Seleção A Feminina

Portugal inicia época frente às Campeãs do Mundo

Futebol Fem. - Seleção A

Jogos em Filadélfia e Saint Paul, a 29 de agosto e 3 de setembro. Francisco Neto destaca oportunidade de defrontar as melhores.

A Seleção Nacional A feminina vai iniciar a nova época com dois jogos de preparação frente à sua congénere dos Estados Unidos. Os encontros frente à atual Campeã do Mundo de futebol feminino, e número 1 do ranking mundial, vão decorrer em solo norte-americano, a 29 de agosto e 3 de setembro.

O primeiro jogo está agendado para as 19h00 locais [mais cinco horas em Lisboa], no Estádio Lincoln Financial, em Filadélfia. O segundo terá início à mesma hora, no Estádio Allianz, em Saint Paul, no estado do Minnesota [mais seis horas em Portugal continental].

Francisco Neto: “Só com jogos de exigência máxima é que seremos melhores"

O Selecionador Nacional de futebol feminino regozijou-se pela oportunidade de Portugal defrontar a poderosa seleção norte-americana, antes de iniciar a qualificação para o Campeonato da Europa de 2021. 

"Vão ser jogos de grande dificuldade, frente à seleção mais forte do Mundo.  Serão jogos que nos irão obrigar a uma superação constante, que nos obrigarão a jogar no limite das nossas capacidades e é o que procuramos antes do arranque da qualificação para o próximo Europeu", referiu.

"Temos tido, ao longo das últimas épocas, a preocupação de evoluir em contextos de grande dificuldade. Procuramos jogos de exigência máxima para nos prepararmos da melhor maneira para o que aí vem. A qualificação vai ser muito difícil", acrescentou Francisco Neto. 

Apuramento a partir de 4 de outubro

Portugal, recorde-se, inicia o apuramento a 4 de outubro, com uma deslocação à Albânia. Seguem-se dois jogos frente à Finlândia - o primeiro em casa, a 12 de novembro, e o segundo em solo finlandês, a 10 de abril de 2020.

A 14 de abril, a armada lusa visitará a Escócia. Já os embates frente ao Chipre estão marcados para os dias 5 (fora) e 9 de junho (casa). Para setembro de 2020, estão agendados os últimos jogos, frente à seleção escocesa (dia 18) e a Albânia (dia 22), em casa.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo de qualificação e os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. 

Os restantes segundos classificados vão disputar um "play-off" em outubro de 2020, para assegurar  as três vagas em aberto na fase final.

Histórico desfavorável às cores lusas
 
Nos oito encontros já disputados entre as duas Portugal e os EUA, a formação lusa perdeu sempre, embora tenha realizado uma exibição muito empolgante no último encontro, em novembro, no Estoril, onde perdeu pela margem mínima (0-1).
 
Para trás, ficaram desfechos mais duros para as cores nacionais: um 0-5 em 1994, dois desaires por 3-0 no ano seguinte, antes das derrotas mais pesadas, 7-0 e 6-0 em 1999, e novamente 7-0 em 2000. Em 2001, Portugal foi batido por 2-0 no Estádio Dr. Francisco Vieira, em Silves.

 


;

Notícias