Seleção Sub-19 Futsal

Portugal nas meias-finais

Futsal - Sub-19

A Equipa das Quinas bateu a Rússia, por 4-1, e garantiu o primeiro lugar com o pleno de vitórias no Grupo A do Campeonato da Europa Letónia 2019. José Luís Mendes aponta às meias-finais (ÁUDIO)

Depois dos triunfos diante de Letónia (6-0) e Polónia (3-2) nos dois primeiros jogos do Grupo A do Campeonato da Europa Letónia 2019, a Seleção Nacional sub-19 de futsal venceu  esta quarta-feira diante da sua congénere russa, por 4-1. Portugal segue para as meias-finais da prova como primeiro classificado do Grupo A, com três triunfos em quatro jogos, conseguindo assim o pleno de vitórias.

MEDIA GUIDE

FOTOGALERIA

Igualdade ao intervalo
A Equipa das Quinas entrou em campo à procura do seu terceiro triunfo na prova, mas foi a Rússia, através de Denis Titkov, ao terceiro minuto, a adiantar-se no marcador. O conjunto luso tentava chegar ao empate e aos 14 minutos, na cobrança de um livre, Célio Coque assistiu para o remate certeiro de Sévio Marcelo. A formação orientada por José Luís Mendes teve as melhores oportunidades, mas viu no guardião russo um obstáculo à intenção de ir em vantagem para o intervalo.

Portugal resolve jogo no último minuto
A Rússia, a precisar de vencer para seguir em frente, arreiscou com o guarda-redes avançado nos últimos dois minutos e conseguiu atirar uma bola aos ferros. Na resposta Portugal criou muito perigo. Com 58 segundos por jogar, o conjunto luso aproveitou a baliza deserta – a bola saiu na linha lateral, Dani marcou rapidamente e Tomás Paçó rematou para a baliza deserta. Com 28 segundos por jogar Sévio Marcelo aproveitou para bisar e a 10 segundos do final, Dani, perto da +área lusa, fez o 4-1 final.

“Primeiro objetivo conseguido”
José Luís Mendes falou de “um jogo fantástico” e de uma “atitude incrível” dos jogadores lusos, salientando que “o primeiro objetivo está conseguido”. O técnico explicou que a Equipa das Quinas deu “uma resposta fantástica” na altura em que esteve em desvantagem e terá feito “o melhor jogo neste Europeu, o que significa que a equipa está a crescer com o desenrolar da competição”.

Sévio, autor de dois golos na partida desta quarta-feira, aponta agora à final. Destaca que “o mais importante é ajudar a equipa com golos ou assistências”.

Meias-finais com a Croácia na quinta-feira
O Campeonato da Europa Letónia 2019, o primeiro da categoria de futsal sub-19, arrancou no domingo e joga-se até ao próximo sábado (14 de setembro) na Arena de Riga. Portugal, primeiro classificado do Grupo A, mede forças, na quinta-feira, pelas 15h00 (17h00 locais) diante do segundo classificado do Grupo B, a Croácia  que bateu esta tarde a Ucrânia, por 3-1. O vencedor do Grupo B, a Espanha, joga o acesso à final diante do segundo classificado do Grupo A,  a Polónia, pelas 18h00 (20h00 locais).

A final está agendada para sábado, pelas 18h00 (20h00 locais).

Clique aqui para consultar os resultados e as classificações.

"Croácia vele pelo seu coletivo"
O Treinador Nacional, Pedro Palas, que integra a equipa técnica lusa liderada por José Luís Mendes explicou ao fpf.pt quais as mais-valias da Croácia, destacando o guarda-redes adversário e defendendo que é uma equipa que vale muito pelo seu coletivo.. Saiba mais aqui.

Ficha de jogo
Campeonato da Europa de sub-19 de futsal Letónia 2019
3.ª Jornada do Grupo A
Arena Riga

Árbitros: Vedran Babic (Croácia) e Juan José Cordero Gallardo (Espanha).
Terceiro árbitro: Grigori Ošomkov (Estónia).
Cronometrista: Marjan Mladenovski (Macedónia).

PORTUGAL 4-1 RÚSSIA (1-1 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): Bernardo Paçó, Célio Coque - Cap., Hugo Neves, Tomás Paçó e Sérvio Marcelo.
Jogaram ainda: Nuno Chuva, Rui Moreira, Daniel Costa ‘Dani’, Tomás Reis, Gustavo Rodrigues, , Ricardo Pinto, Ricardo Lopes e Francisco Oliveira ‘Chico’.
Suplente não utilizado: Martim Figueira.
Treinador: José Luís Mendes.
Golos: Sévio Marcelo (14' e 40'), Tomás Paçó (40') e Dani (40'). 
Disciplina: -.

Rússia (cinco inicial): Kirill Yarullin, Maksim Okulov - Cap., Danil Samusenko, Denis Titkov e Aleksei Belousov..
Suplentes: Denis Subbotin, Ilya Barbakov, Danil Karpyuk, Pavel Sysolyatin, Igor Chernyavski, Kamil Gereykhanov, Kirill Starostin e Vladislav Golovachev.
Treinador: Konstantin Maevskiy.
Golos: Denis Titkov (3').
Disciplina: -.


;
;
11 de Setembro 2019
Foto

UEFA