Portugal empata com Finlândia

Futebol Fem. - Seleção A

Portuguesas estiveram sempre por cima da partida, mas não conseguiram evitar o golo da igualdade aos 90 minutos.

A Seleção Nacional A feminina empatou esta terça-feira com a Finlândia (1-1), naquele que foi o seu segundo jogo no Grupo E de qualificação para o Europeu feminino de 2021. Um penálti de Cláudia Neto deixou a formação portuguesa em vantagem aos 32 minutos, mas as nórdicas empataram de bola parada no final da segunda parte. 

Com este resultado, Portugal mantém-se no terceiro lugar, com quatro pontos, atrás da Escócia, que soma seis, e da Finlândia, que lidera com dez pontos e mais dois jogos disputados na qualificação.

A equipa portuguesa iniciou o jogo com energia, organização e autoridade, indiferente à chuva que se fez sentir em Famalicão, e ao estado pastoso do terreno de jogo, que acusou a intempérie. A Seleção Nacional começou a atacar cedo e inventou muitos espaços na defesa contrária, só que a pontaria revelou-se inicialmente um problema, com Jéssica Silva e Tatiana Pinto a rematarem ao lado.

Tudo mudou no momento em que Cláudia Neto foi travada em falta na área das nórdicas. A capitã de Portugal, que já tinha feito um ‘hat-trick’ à Finlândia, na caminhada rumo ao Europeu de 2017, foi chamada a transformar o castigo máximo e não facilitou, deixando Portugal com a vantagem que merecia há algum tempo na partida.

As nórdicas, que testaram os reflexos da guarda-redes Inês Pereira na primeira parte, sofreram e suaram muito para travar as comandadas de Francisco Neto, mas conseguiram restabelecer a igualdade nos instantes finais, num lance de bola parada.       

Recorde-se que a vencedora de cada um dos nove grupos de qualificação apura-se para a fase final do Europeu de 2021, tal como as três melhores segundas. As seis restantes seleções que terminem no segundo lugar disputam um 'play-off'.

 Ficha de jogo:

Jogo de Qualificação para o Campeonato da Europa Inglaterra-2021
Estádio Municipal de Famalicão

Árbitra: Cheryl Foster (País de Gales)
Árbitras assistentes: Laura Griffiths e Ceri Louise Williams (País de Gales)
4.ª Árbitra: Tanja Subotic (Eslovénia)

PORTUGAL 1 -1 FINLÂNDIA (1-0 ao intervalo)

PORTUGAL: Inês Pereira, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole, Mónica Mendes, Dolores Silva, Vanessa Marques (Carolina Mendes, 90+2'), Tatiana Pinto (Fátima Pinto, 80'), Cláudia Neto - Cap. (Andreia Norton, 85'), Jéssica Silva, Diana Silva.
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Rute Costa, Matilde Fidalgo, Diana Gomes, Raquel Infante, Andreia Faria, Inês Maia, Mélissa Gomes e Telma Encarnação. 
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-0 Cláudia Neto (32')
Disciplina: Amarelos - Ana Borges (79')

FINLÂNDIA: Korpela - Cap., Hyrynen, Anna Westerlund, Natalia Kuikka, Emma Koivisto, Summanen (Kollanen, 59'), Franssi, Emmi Alanen, Juliette Kemppi (Daniellsson, 77'), Ria Öling, Sällström.  
Suplentes não utilizadas: Myllyoja, Anna Tamminen, Anna Auvinen, Salmi, Olga Ahtinen, Nora Heroum, Linda Nyman, Kaisa Collin, Katarina Naumanen.  
Treinadora: Anna Signeul 
Golos: 1-1 Sällström (90')
Disciplina: Amarelos - nada a assinalar


;

Notícias