FPF apoia nova edição do "Nobel" da Educação

Diversidade e inclusão

FPF apoia pelo terceiro ano consecutivo a iniciativa Global Teatcher Prize que premeia os melhores professores nacionais

Considerado internacionalmente como o “Nobel da Educação”, o Global Teacher Prize (GTP) é uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o intuito de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o Mundo.

A distinção centra-se na divulgação das melhores metodologias de ensino e projetos inovadores desenvolvidos pelos professores, potenciando assim a capacidade e o aproveitamento escolar dos alunos.

O projeto internacional, promovido pela Fundação Varkey, chega agora a Portugal pelo 3º ano consecutivo, pelas mãos de Afonso Mendonça Reis, elemento do Júri Internacional e Presidente do Júri da edição portuguesa.

O júri nacional é composto por um leque abrangente de profissionais e especialistas de diversas áreas, que pretende representar os diversos quadrantes e comunidades ligadas à Educação em Portugal. Nomeadamente, o Presidente Honorário do Júri, Álvaro Laborinho Lúcio, o Presidente do Júri, Afonso Mendonça Reis, em representação da organização do Global Teacher Prize Portugal (GTPP), Pedro Carneiro, em representação da comunidade educativa, Sara Rodi, em representação dos pais, e João Brites, em representação dos alunos.

O Global Teacher Prize Portugal tem um prémio de 30.000€, valorizando a profunda importância dos professores no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos do nosso país e das comunidades onde estão inseridos. Esse é também o foco da campanha de comunicação do projeto – Obrigado Professor – onde são os próprios alunos a reconhecer esse papel e a agradecer aos seus professores tudo aquilo que eles fazem nas salas de aula de Portugal.

O concurso, que também tem edição internacional é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12º ano de escolaridade (regular ou outros) , estando as candidaturas abertas a partir do dia 14 de Janeiro até dia 4 de Março de 2020.

As candidaturas poderão ser submetidas online no site do Global Teacher Prize Portugal pelos próprios professores. Todavia, encoraja-se toda a comunidade-  pais, alunos, etc- a recomendar determinado professor que considerem merecer a referida distinção. 

A revelação do vencedor irá acontecer no evento final marcado para Maio deste ano.

Já várias personalidades e figuras públicas se associaram ao projeto em edições anteriores, entre elas o diretor da FPF João Vieira Pinto Vhils, Ricardo Araújo Pereira, Nuno Markl, Fernando Serrano, Vasco Palmeirim, Laurinda Alves, Margarida Pinto Correia, Vera Fernandes e Pedro Ribeiro.

O Global Teacher Prize Portugal conta com o apoio da Fundação Galp, Delta, Federação Portuguesa de Futebol, TVI, Rádio Comercial e Observador, Cision, GFK e Pw C permitindo assim investir na educação dos nossos jovens e impactando todos os quadrantes da sociedade, promovendo a qualidade de vida das famílias e ajudando a desenvolver uma sociedade mais próspera e sustentável.


;

Notícias