Árbitros arrancam para a nova época

Arbitragem

Primeira Ação de Reciclagem e Avaliação juntou os árbitros e os assistentes das duas principais categorias nacionais, para além dos observadores

A cidade de Tomar foi o palco escolhido para o arranque oficial da época para os árbitros e assistentes das duas principais categorias nacionais. A primeira Ação de Reciclagem e Avaliação teve início no sábado, com os árbitros C1 e AAC1, para além dos observadores A, com partilha de espaços e a maior parte das sessões teóricas ao longo de dois dias. Nos dois últimos dias, os árbitros e assistentes da categoria principal dividiram o curso com o grupo C2 Elite e respetivos assistentes.

O objetivo do Conselho de Arbitragem para juntar o maior número possível de elementos, de forma a que todos pudessem ouvir as mesmas indicações da parte da equipa de dirigentes, de forma a garantir uma cada vez maior uniformidade de critérios. E a opinião de todos foi muito favorável, já que tiveram igualmente de se conhecerem melhor de partilharem experiências e ideias.

Para além das provas físicas e teóricas, os árbitros e assistentes receberam mais informações sobre as alterações às Leis de Jogo e à questão da dinâmica com o vídeoárbitro, além de outras indicações específicas para a nova temporada.

Na segunda-feira, para além dos prémios que destacaram os melhores árbitros e assistentes das duas últimas temporadas, e de três homenagens a antigos internacionais, destacou-se um voto de louvor por parte de todo o grupo ao trabalho do Conselho de Arbitragem. Mas não só, realizando-se uma apresentação por parte do metodólogo de treino José Neto e uma intervenção do vice-presidente da FPF, Hermínio Loureiro.

O dirigente federativo, falando aos árbitros e ao Conselho de Arbitragem, enalteceu a “resistência, persistência e paciência” dos árbitros durante os jogos e nos restantes dias da semana, face ao ruído externo, lembrando as “inúmeras críticas injustas” de que são vítimas. Hermínio Loureiro garantiu que “a Direção da FPF vai continuar a apostar no setor da arbitragem, olhando para o investimento como um investimento e não um custo”.

Hermínio Loureiro elogiou ainda o desempenho do Conselho de Arbitragem, dirigido por Fontelas Gomes: “É preciso dizer que esta equipa tem feito um excelente trabalho, com boa liderança mas sem autoritarismo. Estão sempre a fazer coisas, a mudar, a inovar sem fazer revoluções, para atingir os objetivos de todos. Muitas reformas, muitas alterações aos regulamentos e visão estratégica a médio e a longo prazo. Temos de reconhecer o extraordinário trabalho que esta equipa tem desenvolvido”. No final da sua intervenção, deixou três palavras ao grupo: “Esperança, confiança e orgulho”.

Encerramento com APAF e CA

As últimas horas da Ação de Reciclagem e Avaliação foram dedicadas ao encerramento do evento. Começou com o espaço dedicado à APAF, com o seu presidente, Luciano Gonçalves, a dirigir-se aos árbitros. Primeiro, o dirigente fez “um agradecimento público ao presidente do Conselho de Arbitragem, Fontelas Gomes, pela resolução da questão dos prémios”, garantido que a APAF “será sempre parceira deste CA, o que não invalida que por vezes existam posições contrárias”. Disse nada ter a apontar ao relacionamento com a FPF, mas quis deixar bem claro que “não foi a federação a pagar a construção da nova sede”: “O que aconteceu foi que a APAF beneficiou dos mesmos apoios que todas as 22 associações distritais, a Associação de Treinadores e o Sindicato de Jogadores”. Luciano Gonçalves falou ainda de um ambiente salutar para com o Governo e, quanto à Liga de Clubes, explicou que “o relacionamento é apenas institucional”. O tempo restante foi dedicado a discutir questões de fiscalidade, mas também falou sobre o patrocínio na manga das camisolas dos árbitros.

O presidente do CA, Fontelas Gomes, fez um balanço naturalmente positivo da ação, pela união e a coesão do grupo, mas também pelo profissionalismo demonstrado, aproveitando para apelar ao grupo com algumas palavras-chave: “Atitude, profissionalismo, empenho e espírito de equipa”, para uma época positiva no setor da arbitragem. Para além disso, ainda agradeceu o companheirismo e o apoio da APAF nos três anos de mandato.

 


;

Notícias