Seleção Sub-21

Portugal vence e sobe ao topo

Seleção Sub-21

Triunfo na Bielorrússia (2-0) deixa Equipa das Quinas na frente do grupo 7 de qualificação para o Euro 2021.

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO ESTATÍSTICO

A Seleção Nacional sub-21 bateu esta terça-feira, em Minsk, a Bielorrússia por 2-0, assumindo desde já a liderança do grupo 7 da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021.

Portugal procurou atacar a baliza adversária através do talento e da inteligência dos seus jogadores, tendo criado inúmeras oportunidades de golo na primeira parte. A uma  ameaça inicial de Miguel Luís (5'), um dos que foi arriscando a meia-distância, seguiram-se combinações entrelinhas vistosas que acabaram por não resultar - ora por desacerto na finalização, ora por mérito do guarda-redes bielorrusso, Pavel Pavlyucenko.

A ocaisão mais flagrante para os comandados de Rui Jorge surgiu aos 44', através de um cabeceamento de Diogo Leite após canto de Jota, com Pavlyucenko novamente a mostrar agilidade e a fazer uma das defesas da noite.

No segundo tempo Portugal não conseguiu explanar de uma forma tão escorreita o seu estilo de jogo, nem criou tanto perigo junto da baliza bielorrussa, mas em contrapartida mostrou algo importantíssimo no futebol de alto nível: muita eficácia. 

Rafael Leão (68') e Dany Mota (90'+4) revelaram frieza quando apareceram em posição privilegiada para finalizar e materializaram a superioridade global demonstrada pela Equipa das Quinas, que revelou uma mistura bem sucedida de classe e humildade.

Dois jogos, seis pontos, seis golos marcados e zero sofridos: eis o balanço do início de um caminho longo, que prossegue já no próximo mês de outubro, na Holanda.

Apuram-se diretamente para o Europeu os vencedores dos nove agrupamentos sorteados e o melhor segundo entre todos, sendo que os restantes oito vice-líderes vão discutir um play-off para ocupar as últimas quatro vagas na fase final.

A Equipa das Quinas regressa esta quarta-feira a Lisboa, tendo chegada prevista pelas 22h00.

Rui Jorge em discurso direto:

Thierry Correia em discurso direto:

"Foi um jogo complicado. Entrámos bem, com vontade, mas não conseguimos marcar na primeira parte. Na segunda começámos novamente bem, marcámos, conseguimos controlar o jogo e vencemos justamente. Impressões gerais da primeira dupla jornada de um novo ciclo? Penso que temos boa equipa, unida, e com capacidade para fazer uma boa qualificação."

Nuno Tavares em discurso direto:

"Fizemos um bom jogo. A Bielorrússia não conseguiu criar grande perigo junto da nossa baliza, mas nós também não aproveitámos as oportunidades que criámos na primeira parte. Conseguimos vencer porque no segundo tempo tivemos grande entreajuda e fomos eficazes. Primeira vez nos sub-21? É sempre bom estar com grandes jogadores. Eles ajudam-me a evoluir e fazem com que também os possa ajudar em campo."

Ficha de jogo
Fase de apuramento para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021
Grupo 7 - 2.ª jornada
Torpedo Stadium, Zhodino

Árbitro: Ioannis Papadopoulos (Grécia)
Árbitros assistentes: Konstantinos Nikolaidis (Grécia) e Dimitrios Natsiopoulos (Grécia)
Quarto árbitro: Athanasios Tzilos (Grécia)

Bielorrússia 2-0 Portugal (0-0 ao intervalo)

Bielorrússia: Pavel Pavlyucenko; Siarhei Volkau (Denis Grechikho, 70'), Artem Shkurdyuk, Konstantin Kuchinski, Roman Vegerya (Anton Susha, 76'), Gleb Shevchenko (cap.), Ilya Shkurin (Kirill Kirilenko, 76'), Ilya Lukashevich, Dmitri Podstrelov, Artsiom Kantsavy e Maksim Myakish
Suplentes não utilizados: Aleksandr Svirski, Yuri Kraiko, Pavel Sedko, Artem Petrenko, Pavel Shorats e Dmitri Borodin
Treinador: Sergei Yaromko
Golos: nada a assinalar
Disciplina: cartão amarelo a Ilya Lukashevich (42') e Artem Shkurdyuk (45')

Portugal: Diogo Costa; Thierry Correia, Diogo Queirós (cap.), Diogo Leite, Nuno Tavares (Rúben Vinagre, 46'), Vítor Ferreira, Miguel Luís, Nuno Santos, Jota (Romário Baró, 86'), Domingos Quina (Trincão, 68') e Rafael Leão (Dany Mota, 80')
Suplentes não utilizados: João Virgínia, Pedro Pereira, Filipe Soares, Daniel Bragança e Pedro Neto
Treinador: Rui Jorge
Golos: Rafael Leão (68') e Dany Mota (90'+4)
Disciplina: cartão amarelo a Thierry Correia (33') e Vítor Ferreira (75')

Clique aqui para consultar todos os resultados da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Eslovénia/Hungria 2021.


;

Notícias