de Fevereiro 2020
Foto

UEFA