Seleção Sub-19 Futsal

José Luís Mendes focado na preparação

Futsal - Sub-19

O técnico explicou que a Equipa das Quinas está focada em chegar bem ao Europeu e que os jogos em Montaigu serão importantes para a preparação da equipa.

A Seleção Nacional sub-19 de futsal cumpre esta quinta-feira o seu último apronto antes de iniciar a sua prestação na Montaigu Futsal Cup.

Portugal joga pelas 16h00 (hora de Lisboa) diante da Ucrânia, uma partida em que José Luís Mendes quer aproveitar para tirar algumas ilações para o que resta da preparação para o Campeonato da Europa Letónia 2019, que se disputa entre 8 e 14 de setembro, em Riga.

“Todos os jogos que disputamos temos como objetivo competitivo vencer, mas o foco tem de estar na preparação e a nossa preocupação principal prende-se com a evolução da equipa. Até ao momento, com uma semana e meia de preparação, tudo tem corrido dentro do previsto, considerando o conteúdo e os objetivos que estabelecemos para este período. Estes dois jogos que vamos ter neste torneio [com Ucrânia e França ou Espanha] vão servir para avaliarmos o que fizemos e perceber, em função da resposta dos jogadores, o que temos ainda para trabalhar. Constituirá um importante momento para avaliarmos se o trabalho efetuado até agora está a ser bem assimilado e onde teremos de focar mais a nossa intervenção conteúdos e objetivos para a próxima semana. O que vale esta Ucrânia? Neste momento, não estamos preocupados com os adversários, mas sim connosco e com aquilo que teremos de fazer.”

Neste período da temporada, o Treinador Nacional demonstra preocupações em relação ao estado físico dos jogadores.

“Vamos ter cuidado com aas questões de ordem física neste torneio. estamos no início da época e temos essa preocupação, pois queremos chegar bem ao Campeonato da Europa. É preciso um equilíbrio entre a competitividade que queremos e o momento que os jogadores atravessam.”

No torneio gaulês estão 16 jogadores, mas apenas 14 jogadores poderão estar na fase final. José Luís Mendes garante que a decisão não será fácil.

“Iniciámos o estágio com 18 jogadores e atualmente contamos com 16. Já tivemos de tomar decisões, apesar de um dos jogadores ter sido dispensado por questões físicas. Agora vamos ter de tomar mais decisões. O grupo tem-se portado muito bem e tem-nos criado dificuldades na decisão. Estes dois jogos servirão para termos uma ideia mais clara daquilo que pretendemos. Os jogadores têm demonstrado empenho e qualidade. Trata-se de um grupo muito homogéneo – vamos levar 14 jogadores e estes jogos serão muito importantes para tomarmos essa decisão.”

Recorda-se que Portugal ficou integrado no Grupo A do Europeu juntamente com a Letónia, a Polónia e a Rússia. O Grupo B é composto por Espanha, Ucrânia, Croácia e Holanda. Para chegar à fase final, o conjunto luso venceu os três jogos da fase de qualificação disputada no mês de março, diante da Moldávia (10-1), da Sérvia (-1) e da anfitriã do apuramento, a Bósnia-Herzegovina (3-1). O processo de acreditação decorre até dia 2 de setembro - clique aqui para saber mais.

Eis os convocados para a segunda semana de estágio:
ACDR Caxinas Poça Barca: Miguel Ribeiro, Rúben Góis;
CS São João Urgicentro: Daniel Costa;
Leões Porto Salvo: Nuno Chuva e Francisco Oliveira;
SL Benfica: Martim Figueira, Célio Coque, Rui Moreira;
Sporting CP: Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Hugo Neves, Sévio Marcelo e Ricardo Pinto;
SC Braga / AAUM: Tomás Reis, Gustavo Rodrigues e Ricardo Lopes;

Programa da Seleção para a primeira semana de estágio:

21 de agosto de 2019 | quarta-feira
17h30: treino no Gymnase Nelson Mandela*

22 de agosto de 2019 | quinta-feira*
16h30: treino no Gymnase Nelson Mandela

23 de agosto de 2019 | sexta-feira*
16h00: jogo PORTUGAL - Ucrânia (Pôle Sportif Maxime Bossis)

24 de agosto de 2019 | sábado*
19h00: jogo PORTUGAL - a definir [França-Espanha] (Pôle Sportif Maxime Bossis)

25 de agosto de 2019 | domingo
13h20: partida para Lisboa*
15h50: chegada a Lisboa
16h00: dispensa dos atletas

*Todas as horas apresentadas são as de Portugal continental (em Montaigu é mais uma hora que em Portugal continental).


;
;
22 de Agosto 2019
Foto

André Sanano/FPF

Notícias