Taça da Liga Placard

Taça da Liga em Matosinhos

Futsal - Taça da Liga

O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos acolhe as sete partidas da quinta edição da prova que decorre entre os dias 9 e 12 de janeiro de 2020.

AD Modicus/Cartest, CRC Quinta dos Lombos, CCRD Burinhosa, Eléctrico FC/Grupo A Matoscar, Futsal Azeméis by Noxae, SL Benfica, SC Braga/AAUM e Sporting CP vão disputar a quinta edição da Taça da Liga Placard de futsal. Os primeiros oito classificados da primeira volta da Liga Placard medirão forças entre os dias 9 e 12 de janeiro de 2020 no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

O Pavilhão do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, com capacidade para acolher cerca de quatro mil espectadores, registou lotação esgotada (3 875 espectadores) nos dois encontros de preparação da Seleção Nacional de futsal diante da sua congénere espanhola nos dias 23 e 24 de setembro.


Presidente da CM Matosinhos garante ambiente memorável
​​​​​​Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, garante que os matosinhenses vão viver a competição com uma "intensidade especial".

“Foi com enorme satisfação que recebemos esta terça-feira a comunicação da Federação Portuguesa de Futebol sobre a atribuição da organização da Taça da Liga de futsal a Matosinhos, uma das mais importantes competições do calendário nacional da modalidade.

De 9 a 12 de janeiro de 2020, o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos irá receber oito das melhores equipas portuguesas.

Já este ano, Matosinhos vibrou com os jogos de preparação que a Seleção Nacional de futsal realizou a pensar na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2020, onde - em dois dias consecutivos -, quase oito mil pessoas assistiram no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos aos dois encontros com Espanha, numa reedição da final do Campeonato da Europa de 2018, em que Portugal se sagrou Campeão.

Esta vai ser uma excelente oportunidade para envolver a comunidade desportiva, muito particularmente os mais de 500 atletas desta modalidade a serem formados nos 12 clubes de futsal de Matosinhos, em torno de uma grande competição, dando continuidade a uma política de formação desportiva dos nossos jovens que tem merecido um grande investimento.

O melhor do futsal nacional vai dar à costa do melhor peixe do mundo e os matosinhenses já provaram que vivem estes momentos com uma intensidade muito especial. Estamos, portanto, preparados para criar um ambiente memorável em torno dos valores mais positivos do desporto, sendo uma oportunidade de ouro para a promoção turística do nosso território.”

 

O calendário de jogos será sorteado na quarta-feira (11 de dezembro), pelas 15h00, na Cidade do Futebol.

Historial
Sporting e Benfica são os únicos clubes a ostentarem este troféu nas vitrines dos seus museus e dividem o número de conquistas. O Sporting venceu as duas primeiras edições (2016 e 2017) da prova e o Benfica as duas últimas (2017 e 2018).

Na primeira edição da Taça da Liga de Futsal, disputada em janeiro de 2016, em Oliveira de Azeméis, os leões bateram na final a Associação Desportiva do Fundão. Belenenses, Benfica, Burinhosa, AD Modicus, SC Braga/AAUM e SL Olivais foram os outros participantes.

Em 2017, a formação leonina voltou a vencer a AD Fundão, numa reedição da final anterior. AD Modicus, Belenenses, SC Braga/AAUM, Benfica, Futsal Azeméis e Leões de Porto Salvo foram os outros emblemas presentes em Gondomar, na segunda edição da prova.

Na terceira edição, realizada em 2018 no Multiusos de Sines, o Benfica quebrou a hegemonia do Sporting, vencendo na final os rivais lisboetas. Nesta edição do certame marcaram ainda presença SC Braga/AAUM, AD Fundão, CF ‘Os Belenenses’, Unidos Pinheirense, Futsal Azeméis by Noxae e Modicus.

Na última edição que decorreu novamente no Multiusos de Sines, o Benfica voltou a superiorizar-se na final disputada diante do SC Braga/AAUM. AD Modicus, Eléctrico FC, Futsal Azeméis, AD Fundão, CR Leões de Porto Salvo e Sporting CP foram as restantes equipas na prova.

A Taça da Liga de futsal é disputada pelos oito primeiros classificados da primeira volta da Liga Placard. AD Modicus, SL Benfica, SC Braga/AAUM e Sporting CP são os únicos clubes presentes nesta quinta edição que também marcaram nas restantes quatro. O CRC Quinta dos Lombos estreia-se na prova.


;
;
10 de Dezembro 2019
Foto

André Sanano/FPF

Notícias