Seleção Sub-21

Perder de cabeça erguida

Seleção Sub-21

Exibição agradável de Portugal em Doetinchem não chegou para evitar a derrota frente à Holanda (2-4).

VEJA AQUI O RELATÓRIO DO JOGO

A Seleção Nacional sub-21 perdeu esta sexta-feira, em Doetinchem, por 2-4 frente à Holanda, em partida a contar para o grupo 7 de apuramento para o Europeu 2021.

Os holandeses colocaram-se em vantagem aos 8', por Myron Boadu, mas a equipa portuguesa não perdeu a cabeça e chegou ao empate ainda antes do intervalo, com um golo do capitão Diogo Queirós (42'). O descanso chegava com a formação nacional a controlar a partida, tendo clara vantagem em critérios como a percentagem de posse de bola e o número de oportunidades flagrantes criadas.

Com o segundo tempo chegou novo golo da Holanda, através de um pontapé de penálti convertido por Teun Koopmeiners (50'). Portugal manteve o controlo emocional e a pressão asfixiante ao adversário, assumindo novamente o controlo do jogo. Depois de várias aproximações perigosas à baliza de Maarten Paes, a igualdade a duas bolas concretizou-se através de novo pontapé de penálti, desta vez para as cores nacionais, que Gedson Fernandes se encarregou de cobrar com sucesso (64'). 

Ao fim da primeira hora de jogo (sensivelmente), o empate era lisonjeiro para a Holanda. A formação da casa tinha muitas dificuldades na primeira fase de construção - não raras vezes os homens do setor recuado tiveram de "despachar" a bola em direção ao meio-campo português - e apenas ameçava quando conseguia dar profundidade ao corredor central. Portugal, por seu turno, tinha demonstrado dinâmica personalidade e acutilância, mas os holandeses equilibraram nos últimos vinte minutos e mostraram maior eficácia, conseguindo a vitória com novo golo de Myron Boadu (84') e outro de Calvin Stengs (90'+4).

Destaque, nesta partida, para Pedro Mendes, que se estreou como internacional sub-21.

Assim, a Holanda ascende ao primeiro lugar do grupo 7, com dois jogos e seis pontos, ficando agora atribuído a Portugal o papel de perseguidor mais direto (três jogos, seis pontos). A classificação fica, para já, definida desta forma porque o primeiro critério de desempate neste apuramento é o confronto direto.

Para além de Portugal e da Holanda, integram também o agrupamento as seleções de Gibraltar, da Bielorrússia, do Chipre e da Noruega.

CLASSIFICAÇÃO GERAL COMPLETA

Apuram-se diretamente os vencedores dos nove agrupamentos sorteados e o melhor segundo entre todos, sendo que os restantes oito vice-líderes vão discutir um play-off para ocupar as últimas quatro vagas na fase final.

Regresso a Portugal com horário definido
A comitiva nacional volta este sábado a território nacional, estando prevista a chegada ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 15h55.

Declarações na flash interview do Canal 11:

Rui Jorge em discurso direto:

"A eficácia fez diferença. Acho que conseguimos condicionar muito o jogo da Holanda, defendemos bem, mas sofremos quatro golos. Estas palavras podem parecer um contrassenso, mas não é isso que me parece. Claro que é um resultado que nos penaliza em relação ao que foi o jogo. Temos algumas situações para corrigir, mas também boas ilações a tirar deste jogo. Sabemos das dificuldades que acarreta jogar fora a este nível e que a Holanda tem uma boa equipa, mas considero que foi um encontro equilibrado, apesar de tudo."

Diogo Queirós em discurso direto:

"Acho que tivemos bons momentos no jogo, mas falhámos na transição defensiva. Nestes jogos não se pode sofrer quatro golos, mas nada está perdido. Dependemos de nós, ainda temos um jogo em Portugal frente à Holanda e vamos continuar a trabalhar para melhorar e voltar às vitórias. Acreditámos sempre que era possível vencer, mesmo quando estávamos a perder 0-1 ou 1-2. Lutámos bastante, todos os meus colegas se entregaram a 100%, mas não foi suficiente. Temos de trabalhar mais."

Gedson Fernandes em discurso direto:

"A equipa não conseguiu alcançar o objetivo, que era a vitória, mas estamos de cabeça erguida. Sabemos o que podemos e vamos dar. Ainda faltam muitos jogos e estou confiante que vamos conseguir o que queremos. Não pensamos muito nos outros, vamos focar-nos em nós e pensar no que fizemos menos bem. Tentaremos melhorar e alcançar as vitórias que pretendemos."

Vítor Ferreira em discurso direto:

"Podemos queixar-nos da sorte, mas também temos de ver que cometemos alguns erros. Não podemos sofrer quatro golos, temos de ser mais consistentes defensivamente. Sabíamos que era um jogo muito importante, com um adversário muito difícil, mas também sabíamos que estávamos à altura. Viu-se em campo que o jogo podia ter caído para nós, mas caiu para eles. Ainda temos muita competição pela frente e não esperamos mais nada que não seja a qualificação."

Ficha de jogo
Fase de apuramento para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021
Grupo 7 - 3.ª jornada
Stadion De Vijverberg, Doetinchem

Árbitro: Roi Reinshreiber (Israel)
Árbitros assistentes: Matityahu Yakobov (Israel) e Dan Ucenic (Israel)
Quarto árbitro: Ohad Asulin (Israel)

Holanda 4-2 Portugal (1-1 ao intervalo)

Holanda: Maarten Paes; Deyovaisio Zeefuik, Perr Schuurs, Rick van Drongelen, Owen Wijndal, Ludovit Reis, Calvin Stengs, Teun Koopmeiners (cap.), Myron Boadu (Kaj Sierhuis, 90'), Dani de Wit e Justin Kluivert (Cody Gakpo, 68')
Suplentes não utilizados: Justin Bijlow, Justin Hoogma, Danilho Doekhi, Ferdi Kadioglu, Sherel Floranus, Noa Lang e Abderrahman Harroui
Treinador: Erwin Van De Looi
Golos: Myron Boadu (8' e 84'), Teun Koopmeiners (50' g.p.) e Calvin Stengs (90'+4)
Disciplina: cartão amarelo a Dani de Wit (30'), Justin Kluivert (53'), Owen Wijndal (63') e Deyovaisio Zeefuik (90'+1)

Portugal: Diogo Costa; Thierry Correia, Diogo Leite, Diogo Queirós (cap.), Nuno Tavares, Vítor Ferreira, Gedson Fernandes, Miguel Luís (Nuno Santos, 68'), Domingos Quina (Jota, 46'), Dany Mota (Trincão, 68') e Rafael Leão (Pedro Mendes, 80')
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Rúben Vinagre, Pedro Pereira, Tiago Djaló, Daniel Bragança
Treinador: Rui Jorge
Golos: Diogo Queirós (42') e Gedson Fernandes (64' g.p.)
Disciplina: cartão amarelo a Diogo Leite (45'+1) e Jota (73')


;
;
11 de Outubro 2019
Foto

KNVB Media

Notícias