Seleção Sub-21

Talento e caráter valem triunfo na Noruega

Seleção Sub-21

Vitória po 3-2 numa partida em que a Equipa das Quinas atuou com 10 elementos desde os 29 minutos.

RECORDE AQUI AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO MEDIA

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional sub-21 bateu esta terça-feira, em Drammen, a Noruega por 3-2, em encontro do grupo 7 da fase de qualificação para o Europeu 2021. 

A eficácia revelada pela Equipa das Quinas nesta partida começou a notar-se desde muito cedo, já que Fábio Vieira apontou aos 2' o seu primeiro golo como internacional sub-21...na primeira oportunidade de que Portugal dispôs. 

Estava dado o mote para trinta minutos de muita superioridade da equipa nacional, que controlava muito bem as operações a meio-campo, fechava os espaços aos jogadores mais criativos do adversário e revelava-se incisiva no ataque. 

Aos 20', Jota aumenta para 2-0 a vantagem da formação orientada por Rui Jorge, ao concluir uma bela jogada coletiva desenhada por Fábio Vieira e Rafael Leão. 

A indiscutível superioridade de Portugal em todos os aspetos do jogo apenas foi interrompida com um acontecimento que mudou o rumo da partida: o capitão Diogo Queirós viu dois cartões amarelos num curto espaço de tempo (23' e 30') e o vermelho correspondente. Faltava cumprir uma hora de jogo. 

Perante a dificuldade, os jogadores portugueses viram uma oportunidade: a de mostrarem estof para este nível competitivo. Passaram o teste com distinição e grandes doses de solidariedade, aliada a uma notória competência tática.

Ao contrário da percentagem de posse de bola, que passou a pender mais para o lado norueguês, as oportunidades mais claras continuaram a ser criadas pela formação portuguesa. Trincão ainda atirou uma bola à barra aos 59', mas foi Fábio Vieira (78') a fazer o 3-0, num lance em que Florentino não chega a tocar na bola. 

A atitude competitiva da Noruega, que valorizou o triunfo português, foi premiada com dois golos já perto do apito final, por Kristian Thorstvedt (83') e Jørgen Larsen (90').

Com este resultado, Portugal ocupa o segundo lugar do grupo 7 da fase de apuramento para o Europeu 2021. 

Clique aqui conferir todos os resultados

A chegada da comitiva portuguesa a Lisboa está marcada para esta quarta-feira, pelas 15h55.

Rui Jorge em discurso direto:

“Fizemos uma excelente partida. Iniciámos muito bem o jogo e enquanto houve igualdade numérica, fomos plenamente dominadores. Estivemos bem em todas as partes do encontro.”

“Após a expulsão foi bastante difícil, mas conseguimos manter a organização e acabámos por vencer o jogo. Obviamente, nos últimos minutos, e até por haver algum cansaço e a maior quantidade de noruegueses na frente, isso criou-nos muitas dificuldades. Mas conseguimos três pontos muito importantes.”

“Vamos solidificar a forma de jogar, mantendo a inteligência como um dos fatores principais da equipa. (…) Hoje tivemos grande postura tática dos jogadores. Tem a ver com o conhecimento de jogo deles, que deverá ser mais consistente ao longo do tempo. Deram excelente demonstração dessa valia tática.”

Jota em discurso direto:

"Sabíamos que ia ser um jogo difícil porque a Noruega é uma equipa com qualidade, jogadores tecnicamente muito fortes e um sistema de jogo bem definido. No entanto, nós também tínhamos as nossas valências e uma estratégia bem definida. Conseguimos concretizar as oportunidades que tivemos no início e acho que isso também nos deu tranquilidade. Tivemos uma contrariedade com a expulsão, mas acho que conseguimos adaptar-nos. A vitória foi merecida."

"Não foi fácil estar sozinho na frente, mas isso foi em prol da equipa. A estratégia deu resultado, conseguimos estar mais compactos e controlar o jogo. Voltar a marcar pelos sub-21? É muito bom e tenho de agradecer à equipa porque sem eles não conseguia chegar ao golo. Felizmente consegui dar o meu contributo para esta vitória e quero salientar todo o esforço e toda a entreajuda que tivemos depois da expulsão - isso foi fulcral."

