Rui Jorge: "Criar oportunidades e ser eficazes"

Seleção Sub-21

Selecionador Nacional sub-21 dá a receita para o triunfo na Noruega.

A Seleção Nacional sub-21 realizou esta segunda-feira o último treino antes do próximo encontro de qualificação para o Europeu 2021, frente à Noruega.

Os 23 jogadores que constituem o grupo liderado por Rui Jorge trabalharam sem quaisquer limitações no palco do encontro com os noruegueses, o Marienlyst Stadion, em Drammen.

A menos de 24 horas do apito inicial, o timoneiro da Equipa das Quinas revelou as suas expectativas para o jogo: "Por sistema gostamos de assumir o jogo, de ter bola. Acredito que amanhã [terça-feira] vai passar-se isso também, apesar de a Noruega ter jogadores bons tecnicamente, à semelhança do que se passa connosco. Acredito que nesse aspeto vamos conseguir ser superiores. É isso que vamos tentar fazer. Criar oportunidades e ser eficazes. Acho que vai ser um bonito jogo, com bons executantes de ambos os lados", afirmou Rui Jorge ao fpf.pt.

O Selecionador Nacional sub-21 fala numa Noruega que contraria o padrão de jogo habitual nas equipas escandinavas: "[Portugal e Noruega] São equipas com ideias de jogo parecidas e qualidade técnica. O estereótipo das equipas norueguesas é serem um bocadinho mais físicas. Acredito que estejam a trabalhar de outra forma, com jogadores de perfis um pouco diferentes", explicou.

O técnico português não prevê que as baixas temperaturas constituam um fator decisivo no desfecho do encontro: "É evidente que estas não são as temperaturas que normalmente temos em Portugal, mas acredito que seja melhor isto que muito calor. O relvado, sendo sintético, não se vai ressentir, portanto acho que as condições para fazer um bom jogo estão reunidas."
 
Rui Jorge salientou ainda a importância de os jogadores se sentirem confortáveis em diferentes sistemas: "É natural e faz parte do processo de crescimento deles. Para serem jogadores de alto nível, o sistema é algo com que devem lidar com naturalidade. A inteligência é que tem de estar presente. Temos atuado entre o 4x3x3 e o 4x4x2 losango. Acredito que é importante termos pelo menos estas duas opções", concluiu.

Recorde-se que o Noruega-Portugal está agendado para a esta terça-feira pelas 17h30 de Portugal Continental (transmissão em direto no Canal 11).

Eis a convocatória completa e atualizada:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Reading FC) e Luís Maximiano (Sporting CP)

Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (R. Excel Mouscron), Nuno Tavares (SL Benfica), Pedro Pereira (Bristol City FC), Abdu Conté (Moreirense FC), Thierry Correia (Valência CF), Tiago Djaló (Losc Lille) e Tomás Tavares (SL Benfica)

Médios: Daniel Bragança (GD Estoril Praia), Fábio Vieira (FC Porto), Florentino (SL Benfica), Gedson Fernandes (SL Benfica), Miguel Luís (Sporting CP), Vítor Ferreira (FC Porto) e Filipe Soares (Moreirense FC)

Avançados: Dany Mota (Juventus FC), Trincão (SC Braga), Jota (SL Benfica), Pedro Mendes (Sporting CP) e Rafael Leão (AC Milan)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES


;
;
18 de Novembro 2019
Foto

FPF

Notícias