Seleção A Futsal

Glória e crescimento

Futsal - Seleção A

Celebram-se, esta segunda-feira, dois anos da conquista do Euro 2018, alavanca do crescimento do futsal em Portugal.

10 de fevereiro é um dia mágico. A gloriosa vitória no Campeonato da Europa de Futsal 2018, em Liubliana (Eslovénia), foi um marco histórico no desporto português. Para além de ter sido o primeiro grande título da Seleção Nacional - há muito ambicionado e desejado -, o Ouro conquistado pela Equipa das Quinas foi a alavanca para um crescimento sustentado do futsal nacional.

Precisamente dois anos após o fantástico triunfo da equipa orientada por Jorge Braz, essa tendência é bem visível quando nos debruçamos, por exemplo, sobre o número de praticantes da modalidade. Entre fevereiro de 2018 e 2020, registou-se um aumento de 10,96% nos praticantes (são agora mais de 35 mil). Quando se olha para os jovens, o impacto é ainda mais evidente. A partir das imagens da Seleção Nacional a festejar em Liubliana até este momento, existem mais de 14,16% jovens jogadores de futsal de Norte a Sul do País, passando pela Madeira e Açores. No futsal feminino, em que a Seleção é vice-campeã da Europa, este crescimento também é notório, registando-se um aumento de 8,81% de praticantes nos dois anos após o título europeu.

Há otimismo hoje, mas também fundadas esperanças no futuro. Para além da passagem da Equipa das Quinas ao Campeonato do Mundo 2020 da Lituânia, assegurada na Póvoa de Varzim, destaque ainda para a qualidade exibida pelas Seleções jovens. Os sub-19 deixaram essa marca no Euro da Letónia, cujo sonho terminou nas meias-finais.

 


;

Notícias