Florentino em discurso direto:

"Foi uma vitória muito sofrida, frente a uma grande equipa. Mesmo em inferioridade numérica, penso que conseguimos manter a nossa qualidade e a identidade.de jogo. Tivemos bons momentos e foi um triunfo justo. Acho que estivemos taticamente muito bem e percebemos as ideias que o 'mister' nos transmitiu, incluindo no momento em que tivemos de mudar um pouco após a expulsão. Reagimos bem a essa situação e ainda marcámos mais um golo, que na altura era o 3-0. No final sofremos um pouco, mas o que fizemos aqui hoje é só para grandes equipas."

Fábio Vieira em discurso direto:

"Foi um jogo muito difícil, como já perspetivávamos. Felizmente marcámos muito cedo e ainda conseguimos ampliar para 2-0. Com a expulsão as coisas complicaram-se mais, tínhamos de baixar linhas, de estar juntos, ser compactos a defender. A Noruega teve mais bola a partir daí, mas acabámos por conseguir chegar ao 3-0. Depois eles marcaram dois golos e acreditaram até ao final. É de realçar o espírito da nossa equipa."

"Foi uma estreia oficial de sonho. Estou muito feliz por ter marcado dois golos, claro, mas o mais importante é a vitória da equipa e os três pontos que levamos para Portugal. Senti-me muito bem integrado neste grupo, todos me receberam da melhor maneira e isso torna tudo mais fácil - dentro e fora de campo. Não se notou a idade? Acho que já não é um fator que importe muito no futebol. As coisas acontecem naturalmente e acredito no meu trabalho.Já aconteceu com outros jogadores também. Agora quero continuar a trabalhar para voltar a merecer a confiança da equipa técnica."
 

Ficha de jogo
Fase de apuramento para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021
Grupo 7 - 4.ª jornada
Marienlyst Stadion, Drammen

Árbitro: Sergei Lapochkin (Rússia)
Árbitros assistentes: Roman Usachev (Rússia) e Aleksei Lunev (Rússia)
Quarto árbitro: Mikhail Vilkov (Rússia)

Noruega 2-3 Portugal (0-2 ao intervalo)

Noruega: Kristoffer Klaesson; Leo Østigård, Ulrik Fredriksen, Hugo Vetlesen (Jens Petter Hauge, 58'), Emil Bohinen, Birk Risa (cap.) (Fredrik André Bjørkan, 78'), Aron Leonard Dønnum, Håkon Evjen, Odin Luraas Bjørtuft (Christian Borchgrevink, 66'), Ola Brynhildsen (Jørgen Larsen, 58') e Kristian Thorstvedt
Suplentes não utilizados: Julian Faye Lund, Gaute Høberg Vetti, Tord Johnsen Salte e Adrian Nilsen Pereira
Treinador: Leif Gunnar Smerud
Golos: Kristian Thorstvedt (83') e Jørgen Larsen (90')
Disciplina: cartão amarelo a Kristian Thorstvedt (4'), Håkon Evjen (58'), Ulrik Fredriksen (72') e Emil Bohinen (77')

Portugal: Diogo Costa; Thierry Correia, Diogo Leite, Diogo Queirós (cap.), Tomás Tavares, Florentino, Miguel Luís (Gedson Fernandes, 84'), Fábio Vieira (Dany Mota, 84'), Vítor  Ferreira, Jota (Trincão, 55') e Rafael Leão (Tiago Djaló, 35')
Suplentes não utilizados: João Virgínia, Pedro Mendes, Daniel Bragança, Pedro Pereira e Filipe Soares
Treinador: Rui Jorge
Golos: Fábio Vieira (2' e 78') e Jota (20')
Disciplina: cartão amarelo a Diogo Queirós (23' e 30') e Dany Mota (90'+1)


;
;
19 de Novembro 2019
Foto

Børre E. Helgerud

Notícias