Portugal Challenge encerra com empate

eFootball

A Seleção Nacional de futebol virtual recebeu a França e a Alemanha na primeira edição da prova, que decorreu na Cidade de Futebol.

Terminou este sábado, na Cidade do Futebol, a primeira edição do FPF eSports Portugal Challenge, um torneio triangular entre as Seleções de Futebol Virtual de Portugal, França e Alemanha. A casa de todas as seleções nacionais foi o palco escolhido para receber os melhores do mundo, entre os quais o campeão do mundo “MoAuba” e a Seleção campeã do mundo, a França. Todas as seleções jogaram entre si em duelos de 2vs2 e, no final, acabaram empatadas com dois pontos para cada país.

A Equipa das Quinas, orientada pelo selecionador Armando Vale, esteve em grande destaque com uma demonstração de força e evolução frente às duas seleções convidadas. Gonçalo “RastaArtur” Pinto, Bruno “IBrunoRatoI”, Diogo “Tuga810” Pombo e João “JOliveira10” Oliveira foram os escolhidos pelo selecionador para representar as cores portuguesas no Portugal Challenge. No primeiro duelo do dia, o adversário alemão contava, através de MoAuba e Megabit, com dois dos melhores jogadores do mundo – o primeiro com o título de atual campeão do mundo, depois da conquista do FIFA eWorld Cup em agosto deste ano. Apesar dos nomes alemães de peso, a armada lusa não se deixou intimidar, rubricando uma exibição dominadora e com mais posse de bola, embora não tenha ido além de dois empates. Primeiro Tuga810 e JOliveira10, frente a Megabit e Dr.Erhano, empataram a uma bola. Depois, RastaArtur e IBrunoRatoI empataram sem golos com Nraseck e MoAuba.

Meia-final da FIFA eNations Cup 2019 reeditada

Depois do empate entre Alemanha e França no segundo duelo do dia, as decisões do Portugal Challenge estavam focadas no último confronto entre a seleção portuguesa e a gaulesa, numa reedição das meias-finais da FIFA eNations Cup, que terminou com vitória francesa, deixando Portugal na terceira posição.

Ao contrário do jogo com a Alemanha, a Seleção Nacional não entrou tão bem na partida e a dupla RastaArtur e IBrunoRatoI não se conseguiu superiorizar à dupla Herozia e Dylo, com os franceses a vencerem por 1-0. A pressão estava assim colocada na formação de Armando Vale, que teria de vencer a partida por uma diferença de dois golos para ganhar o torneio e, pela frente, tinha dois jogadores do top 4 mundial da época passada, Maestro e Rafsou.

Apesar do início mais atrubulado, a dupla Tuga810 e JOliveira10 conseguiu uma grande exibição e uma vitória por 3-2, que, nos minutos finais, só não foi alargada devido à barra da baliza francesa. Desta forma, todas as Seleções terminaram com dois pontos e, sem vencedores, o Portugal Challenge foi uma prova de equilíbrio entre os melhores do mundo.

O Selecionador Nacional, Armando Vale, em discurso direto:

“Os resultados são reflexo do trabalho que tem vindo a ser feito em Portugal e da aposta da FPF no futebol virtual, de que é expressão o departamento FPF Esports. Ainda que não tenhamos conseguido duas vitórias, muito desejadas por todos, empatámos contra duas das melhores seleções do mundo e, em face da nossa exibição, esse resultado soube a pouco. Há claramente uma margem grande para melhorar, nomeadamente por ser um formato competitivo de 2vs2. Não posso deixar de sublinhar e agradecer o espírito dos nossos jogadores, que encaram qualquer jogo e decisão da melhor maneira. O ambiente foi fantástico, quer em emoções quer a nível cénico, e creio que provámos uma vez mais que seguimos na vanguarda da qualidade a todos os níveis.”

Transmissão televisiva

O FPF eSports Portugal Challenge foi transmitido em direto pela RTP Arena, numa emissão que chegou, pela primeira vez, a Alemanha e França. O Canal 11 também irá transmitir a competição, em diferido.

O próximo encontro da Seleção Nacional de futebol virtual está agendado para o dia 14 de novembro no XL Games World. Acompanhe tudo no site esports.fpf.pt.


;

Notícias