Rui Jorge: "Olhamos para a qualidade, não para o passado"

Seleção Sub-21

Selecionador Nacional sub-21 antecipa a primeira dupla jornada de qualificação para o Europeu 2021.

Após o anúncio dos 23 convocados para os encontros da Seleção Nacional sub-21 com as congéneres de Gibraltar e da Bielorrússia, Rui Jorge explicou em conferência de imprensa que a lógica pela qual faz as suas escolhas não mudou com este novo ciclo: "É verdade que há muitos jogadores da geração de 1999, mas também temos aqui de 1998, de 2000 e de 2001. Olhamos para a qualidade, para o que achamos que os jogadores nos vão poder dar no futuro, não propriamente para o passado. O pior erro que os jogadores da geração de 1999 poderão cometer é olhar para o que fizeram como uma garantia de futuro. Todos nós devemos ajudar no sentido de evitar que isso não aconteça."

O Selecionador Nacional sub-21 revelou o que espera dos seus jogadores nos jogos da fase de qualificação para o Europeu 2021: "Há uma mudança de ciclo, de um grupo de jogadores. Poucos se mantêm [em relação às convocatórias anteriores]. Como qualquer jogador novo neste espaço, eles devem mostrar a sua qualidade para depois poderem seguir para patamares superiores", referiu.

Os objetivos da Equipa das Quinas para no grupo 7 do apuramento são claros: "Vamos tentar o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa. Sabemos a dificuldade que esse objetivo acarreta, tentaremos mostrar a qualidade do jogador português e conseguir bons resultados. É essa a nossa esperança. Queremos continuar a deixar uma boa imagem. Acho que o temos feito ao longo destes anos - e assim valorizar os futebolistas que estão connosco."

Questionado em relação aos adversários neste duplo compromisso, Rui Jorge  esclareceu que são "duas equipas de valor distinto": "Gibraltar não é uma equipa do nível de Portugal. É uma seleção de nível mais baixo. Iremos respeitar este adversário e demonstrar a superioridade que temos em termos individuais. A Bielorrússia é uma equipa mais equilibrada dentro da normalidade das que não são tidas como cabeças de série. Teremos de defrontar equipas bem mais fortes se quisermos ir para outros patamares", concluiu.

Portugal inicia a participação no grupo 7 já no próximo dia 5 de setembro, em Alverca, frente à congénere de Gibraltar (20h45), enfrentando cinco dias depois (10 de setembro) a Bielorrússia, em Zhodino, pelas 18h00 (em Portugal Continental). Ambas as partidas vão contar com transmissão em direto no Canal 11.

HISTÓRICO COM A BIELORRÚSSIA

Para além de Portugal, de Gibraltar e da Bielorrússia, o grupo 7 de qualificação para o próximo Europeu sub-21 inclui também a Holanda, a Noruega e o Chipre.

Apuram-se diretamente os vencedores dos nove agrupamentos sorteados e o melhor segundo entre todos, sendo que os restantes oito vice-líderes vão discutir um play-off para ocupar as últimas quatro vagas na fase final.

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Reading FC) e Luís Maximiano (Sporting CP)

Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (RE Mouscron), Nuno Tavares (SL Benfica), Pedro Pereira (Bristol City), Rúben Vinagre (Wolverhampton Wanderers FC), Thierry Correia (Sporting CP), Tiago Djaló (LOSC Lille) e Tomás Esteves (FC Porto)

Médios: Daniel Bragança (Estoril Praia), Domingos Quina (Watford FC), Filipe Soares (Moreirense FC), Florentino (SL Benfica), Miguel Luís (Sporting CP), Nuno Santos (SL Benfica) e Romáro Baró (FC Porto)

Avançados: Dany Mota (Juventus FC), Trincão (SC Braga), João Filipe (SL Benfica), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers FC) e Rafael Leão (AC Milan)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

A concentração está agendada para a próxima 2.ª feira (2 de setembro), pelas 13h00, em Oeiras.


;

Notícias