Campeonato de Elite de Futebol de Praia

Arranque das emoções no areal

Futebol de Praia - Elite

Fases finais do Campeonato Elite e Nacional arrancam esta sexta-feira. Fique a par de todas as informações sobre o formato das competições.

As fases finais do Campeonato Elite e Nacional de futebol de praia realizam-se entre 13 e 15 de setembro, no Estádio do Viveiro, na Nazaré.

GD Alfarim, SC Braga, Sporting CP e GR Amigos da Paz discutem o título da Elite, enquanto Casa Benfica de Loures, GD Sesimbra, Leixões SC e CD Nacional vão lutar pela permanência no escalão máximo do futebol de praia português. 

No que diz respeito ao Nacional, Buarcos 2017, Chaves, São Domingos e O Sótão disputam o troféu da prova. Os dois clubes que se apuram para a final sobem à Elite e disputam o título do Nacional.

Elite

O Campeonato de Elite de Futebol de Praia é constituído, ao todo, por duas fases. A primeira fase foi composta por 8 clubes, que jogaram entre si, por pontos, a uma volta, determinando-se quais as quatro equipas que iriam lutar pelo apuramento de campeão (do 1.º ao 4.º lugar) e quais as outras quatro que iriam lutar pela manutenção (do 5.º ao 8.º lugar).  

Apuramento de Campeão

Chegámos, portanto, à fase decisiva da competição. Neste período, o areal do Estádio do Viveiro é rico em emoções e contará com o sistema de jogos todos contra todos, entre as quatro equipas. O vencedor será coroado como Campeão Nacional.

Fase de Manutenção/Descida

Esta altura da competição, tal como referido, engloba as equipas que terminaram a primeira fase entre o 5.º e o 8.º lugar. À semelhança do Apuramento de Campeão, também esta competição será disputada num sistema de todos contra todos, mas desta feita, com os dois últimos classificados a descerem ao Nacional.

Nacional

A primeira fase do Nacional foi disputada com os clubes a serem divididos em quatro séries (A, B, C e D), consoante a sua localização geográfica. Desses quatro grupos, os dois primeiros classificados passavam à fase seguinte, perfazendo um total de 8 clubes.

Esses oito clubes encontraram-se num jogo a eliminar, tendo ficado apuradas as quatro equipas que irão, agora, na Nazaré, disputar a meia-final que lhes dará acesso ao escalão máximo do futebol de praia. Estes encontros estão marcados para dia 16, sábado, sendo que dessas duas partidas sairão, também, os dois finalistas que vão lutar pelo título, logo no primeiro jogo de domingo, dia 17.

 

A bola já rola no primeiro de três dias de muitas emoções no areal do Estádio do Viveiro, na Nazaré. Venha assistir aos muitos jogos que se irão disputar. As entradas são gratuitas.

Consulte aqui o programa de jogos.


;
;
13 de Setembro 2019
Foto

FPF

Notícias