Seleção A Feminina

Fátima Pinto:"Jogo pode ser decidido nos detalhes"

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa espera um encontro equilibrado frente à Finlândia, mas acredita que Portugal tem armas para garantir a vitória.

A Seleção Nacional A feminina continua a trabalhar na Cidade do Futebol, tendo em vista o jogo de terça-feira com a Finlândia, a contar para o Grupo E de qualificação para o Euro 2021. Na manhã desta quinta-feira, Fátima Pinto foi a porta-voz da equipa orientada por Francisco Neto. A jogadora do Sporting CP alertou para o poder físico das nórdicas e lembrou que os jogos entre as duas seleções "são sempre equilibrados". 

"Os jogos entre Portugal e Finlândia têm sido pautados pelo equilíbrio. Este jogo pode ser, por isso, decidido nos detalhes", começou por dizer a jogadora do Sporting CP, antes de descrever a Finlândia como "uma equipa com um poder físico muito grande". "Sabemos que as finlandesas apostam muito nas transições e atacam em bloco. Temos de conseguir contrariar esse tipo de jogo. Acredito que temos armas para chegar à vitória. É o que mais queremos", acrescentou.

Para Fátima Pinto, "ganhar à Finlândia é determinante". "Vencemos, na Albânia, a primeira de oito finais. O primeiro objetivo foi cumprido mas queremos continuar a ganhar e a evoluir como equipa. Temos uma boa oportunidade frente à Finlândia", disse, apelando à presença massiva de público no próximo jogo de Portugal, que vai ter lugar no Estádio Municipal de Famalicão e passar em direto no Canal 11.

Recorde-se que a Finlândia, atual 30.ª classificada no ranking mundial da FIFA, surgiu no caminho da Equipa das Quinas no apuramento para o Europeu de 2017, tendo Portugal vencido por 3-2, em casa, com golos da capitã Cláudia Neto, e empatado sem golos em Helsínquia. Depois disso, a formação lusa não foi além do empate em três jogos de preparação disputados frente às nórdicas. Empatou por 1-1 em duas ocasiões, e por 0-0.

Para trás, ficaram 11 jogos disputados entre as duas seleções no período entre 1994 e 2011, nos quais a Equipa das Quinas somou quatro triunfos, seis derrotas e um empate. 

CONFIRA AQUI O HISTÓRICO COM A FINLÂNDIA

Percursos vitoriosos 

Portugal, recorde-se, iniciou o apuramento no início de outubro, com uma vitória na Albânia, por 1-0. Já a Finlândia venceu duas vezes a Albânia, por 3-0 e 8-1, e bateu o Chipre esta quinta-feira, por 4-0, o que lhe garante nove pontos no Grupo E, antes da visita a Portugal.

CONSULTE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA DA SELEÇÃO NACIONAL

Jogo-treino produtivo

A comitiva lusa realizou esta quinta-feira um jogo-treino frente à equipa juvenil masculina do Estoril Praia, que serviu para Francisco Neto ver em ação todas as jogadoras convocadas. Amanhã a Seleção Nacional rumará ao norte do país e irá treinar em Guimarães. 

Recorde o lote convocadas:

Guarda-redes: Rute Costa (SC Braga), Patrícia Morais (Sporting CP) e Inês Pereira (Sporting CP;)

Defesas: Matilde Fidalgo (Manchester City), Carole Costa (Sporting CP), Ana Borges (Sporting CP), Raquel Infante (SL Benfica), Diana Gomes (SC Braga), Sílvia Rebelo (SL Benfica), Mónica Mendes (AC Milan);

Médios: Tatiana Pinto (Sporting CP), Inês Maia (SC Braga), Dolores Silva (SC Braga), Andreia Norton (Inter Milano), Fátima Pinto (Sporting CP), Andreia Faria (SL Benfica), Cláudia Neto ( VFL Wolfsburg), Vanessa Marques (SC Braga);

Avançadas: Carolina Mendes (Sporting CP), Melissa Gomes (Stade Reims), Jéssica Silva (Olympique Lyonnais), Telma Encarnação (CS Marítimo), Diana Silva (Sporting CP).

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa de atividades da Seleção Nacional:

Sexta-feira | 8 novembro 2019
09h30 - Partida para Guimarães
16h30 - Treino no relvado do hotel de estágio [15 min. aberto]

Sábado | 9 novembro 2019
10h30 - Treino no relvado do hotel de estágio [15 min. abertos]

Domingo | 10 novembro 2019
10h30 - Trreino no relvado do hotel de estágio

Segunda-feira | 11 novembro 2019
10h45 - Treino oficial no Estádio Municipal de Famalicão

Terça-feira | 12 novembro 2019
18h30 - Jogo Portugal x Finlândia - Estádio Municipal de Famalicão


;
;
7 de Novembro 2019
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias