Grande Livro do Futebol Português apresentado em Lisboa

FPF

Anuário 2018/2019, uma iniciativa conjunta da FPF e do portal zerozero.pt, foi apresentado, em Lisboa, pelo Presidente da FPF.

O "Grande Livro do Futebol Português - Anuário 2018/19" foi apresentado, esta quarta-feira, na sede da Associação de Futebol de Lisboa. 

A publicação, da autoria do portal zerozero.pt visa documentar, época a época, todo o Universo do futebol nacional. O livro documenta todos os resultados, plantéis ou classificações do futebol português na relva, nos pavilhões ou na praia; jogado por clubes e seleções nacionais e praticado por homens e mulheres, desde as equipas jovens até às equipa principais.

Durante a cerimónia, onde participaram Nuno Lobo, Presidente da AF Lisboa, Germano Almeida, analista de dados da FPF, e Pedro Dias, do zerozero.pt, Fernando Gomes elogiou o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo portal de resultados e estatísticas, lembrando que a publicação do anuário também representa o cumprimento de uma promessa eleitoral: "No nosso programa estabelecemos 110 compromissos que temos procurado realizar e que podem ser monitorizados, quanto à sua execução, no próprio site da FPF. Temos uma taxa de 90 por cento dos compromissos cumpridos ou em marcha", lembrou. 

 

O dirigente federativo também lembrou algumas das apostas feita no capítulo do conhecimento e que já fazem parte do dia a dia da FPF: "Criámos a Portugal Football School, um centro de excelência que concentrou a oferta formativa adequada às necessidades de todos os clubes, agentes desportivos e onde estabelecemos parcerias com diversas instituições do ensino superior (...). Complementámos esta oferta com muitas outras iniciativas tais como a criação de uma plataforma de e-learning para o universo federativo, a formação específica para dirigentes desportivos, a certificação dos clubes de futebol e das academias, a elaboração de vários protocolos e campanhas de promoção da saúde através do futebol, a realização de grandes congressos ou seminários sobre futebol como são o Football Talks e o Executive Talks, a criação da Coleção Livros FPF, a criação do Almanaque das Seleções ou a ajuda na edição de várias publicações comemorativas da história das nossas seleções", disse. 

Em relação à obra feita "com a preciosa ajuda do zerozero", Fernando Gomes prometeu que continuará a ser editado todos os anos e sintetizou o espírito que levou à sua elaboração: "Tentamos todos os dias e continuaremos a tentar, até porque esse é o nosso compromisso estatutário, promover e desenvolver o futebol e a sociedade portuguesa. Agimos com a crença de que quanto mais conhecermos, mais amaremos o futebol", finalizou.


;

Notícias