Seleção Sub-19 Futsal

Tiago Velho e a paixão pela baliza

Futsal - Sub-19

O guarda-redes explica o seu percurso, a sua paixão pela baliza e a diferença de trabalhar na Seleção Nacional.

A Seleção Nacional de futsal sub-19 concentrou-se no domingo e esta segunda-feira cumpriu os primeiros treinos no âmbito do estágio de preparação que se prolonga até quarta-feira em Albufeira e que prevê, para além da realização de quatro treinos, um jogo treino diante do Albufeira FC.

Tiago Velho está pela primeira vez nos sub-19, depois de passagens nos sub-15, sub-16, sub-17 e explicou ao fpf.pt o seu percurso, a sua paixão pela baliza e a diferença de trabalhar na Seleção Nacional.

“Tinha cerca de nove anos quando comecei a jogar futsal. Tinha jogado futsal anteriormente, mas depois experimentei o futsal. Não era guarda-redes na altura, mas quando comecei no futsal percebi que era na posição que gostava de jogar. Comecei no futsal na AR Restauradores de Brás-Oleiro (em Águas Santas, Maia), depois, nos iniciados, fui para o Granja. No segundo ano de juvenil rumei ao COHAEMATO e este ano fui para o Modicus.

Fiz o meu percurso no futsal sempre na baliza, uma paixão já vem ao longo dos anos. Admiro o estilo de guarda-redes português. Em Espanha os guarda-redes adotam uma posição mais vertical, mas gosto mais do estilo de guarda-redes mais ágeis. Gosto muito do Vítor Hugo e do André Sousa. O João Benedito também foi uma grande referência para mim.

Estou numa família de desportistas. O meu pai jogou futebol no Sporting da Cruz, a minha mãe esteve ligada à dança e à ginástica O meu avô chegou a jogar na primeira divisão ao serviço do Salgueiros. A minha família apoia-me bastante. Estar na Seleção é um grande orgulho e eé sempre diferente. Estou no Modicus e a exigência e o ritmo são elevados, mas na Seleção estamos a trabalhar com os melhores da nossa idade. A exigência também é muita e o trabalho no clube ajuda-me a integrar melhor neste espaço de excelência, mas no fundo o contexto é diferente. É muto importante para o nosso desenvolvimento enquanto pessoas e atletas. Este é um estágio que representa mais uma fase do processo que tem vindo a ser desenvolvido desde os sub-15. São também momentos para ganharmos mais entrosamento e rotinas.”

O guarda-redes do AD Modicus/Cartest soma duas internacionalizações nos sub-17 (dois triunfos [3-2 e 4-2] diante de Espanha em maio de 2019).

Eis todos os convocados atualizados para o estágio de preparação:
AD Modicus/Cartest: Tiago Velho; 
ADCR Caxinas Poça Barca: Carlos Monteiro, Lúcio Rocha e Rodrigo Simão;
GCR Nun’Álvares: Sérgio Ribeiro;
GD Mata: Guilherme Duarte;
SL Benfica: Edmilson Sá, João Paulo Ramos, Rafael Freire e Rodrigo Lemos;
Sporting CP: Diogo Cunha, Henrique Rodrigues, Tiago Pedro Santos e Tiago Santos;

Programa da Seleção para os próximos dias:
10 de dezembro de 2019 | terça-feira
12h30: treino (Pavilhão Desportivo de Albufeira)
21h45: jogo Portugal – Albufeira FC (Pavilhão Desportivo de Albufeira)

11 de dezembro de 2019 | quarta-feira
12h00: treino (Pavilhão Desportivo de Albufeira)
 


;

Notícias