Seleção Sub-19 Futsal

José Luís Mendes: “Portugal vai jogar para ganhar”

Futsal - Sub-19

Um empate será suficiente para que Portugal siga para as meias-finais do Euro-2019 como primeiro classificado do Grupo A, mas o técnico defende que não pode haver relaxamento diante da Rússia.

MEDIA GUIDE

FOTOGALERIA

Depois dos triunfos diante de Letónia (6-0) e da Polónia (3-1) nos dois primeiros jogos do Grupo A do Campeonato da Europa Letónia 2019, a Seleção Nacional sub-19 de futsal volta a jogar quarta-feira, pelas 10h30 (12h30 locais( diante da sua congénere russa.

A Equipa das Quinas treinou esta terça-feira, pelas 15h00 (17h00 locais), na Arena Riga, e antes, José Luís Mendes e Gustavo Rodrigues fizeram a antevisão do encontro.

À partida para este Campeonato da Europa, do ponto de vista teórico, Portugal e Rússia iriam definir na terceira ronda a primeira posição de Grupo A com a presença nas meias-finais garantidas, mas a derrota dos russos diante dos polacos, na primeira ronda,  faz com que um triunfo de Portugal na quarta-feira deixe a Rússia pelo caminho (caso a Letónia não vença a Polónia).

Este cenário obriga a Equipa das Quinas a ir a jogo com cuidados redobrados, conforme explicou José Luís Mendes ao fpf.pt.

“Temos de estar cientes que apesar de estarmos com um pé nas meias-finais, não temos lá os dois. Temos de estar atentos e alertados para uma Rússia que encarará o jogo como se fosse o seu último nesta competição. Vamos preparar-nos da melhor forma. Vamos preparar o jogo da melhor maneira. Nós queremos ganhar, ficar em primeiro no grupo, mas temos de estar atentos para não sermos surpreendidos.”

Os dois primeiros triunfos e o primeiro lugar no grupo poderão levar a algum relaxamento que o técnico não quer que exista. “Vamos alertar os jogadores. Temos a consciência que o apuramento [para as meias-finais] não está garantido. Temos de estar bem preparados para não facilitar em nada e para não podermos ser surpreendidos.”

O técnico garante que Portugal não vai entrar em campo a pensar em dois resultados - vitória e empate -, vai jogar com apenas com um objetivo. “Portugal vai jogar para ganhar. Vamos trabalhar e preparar-nos para ganhar o jogo. Não podemos jogar para empatar. Vamos querer ser Portugal, como o fomos até aqui.”

A comitiva lusa chegou na última quinta-feira à noite a Riga e após dois jogos, José Luís Mendes explicou com sente o grupo. “Estão todos extremamente motivados, alegres e cada vez mais focados naquilo que é estar neste tipo de competições.”

"Grupo confiante"
Gustavo Rodrigues também partilha da opinião de que Portugal não pode entrar em campo a pensar em outra coisa que não em vencer à Rússia.

“Sem dúvida que partimos para este jogo com o objetivo de vencer. Conseguimos duas vitórias que nos deixaram perto das meias-finais, mas ainda tudo está em aberto neste Grupo A. Vamos preparar este jogo e fazer tudo dentro de campo, na quarta-feira, para o ganhar. Esperamos uma Rússia forte, a dar tudo, mas vamos estar preparados. O grupo está muito unido e tem encarado esta competição com grande ambição. Estamos confiantes, sabendo que não há margem para facilitar. Temos encarado um jogo de cada vez e amanhã vamos voltar a entrar focados, com o pensamento na vitória e em garantir os três pontos para passarmos esta fase com três triunfos, que valem primeiro lugar do grupo.”
O luso do SC Braga/AAUM não esconde o orgulho de representar Portugal.

“Estou bastante orgulhoso de fazer parte deste grupo de 14 jogadores. É sempre uma grande felicidade pode representar Portugal, ainda para mais num Campeonato da Europa. Todos ansiávamos por este momento. Agora é dar tudo para chegarmos o mais longe possível.”

Receção no município de Riga e jantar oficial
O diretor e chefe de comitiva da Seleção Nacional sub-19 de futsal, Pedro Dias, representa a FPF. Saiba mais aqui.


;
;
10 de Setembro 2019
Foto

FPF