Torneio Lopes da Silva

Estudo técnico e científico no Lopes da Silva

Torneio Lopes da Silva

Iniciativa entre Escola Superior de Desporto de Rio Maior e as Associações de Futebol de Leiria e Santarém.

O Gabinete de Futebol da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, por intermédio de alguns docentes e alunos da licenciatura e mestrado em Treino Desportivo, participou no Torneio Lopes da Silva 2019, numa colaboração técnica com a AF Leiria e a AF Santarém, assim como em estudos científicos com a Portugal Football School.

No estudo técnico com a AF Santarém foi mobilizada uma equipa de suporte ao selecionador, realizando tarefas de análise do jogo da própria equipa, do adversário e também codificação do jogo ao vivo, para utilização dessas imagens durante o intervalo, proporcionando aos jogadores uma experiência idêntica a uma equipa profissional. Foram também recolhidos indicadores da carga externa, através da monitorização com GPS.

Na colaboração científica, foram recolhidos os indicadores de carga externa através da utilização de GPS em todos os jogos das AF Santarém e AF Leiria. Foram ainda aplicados questionários a todos os jogadores das 22 seleções, para efetuar um estudo sobre a prevalência de lesões no futebol e, por último, com os jogos gravados serão efetuados estudos para uma caracterização táctico-técnica da competição.


;
;
4 de Julho 2019
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias