"Desportos virtuais merecem uma adequada atenção da medicina desportiva"

Portugal Football School

Ana Monteiro Pereira, João Brito, Pedro Figueiredo e Evert Verhagen são os autores do artigo publicado no BMJ Open Sport & Exercise Medicine.

Ana Monteiro Pereira (médica da Unidade de Saúde e Performance da FPF), João Brito e Pedro Figueiredo (fisiologistas da Unidade de Saúde e Performance da FPF e investigadores da Portugal Football School) e Evert Verhagen (epidemiologista e investigador holandês da Vrije Universiteit Amsterdam) publicaram um artigo científico intitulado "Virtual Sports deserve real sports medical attention" no BMJ Open Sport & Exercise Medicine, uma revista científica de um dos mais importantes grupos editoriais em ciência.

O artigo científico, realizado no âmbito do doutoramento de Ana Monteiro Pereira, é o primeiro publicado pela Portugal Football School no âmbito do futebol virtual. O trabalho defende que os atletas de futebol virtual podem necessitar de cuidados da medicina desportiva, dadas as características específicas desta modalidade, que cada vez mais se assemelha à de alguns desportos.

Os eSports, ou desportos virtuais, são um fenómeno mundial que tem crescido em larga escala nos últimos anos, com diferentes áreas científicas a demonstrar interesse nesta temática. Nesse sentido, a Portugal Football School tem desenvolvido projetos científicos que visam caracterizar o perfil de saúde dos praticantes de futebol virtual, considerando informação de base científica relativa às suas características demográficas, doenças e lesões conhecidas, saúde mental e estilos de vida. A consciencialização sobre estes tópicos é de extrema importância na atualidade, sendo que estes projetos poderão ter impacto tanto no desenvolvimento de estratégias de promoção de cuidados de saúde de qualidade nestes jogadores, como no desenvolvimento e melhora do desempenho no futebol virtual.

O artigo é de acesso livre e pode ser consultado aqui.


;

Notícias