Seleção Sub-16

Samuel Justo: “Estar na Seleção é um sentimento forte”

Seleção Sub-16

O médio não esconde que o seu objetivo é chegar longe e que o objetivo máximo é atingir a Seleção A. Para lá chegar sabe que é preciso ultrapassar muitos obstáculos.

A Seleção Nacional sub-16 iniciou esta segunda-feira um estágio de dois dias na Cidade do Futebol que prevê a realização de três treinos.

Samuel Justo começou a jogar futebol no Central 32 da Abóboda aos três anos, de onde rumou ao Sporting CP, clube em que ingressou com nove anos. Chamado pela segunda vez aos trabalhos, explicou ao fpf.pt as suas ambições e a forma como se foi integrando.

“Comecei muito novo a jogar futebol e ser profissional é o meu sonho. O sonho é chegar ao topo – estar num bom clube e chegar à Seleção principal é o sonho máximo de cada um. Já estou há seis anos num grande clube e estive na Seleção por uma vez no ano passado. Estar na Seleção é uma experiência incrível. Poder representar o nosso país… Quando chegamos ficamos um pouco nervosos. Estamos a conhecer novas pessoas e outra realidade. Claro que já conhecia alguns colegas, mas senti algum nervosismo. Acima de tudo sentimos um grande orgulho. A equipa técnica pede-nos para fazermos as coisas bem e para nos divertirmos também. No fundo, pedem-nos para que não nos sintamos nervosos e para fazermos aquilo que mais gostamos que é jogar futebol. Para estarmos na Seleção é preciso ser jogador e uma pessoa de topo. Penso que formamos um bom grupo e queremos continuar a ser cada vez mais fortes.”

Representar a Seleção é algo que é muito especial, defende o jogador nascido na Amadora a 2 de abril de 2004.

“O nosso Clube ajuda-nos bastante a crescer, mas vir à Seleção acaba por ser uma sensação muito forte para nós. Temos uma Seleção A muito forte, das melhores do Mundo. Sabemos da responsabilidade que é representar Portugal. Temos o melhor jogador do Mundo de Futebol, mas também de Futebol de Praia e de Futsal. Sabemos disso e é mesmo um grande orgulho poder estar aqui. Temos a noção que hoje temos condições que não existiam antigamente. Hoje todas as condições que nos oferecem ajudam-nos bastante. Estamos aqui focados para lutar pelo nosso espaço e também para nos divertirmos a fazer aquilo que gostamos.”

Uma das suas referências é Cristiano Ronaldo, mas como centrocampista diz que Bruno Fernandes também é uma referência.

“A principal referência para mim e penso que para quase todos é Cristiano Ronaldo. Trata-se de um homem extraordinário que lutou bastante para alcançar o seu sonho. Veio para o continente sem a família. Acaba por ser uma referência para todos por aquilo que lutou e conseguiu. Na minha posição gosto bastante do Bruno Fernandes – que é também uma excelente pessoa e um excelente jogador na minha posição.”

Eis a lista de 24 convocados:
Académica Coimbra: Diogo Marques e Rafael Teles;
CD Fátima: Duarte Chambel;
CD Feirense: Daniel Marques;
CD Tondela: Martim Coelho;
CF Os Belenenses: Duarte Bonito;
GD Estoril Praia: Miguel Duarte;
GS Loures: Tiago Louro;
Padroense FC: Francisco Guedes e Gustavo Barros;
Palmeiras FC: João Ferreira, Nuno Matos e Pedro Alves;
Rio Ave FC: Guilherme Coelho;
SL Benfica: Diogo Águas, Diogo Spencer e Thiago Pereira;
Sporting CP: Luís Gomes, Rafael Besugo, Ricardo Piedade e Samuel Justo;
Vitória SC: Guilherme Reis, Rodrigo Granja e Tiago Aguiar.

Programa da Seleção
6 de novembro de 2019 | quarta-feira
09h45: treino na Cidade do Futebol (relvado 2)
16h30: treino na Cidade do Futebol (relvado 2)
Após o treino: regresso dos jogadores aos clubes

 

 


;

Notícias